• QUEM SOMOS
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • P&D
    • BLOG
      • LOJA
      • CARREIRAS
        • RI
        • SOLICITE UM ORÇAMENTO
          AMBIENTAL

          Resíduos domésticos: como descartar corretamente o óleo de cozinha?

          Publicado em 11 de fevereiro de 2016 | Atualizado em 9 de junho de 2022 SUPERBAC2022-06-09T19:26:39-03:00
          SUPERBAC AMBIENTAL 0 Comments

          Você descarta o óleo diretamente no ralo da pia? Então pare agora mesmo! Apesar de parecer uma atitude inofensiva, a gordura despejada é quase tão prejudicial ao meio ambiente quanto jogar lixo na rua!

          Mas por que os resíduos domésticos podem ser tão prejudiciais ao meio ambiente? Vamos fazer um comparativo para se ter noção de quão nocivo para o meio ambiente o óleo é: um litro de óleo pode prejudicar 1 milhão de litros de água. Logo, a quantidade de gordura produzida por uma família por mês (1,5L) contamina quase uma piscina olímpica, visto que ela possui cerca de 2 milhões de litros de água!

          Quais os impactos do óleo de cozinha no meio ambiente?

          Quando despejado incorretamente, o óleo pode atingir o esgoto e posteriormente os rios, principalmente em locais que não possuem caixa de gordura. A gordura não se mistura na água, comprometendo a oxigenação e a iluminação dos rios, causando a poluição do corpo hídrico e desequilíbrio do ecossistema aquático.

          Além disso, o óleo de cozinha despejado no solo pode causar a impermeabilização deste, dificultando o desenvolvimento da vegetação e agravando as enchentes, pois a água não consegue penetrar nessas áreas.

          Quando entra em decomposição, o óleo libera gás metano, que contribui para o efeito estufa e causa mau cheiro.

          Então como devo descartar o óleo de cozinha?

          O óleo deve ser utilizado somente uma vez, pois oxida e pode produzir substâncias cancerígenas. Por isso, depois de fritar um alimento é o momento de jogar fora a gordura. Jamais descarte o óleo diretamente em ralos, vasos sanitários ou bueiros. A recomendação de especialistas nesse assunto é colocar o óleo, já frio, em uma garrafa pet e entregá-lo em postos de coleta.

          blank

          Se a produção de óleo for grande, como em restaurantes, utilize recipientes maiores para o armazenamento. Não deixe juntar uma grande quantidade, pois pode atrair roedores e insetos.

          Como reutilizar o óleo de maneira eficaz?

          Além dos prejuízos causados ao meio ambiente, o óleo descartado de maneira errada pode levar ao entupimento de tubulações. Ele funciona como uma cola, e vai prendendo todos os resíduos que passam pelos canos. Logo, com a reciclagem deste resíduo, você pode colaborar com o ecossistema e evitar o transbordamento dos rejeitos devido à obstrução dos canos.

          Com uma solução simples e fácil você pode reutilizar todo o óleo consumido em sua casa: faça sabão. O principal ingrediente deste produto é o óleo. A produção é caseira e rápida e você pode, inclusive, investir em um novo ramo!

          Algumas empresas utilizam o óleo de cozinha para a fabricação de biodiesel. Esse combustível é biodegradável e orgânico, não prejudicando o meio ambiente. Além disso, não contém petróleo, reduzindo assim a emissão de CO2 na atmosfera. Apesar das diversas vantagens do biodiesel, a sua produção através do óleo de cozinha ainda é pequena e onerosa. Mas as perspectivas são animadoras!

          Descartar os resíduos domésticos corretamente é uma atitude que todos devem tomar. Dê o exemplo e destine o óleo utilizado no seu restaurante e na sua casa para a reciclagem. Além de colaborar para a preservação de ecossistemas que podem ser prejudicados com o descarte incorreto da gordura, você estará dando uma nova utilidade a ela.

          E então, que tal começar a descartar corretamente o óleo de cozinha? Você já vinha fazendo isso? Compartilhe sua opinião e sugestões com a gente, deixe um comentário!

          Compartilhe
          Você também pode gostar
          blank Publicado em 28 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Conheça o passo a passo para classificar resíduos sólidos

          Saiba mais
          blank Publicado em 24 de junho de 2022 AGRO

          Resultados na prática: Aumento da produtividade com fertilizantes biotecnológicos

          Saiba mais
          Gostaria de saber como é feita a avaliação de ecotoxicidade dos recursos hídricos? Leia este artigo! Publicado em 23 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Confira a eficiência de ensaios ecotoxicológicos de águas e efluentes!

          Saiba mais
          blank Publicado em 21 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Sistema de gestão ambiental: saiba como implementar em seu negócio

          Saiba mais
          blank Publicado em 17 de junho de 2022 AGRO

          Resultados na prática: Mantenha sua produtividade, mesmo nos períodos de seca

          Saiba mais
          blank Publicado em 16 de junho de 2022 AGRO

          Como as tecnologias da SUPERBAC podem aumentar a produtividade na agricultura?

          Saiba mais

            Preencha os seus dados para ficar por dentro das nossas novidades!

            Reset
            Reset

            Termos de UsoPolítica de PrivacidadeContato
            Termos de Uso
            Política de Privacidade
            Contato

            SuperBAC Bio Technology Solutions © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.

            Maior disponibilização dos nutrientes para as plantas.

            Os nossos fertilizantes biotecnológicos, que contém o SMARTGRAN, base orgânica rica em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC), conferem a menor lixiviação do potássio e a maior proteção do fósforo, diminuindo sua fixação no solo. Adicionalmente, potencializam a atividade microbiana no solo, resultando em maior produção de ácidos orgânicos e das enzimas Arilsulfatase, Betaglicosidase e Fosfatase ácida envolvidas no ciclo do Enxofre, Carbono e Fósforo, promovendo maior disponibilização de nutrientes para as plantas.

            Liberação de ácidos húmicos e fúlvicos.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos são compostos de um condicionador biológico de solo que, durante sua decomposição, libera ácidos húmicos e fúlvicos, capazes de contribuir positivamente para a fisiologia da planta e para as propriedades químicas e físicas do solo, como por exemplo: alta produção de energia nas células das raízes; aumento dos níveis de clorofila; redução das perdas de N para a atmosfera; maior disponibilidade de nutrientes às plantas, devido à sua alta CTC; maior aporte de nutrientes pelas plantas em decorrência da ativação das ATPases, com maior troca de íons; maior crescimento do sistema radicular e formação de raízes secundárias pela produção da auxina.

            Sustentabilidade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos (SUPERGAN E SUPERGAN+) são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, proporcionando vários benefícios às culturas onde são aplicados, como: regenerar a atividade biológica do solo, aumentar a produtividade em uma mesma área plantada, promover a economia circular, entre outros.

            Nutrição com macro e micronutrientes.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos fornecem macro e micronutrientes, aliados a um condicionador biológico de solo rico em bactérias (tecnologia SMARTBAC), que são elementos essenciais para o desenvolvimento e nutrição das plantas.

            Maior enraizamento e produtividade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos contribuem para melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo, promovendo um melhor desenvolvimento vegetal, do sistema radicular e parte aérea da planta, resultando em incrementos consistentes de produtividade.

            Maior eficiência de fósforo e potássio.

            O condicionador biológico de solo (SMARTGRAN) rico em bactérias, que é a base orgânica dos nossos fertilizantes biotecnológicos, interage com o potássio diminuindo sua lixiviação e com o fósforo, diminuindo sua fixação no solo, resultando em mais disponibilidade desses nutrientes para as plantas. Além disso, ele contribui para que as bactérias produzam compostos quelantes, protetores destes minerais.

            Melhoria das características do solo.

            Nossos fertilizantes são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, promovendo a melhoria do solo em três níveis: FÍSICO (estrutura/porosidade), QUÍMICO (macro e micronutrientes/fertilidade) e BIOLÓGICO (estimula e melhora a parte viva do solo – microrganismos e microfauna) e formando um ambiente favorável para o equilíbrio da biota.