• QUEM SOMOS
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • P&D
    • BLOG
      • LOJA
      • CARREIRAS
        • RI
        • SOLICITE UM ORÇAMENTO
          AMBIENTAL

          Tratamento de lodo nas indústrias: entenda como funciona

          Publicado em 6 de agosto de 2015 | Atualizado em 9 de junho de 2022 SUPERBAC2022-06-09T19:26:52-03:00
          SUPERBAC AMBIENTAL 0 Comments

          O lodo é uma mistura de várias substâncias (como minerais, coloides e matéria orgânica) e se encontra em suspensão em meios aquosos — reservatórios, piscinas, caixas d’água. Indústrias que realizam o tratamento de efluentes, o lodo é o principal resultado das reações e fica depositado nos recipientes, levando mau cheiro e um aspecto desagradável ao ambiente e ao produto das reações. Felizmente, é possível tratar e reduzir esse acúmulo presente nas indústrias através de soluções biotecnológicas modernas. Quer entender como isso funciona? Continue com a leitura e saiba mais!

          Qual o objetivo do tratamento de lodo?

          O objetivo principal do tratamento do lodo, além de a redução ser ecologicamente correta, é tornar o lodo presente menor em volume, o que facilita consideravelmente o manuseio e reduz drasticamente os custos com destinação deste resíduo. Existem diferentes processos no mercado que variam com o objetivo do tratamento, podendo o objetivo ser: adensamento, estabilização, desaguamento secagem térmica ou incineração.

          Como funciona a digestão aeróbica?

          Por definição, qualquer processo aeróbico é aquele que necessita de oxigênio para sua realização, produzindo em troca gás carbônico e, possivelmente, mais algumas substâncias. A solução mais eficiente é através do uso de microrganismos que, através de processos aeróbicos, consomem grande parcela do lodo acumulado. Esse processo é uma maneira de acelerar o processo de envelhecimento do lodo e, assim, diminuir o volume da quantidade dessa matéria presente no ambiente. O resultado dessa reação é gás carbônico e água.

          Mas por que a minha empresa deve fazer?

          Custo

          O primeiro ponto a ser considerado por qualquer empresa é o custo. Tratar ambientes com lodo do modo tradicional (incineração ou remoção especializada) gera uma necessidade recorrente de gastos. Com o uso de microrganismos, aceleramos drasticamente o processo de redução do lodo presente, facilitando o manuseio e ainda reduzindo os custos necessários.

          Preservação do meio ambiente

          Outro aspecto extremamente importante é o fator ambiental. As indústrias têm a obrigação de zelar e preservar o meio ambiente, tanto no entorno onde elas se encontram, quanto nas demais localidades que entram em contato com resíduos e dejetos gerados pelo processo de produção. Pensar no futuro é muito importante e também é uma exigência da Secretaria do Meio Ambiente.

          Saneamento básico

          Garantir a sustentabilidade do tratamento de resíduos garante também que a comunidade no entorno tenha mais acesso ao saneamento básico e possa usufruir de água e esgoto organizados e urbanizados. O lodo é composto por alguns metais pesados e substâncias tóxicas nocivas à saúde e que podem causar danos ao organismo das pessoas que entrarem em contato com ele, principalmente crianças e adolescentes.

          Pensar no destino dos dejetos gerados pela indústria é o primeiro passo para criar uma empresa mais sustentável e até mesmo reduzir custos ajudando o meio ambiente. Tratando o lodo com microrganismos, incentivamos ciclos naturais que otimizam processos das empresas e que antes demandavam gastos elevados e manutenção trabalhosa.

          E então, a sua empresa já vem se preocupando com essa questão? Você tem alguma dúvida que gostaria de sanar? Não deixe de escrever para a gente através dos comentários!

          Compartilhe
          Você também pode gostar
          blank Publicado em 24 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Resultados na prática: Aumento da produtividade com fertilizantes biotecnológicos

          Saiba mais
          Gostaria de saber como é feita a avaliação de ecotoxicidade dos recursos hídricos? Leia este artigo! Publicado em 23 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Confira a eficiência de ensaios ecotoxicológicos de águas e efluentes!

          Saiba mais
          blank Publicado em 21 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Sistema de gestão ambiental: saiba como implementar em seu negócio

          Saiba mais
          blank Publicado em 17 de junho de 2022 AGRO

          Resultados na prática: Mantenha sua produtividade, mesmo nos períodos de seca

          Saiba mais
          blank Publicado em 16 de junho de 2022 AGRO

          Como as tecnologias da SUPERBAC podem aumentar a produtividade na agricultura?

          Saiba mais
          blank Publicado em 14 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Como usar a tecnologia na piscicultura? Entenda aqui

          Saiba mais

            Preencha os seus dados para ficar por dentro das nossas novidades!

            Reset
            Reset

            Termos de UsoPolítica de PrivacidadeContato
            Termos de Uso
            Política de Privacidade
            Contato

            SuperBAC Bio Technology Solutions © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.

            Maior disponibilização dos nutrientes para as plantas.

            Os nossos fertilizantes biotecnológicos, que contém o SMARTGRAN, base orgânica rica em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC), conferem a menor lixiviação do potássio e a maior proteção do fósforo, diminuindo sua fixação no solo. Adicionalmente, potencializam a atividade microbiana no solo, resultando em maior produção de ácidos orgânicos e das enzimas Arilsulfatase, Betaglicosidase e Fosfatase ácida envolvidas no ciclo do Enxofre, Carbono e Fósforo, promovendo maior disponibilização de nutrientes para as plantas.

            Liberação de ácidos húmicos e fúlvicos.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos são compostos de um condicionador biológico de solo que, durante sua decomposição, libera ácidos húmicos e fúlvicos, capazes de contribuir positivamente para a fisiologia da planta e para as propriedades químicas e físicas do solo, como por exemplo: alta produção de energia nas células das raízes; aumento dos níveis de clorofila; redução das perdas de N para a atmosfera; maior disponibilidade de nutrientes às plantas, devido à sua alta CTC; maior aporte de nutrientes pelas plantas em decorrência da ativação das ATPases, com maior troca de íons; maior crescimento do sistema radicular e formação de raízes secundárias pela produção da auxina.

            Sustentabilidade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos (SUPERGAN E SUPERGAN+) são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, proporcionando vários benefícios às culturas onde são aplicados, como: regenerar a atividade biológica do solo, aumentar a produtividade em uma mesma área plantada, promover a economia circular, entre outros.

            Nutrição com macro e micronutrientes.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos fornecem macro e micronutrientes, aliados a um condicionador biológico de solo rico em bactérias (tecnologia SMARTBAC), que são elementos essenciais para o desenvolvimento e nutrição das plantas.

            Maior enraizamento e produtividade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos contribuem para melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo, promovendo um melhor desenvolvimento vegetal, do sistema radicular e parte aérea da planta, resultando em incrementos consistentes de produtividade.

            Maior eficiência de fósforo e potássio.

            O condicionador biológico de solo (SMARTGRAN) rico em bactérias, que é a base orgânica dos nossos fertilizantes biotecnológicos, interage com o potássio diminuindo sua lixiviação e com o fósforo, diminuindo sua fixação no solo, resultando em mais disponibilidade desses nutrientes para as plantas. Além disso, ele contribui para que as bactérias produzam compostos quelantes, protetores destes minerais.

            Melhoria das características do solo.

            Nossos fertilizantes são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, promovendo a melhoria do solo em três níveis: FÍSICO (estrutura/porosidade), QUÍMICO (macro e micronutrientes/fertilidade) e BIOLÓGICO (estimula e melhora a parte viva do solo – microrganismos e microfauna) e formando um ambiente favorável para o equilíbrio da biota.