• QUEM SOMOS
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • P&D
    • BLOG
      • LOJA
      • CARREIRAS
        • RI
        • SOLICITE UM ORÇAMENTO
          AMBIENTAL

          Afluente e efluente: entenda aqui quais suas diferenças!

          Publicado em 12 de maio de 2021 | Atualizado em 9 de junho de 2022 SUPERBAC2022-06-09T19:25:13-03:00
          SUPERBAC AMBIENTAL 0 Comments

          Quando o assunto é saneamento e tratamento da água, é muito comum nos depararmos com os termos afluente e efluente. Entretanto, atenção: os conceitos são bem diferentes. Para decidir sobre as melhores medidas para implementar em sua organização pessoal ou empresarial, é fundamental entender melhor o que quer dizer efluente, ressaltando as suas diferenças para os afluentes.

          Para não deixar dúvidas, vamos explicar o que é cada um desses termos e como eles podem ser importantes para a nossa vida.

          Confira o texto a seguir!

          Quais são as diferenças entre afluente e efluente?

          Basicamente, os afluentes são rios, córregos e cursos d’água menores que deságuam em um rio maior, contribuindo para o seu fluxo e volume. Você, com certeza, já deve ter ouvido falar em ETA — Estação de Tratamento de Afluentes, certo? Esse tipo de estação trabalha tornando essas águas retiradas da natureza em água potável para nosso consumo. Lá são retirados resíduos, impurezas e micro-organismos, além de realizar tratamentos com cloro e flúor.

          Já os efluentes consistem em resíduos gerados pela ação do homem e que podem ser prejudiciais para o meio ambiente e para a população. Esgoto doméstico e dejetos resultantes de processos da indústria e da agricultura são exemplos de afluentes. Eles podem conter elementos químicos, metais pesados e micro-organismos capazes de destruir ecossistemas e intoxicar seres vivos. Por isso, a ação das ETEs — Estações de Tratamento de efluentes — é tão importante.

          Resumindo: afluente é um curso natural de água e efluente é um dejeto derivado da ação humana.

          blank

          Qual a relação entre o tratamento de afluente e efluente?

          É importante ressaltar que ambos precisam receber tratamentos adequados. Um efluente descartado na natureza de maneira inadequada pode contaminar afluentes e exigir esforços consideravelmente maiores nos seus tratamentos, implicando em perdas ambientais, sanitárias e econômicas. O tratamento do efluente é um fator-chave para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável. Contudo, é necessário entender quais as destinações corretas de cada tipo.

          Quais as opções de tratamento para efluentes de origem doméstica?

          Esgotos e caixas de gordura são os principais representantes desse tipo de efluente. Apesar de não ser o maior responsável por danos ambientais, ele ainda é capaz de gerar problemas como a disseminação de doenças. Por isso, é imprescindível a construção de fossas sépticas e sumidouros em localidades sem acesso ao tratamento de água e esgoto público. Além de ter um bom custo-benefício, essas soluções evitam a contaminação de lavouras e lençóis freáticos.

          Já empresas, como bares, restaurantes, padarias, hotéis e shoppings centers, costumam ter outro tipo de preocupação, com as caixas de gordura, que acumulam resíduos de lavagens da cozinha e causa problemas como entupimentos, odores e atração de insetos. Uma das soluções para o tratamento do excesso de gordura é o tratamento biológico, realizado com aplicação de micro-organismos capazes de degradar a gordura, evitando mau cheiro, pragas e possíveis entupimentos nas tubulações. 

          Como lidar com efluentes industriais?

          A grande quantidade de resíduos gerados pela indústria é a principal responsável pelos maiores impactos ambientais. Podemos destacar os efluentes derivados da mineração e da indústria alimentícia entre alguns dos mais nocivos, sendo fundamental garantir seu tratamento adequado.

          Existe no Brasil algumas regulamentações que direcionam o tratamento de efluentes pelas indústrias, fazendo com que muitas delas tenham ETE´s próprias. Com a sustentabilidade se tornando cada vez mais um diferencial de mercado, uma boa prática que diversas empresas adotam é a potencialização da capacidade de suas estações por meio de tratamentos biológicos, alcançando melhores resultados de forma economicamente viável.

          Conseguiu perceber como é importante o tratamento de afluente e efluente para o nosso bem-estar? Agora, você já tem uma boa base para fazer as melhores decisões e escolhas.

          A SUPERBAC é pioneira no desenvolvimento de soluções biotecnológicas no mercado brasileiro. Se você precisa de uma solução eficiente para o descarte de resíduos do seu negócio, entre em contato com a nossa equipe!

          Compartilhe
          Você também pode gostar
          blank Publicado em 28 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Conheça o passo a passo para classificar resíduos sólidos

          Saiba mais
          blank Publicado em 24 de junho de 2022 AGRO

          Resultados na prática: Aumento da produtividade com fertilizantes biotecnológicos

          Saiba mais
          Gostaria de saber como é feita a avaliação de ecotoxicidade dos recursos hídricos? Leia este artigo! Publicado em 23 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Confira a eficiência de ensaios ecotoxicológicos de águas e efluentes!

          Saiba mais
          blank Publicado em 21 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Sistema de gestão ambiental: saiba como implementar em seu negócio

          Saiba mais
          blank Publicado em 17 de junho de 2022 AGRO

          Resultados na prática: Mantenha sua produtividade, mesmo nos períodos de seca

          Saiba mais
          blank Publicado em 16 de junho de 2022 AGRO

          Como as tecnologias da SUPERBAC podem aumentar a produtividade na agricultura?

          Saiba mais

            Preencha os seus dados para ficar por dentro das nossas novidades!

            Reset
            Reset

            Termos de UsoPolítica de PrivacidadeContato
            Termos de Uso
            Política de Privacidade
            Contato

            SuperBAC Bio Technology Solutions © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.

            Maior disponibilização dos nutrientes para as plantas.

            Os nossos fertilizantes biotecnológicos, que contém o SMARTGRAN, base orgânica rica em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC), conferem a menor lixiviação do potássio e a maior proteção do fósforo, diminuindo sua fixação no solo. Adicionalmente, potencializam a atividade microbiana no solo, resultando em maior produção de ácidos orgânicos e das enzimas Arilsulfatase, Betaglicosidase e Fosfatase ácida envolvidas no ciclo do Enxofre, Carbono e Fósforo, promovendo maior disponibilização de nutrientes para as plantas.

            Liberação de ácidos húmicos e fúlvicos.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos são compostos de um condicionador biológico de solo que, durante sua decomposição, libera ácidos húmicos e fúlvicos, capazes de contribuir positivamente para a fisiologia da planta e para as propriedades químicas e físicas do solo, como por exemplo: alta produção de energia nas células das raízes; aumento dos níveis de clorofila; redução das perdas de N para a atmosfera; maior disponibilidade de nutrientes às plantas, devido à sua alta CTC; maior aporte de nutrientes pelas plantas em decorrência da ativação das ATPases, com maior troca de íons; maior crescimento do sistema radicular e formação de raízes secundárias pela produção da auxina.

            Sustentabilidade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos (SUPERGAN E SUPERGAN+) são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, proporcionando vários benefícios às culturas onde são aplicados, como: regenerar a atividade biológica do solo, aumentar a produtividade em uma mesma área plantada, promover a economia circular, entre outros.

            Nutrição com macro e micronutrientes.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos fornecem macro e micronutrientes, aliados a um condicionador biológico de solo rico em bactérias (tecnologia SMARTBAC), que são elementos essenciais para o desenvolvimento e nutrição das plantas.

            Maior enraizamento e produtividade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos contribuem para melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo, promovendo um melhor desenvolvimento vegetal, do sistema radicular e parte aérea da planta, resultando em incrementos consistentes de produtividade.

            Maior eficiência de fósforo e potássio.

            O condicionador biológico de solo (SMARTGRAN) rico em bactérias, que é a base orgânica dos nossos fertilizantes biotecnológicos, interage com o potássio diminuindo sua lixiviação e com o fósforo, diminuindo sua fixação no solo, resultando em mais disponibilidade desses nutrientes para as plantas. Além disso, ele contribui para que as bactérias produzam compostos quelantes, protetores destes minerais.

            Melhoria das características do solo.

            Nossos fertilizantes são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, promovendo a melhoria do solo em três níveis: FÍSICO (estrutura/porosidade), QUÍMICO (macro e micronutrientes/fertilidade) e BIOLÓGICO (estimula e melhora a parte viva do solo – microrganismos e microfauna) e formando um ambiente favorável para o equilíbrio da biota.