• QUEM SOMOS
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • P&D
    • BLOG
      • LOJA
      • CARREIRAS
        • RI
        • SOLICITE UM ORÇAMENTO
          AMBIENTAL

          Saiba como funciona o tratamento biológico aeróbico e anaeróbico

          Publicado em 30 de março de 2022 | Atualizado em 9 de junho de 2022 SUPERBAC2022-06-09T19:25:00-03:00
          SUPERBAC AMBIENTAL 0 Comments

          O tratamento biológico é uma das formas mais econômicas de se degradar a matéria orgânica e tratar os efluentes biodegradáveis. Tal processo envolve a ação de agentes biológicos e, no presente texto, vamos falar dos tratamentos aeróbico e anaeróbio. Quer saber como funcionam esses dois tipos de tratamentos biológicos e em quais casos cada um é recomendado? Siga com a leitura para saber mais sobre o assunto.

          O que é tratamento biológico aeróbico e anaeróbico?

          Antes, vamos explicar no que consiste os tratamentos biológicos aeróbico e anaeróbico. O tratamento biológico aeróbico ocorre por meio do processo oxidativo. A presença do oxigênio faz com que microrganismos (que dependem do elemento para ter energia) decomponham o material.

          De modo a ocorrer corretamente, o tratamento biológico aeróbico precisa da temperatura correta, oxigênio dissolvido (OD) e pH controlados, assim como obedecer aos parâmetros de nutrientes de Demanda Biológica de Oxigênio (DBO), que é uma variável.

          Esse processo é bem complexo e, em geral, é mais usado nos países desenvolvidos, já que usa muita energia elétrica e emite CO2. Diferentemente do tratamento anterior, o tratamento anaeróbio não usa oxigênio em seus processos. Por conta disso, é mais lento e produz menos biomassa, por conta de ter menor crescimento de microrganismos anaeróbios.

          Portanto, o tratamento biológico anaeróbico acontece a partir da conversão da matéria orgânica em gases. Por conta disso, o dano ao meio ambiente é considerado maior. É recomendada a presença de queimadores de gases nas instalações de tratamento, exatamente pela alta produção de gás metano. A seguir, vamos abordar as vantagens e as desvantagens de cada tipo de tratamento biológico.

          Quais são as vantagens de cada um dos tratamentos?

          Cada uma das possibilidades apresentadas tem vantagens e desvantagens. Veja mais!

          Tratamento biológico aeróbico

          Como grandes vantagens desse método, temos o melhor rendimento, menos odores e eficiência na degradação de substâncias. No entanto, a desvantagem é a grande área necessária para a implantação do processo.

          Tratamento biológico anaeróbico

          Como vantagens, o tratamento anaeróbico tem menor consumo de energia e desnecessidade de injeção de ar no sistema. Também, é necessária uma área menor para a instalação. No entanto, a operação do sistema precisa de altas temperaturas (em torno de 35°C) e produz mais danos ao meio ambiente. Além disso, a taxa de crescimento dos microrganismos produtores de metano é baixa, então o processo é mais demorado e limitado.

          Em quais situações cada tratamento biológico é recomendado?

          Agora que você já conhece os tratamentos biológicos aeróbico e anaeróbico, assim como as vantagens de cada um, vamos falar sobre um aspecto importante: a indicação. Afinal, para qual situação cada tipo é recomendado? O tratamento biológico aeróbico é um modo de garantir bom rendimento na retirada de matéria orgânica, em áreas de implementação extensas e quando há a necessidade de eficiência.

          Por sua vez, o tratamento anaeróbio rende menos, mas gasta menos energia. Sua indicação é para lagos fundos, por exemplo, onde o acesso ao oxigênio é menor. No entanto, vale ressaltar a importância de fazer uma boa avaliação das necessidades do local, antes de proceder com qualquer processo. O tratamento de resíduos é algo feito de acordo com a composição destes. Por isso, apenas um profissional pode avaliar o que é melhor para lidar com os dejetos.

          Entre os tratamentos biológicos aeróbico e anaeróbico existem diferenças, vantagens e desvantagens. Além de saber sobre esses fatores, é importante se atentar às situações nas quais cada um deve ser usado.

          Para acompanhar mais conteúdos como este, aproveite para se cadastrar em nossa newsletter! Assim, você recebe notificações por e-mail e fica por dentro de todos os posts da SUPERBAC!

          Compartilhe
          Você também pode gostar
          blank Publicado em 24 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Resultados na prática: Aumento da produtividade com fertilizantes biotecnológicos

          Saiba mais
          Gostaria de saber como é feita a avaliação de ecotoxicidade dos recursos hídricos? Leia este artigo! Publicado em 23 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Confira a eficiência de ensaios ecotoxicológicos de águas e efluentes!

          Saiba mais
          blank Publicado em 21 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Sistema de gestão ambiental: saiba como implementar em seu negócio

          Saiba mais
          blank Publicado em 17 de junho de 2022 AGRO

          Resultados na prática: Mantenha sua produtividade, mesmo nos períodos de seca

          Saiba mais
          blank Publicado em 16 de junho de 2022 AGRO

          Como as tecnologias da SUPERBAC podem aumentar a produtividade na agricultura?

          Saiba mais
          blank Publicado em 14 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Como usar a tecnologia na piscicultura? Entenda aqui

          Saiba mais

            Preencha os seus dados para ficar por dentro das nossas novidades!

            Reset
            Reset

            Termos de UsoPolítica de PrivacidadeContato
            Termos de Uso
            Política de Privacidade
            Contato

            SuperBAC Bio Technology Solutions © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.

            Maior disponibilização dos nutrientes para as plantas.

            Os nossos fertilizantes biotecnológicos, que contém o SMARTGRAN, base orgânica rica em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC), conferem a menor lixiviação do potássio e a maior proteção do fósforo, diminuindo sua fixação no solo. Adicionalmente, potencializam a atividade microbiana no solo, resultando em maior produção de ácidos orgânicos e das enzimas Arilsulfatase, Betaglicosidase e Fosfatase ácida envolvidas no ciclo do Enxofre, Carbono e Fósforo, promovendo maior disponibilização de nutrientes para as plantas.

            Liberação de ácidos húmicos e fúlvicos.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos são compostos de um condicionador biológico de solo que, durante sua decomposição, libera ácidos húmicos e fúlvicos, capazes de contribuir positivamente para a fisiologia da planta e para as propriedades químicas e físicas do solo, como por exemplo: alta produção de energia nas células das raízes; aumento dos níveis de clorofila; redução das perdas de N para a atmosfera; maior disponibilidade de nutrientes às plantas, devido à sua alta CTC; maior aporte de nutrientes pelas plantas em decorrência da ativação das ATPases, com maior troca de íons; maior crescimento do sistema radicular e formação de raízes secundárias pela produção da auxina.

            Sustentabilidade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos (SUPERGAN E SUPERGAN+) são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, proporcionando vários benefícios às culturas onde são aplicados, como: regenerar a atividade biológica do solo, aumentar a produtividade em uma mesma área plantada, promover a economia circular, entre outros.

            Nutrição com macro e micronutrientes.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos fornecem macro e micronutrientes, aliados a um condicionador biológico de solo rico em bactérias (tecnologia SMARTBAC), que são elementos essenciais para o desenvolvimento e nutrição das plantas.

            Maior enraizamento e produtividade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos contribuem para melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo, promovendo um melhor desenvolvimento vegetal, do sistema radicular e parte aérea da planta, resultando em incrementos consistentes de produtividade.

            Maior eficiência de fósforo e potássio.

            O condicionador biológico de solo (SMARTGRAN) rico em bactérias, que é a base orgânica dos nossos fertilizantes biotecnológicos, interage com o potássio diminuindo sua lixiviação e com o fósforo, diminuindo sua fixação no solo, resultando em mais disponibilidade desses nutrientes para as plantas. Além disso, ele contribui para que as bactérias produzam compostos quelantes, protetores destes minerais.

            Melhoria das características do solo.

            Nossos fertilizantes são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, promovendo a melhoria do solo em três níveis: FÍSICO (estrutura/porosidade), QUÍMICO (macro e micronutrientes/fertilidade) e BIOLÓGICO (estimula e melhora a parte viva do solo – microrganismos e microfauna) e formando um ambiente favorável para o equilíbrio da biota.