Por mais que todo planejamento do cultivo seja feito com cuidado, muitas variáveis podem influir para contrair as expectativas de uma colheita satisfatória. Não por menos, a quebra de safra é temor constante entre quem vive de trabalho no campo.
Desde intempéries climáticas até o ataque de invasores e doenças, uma série de fatores pode trazer repercussões financeiras significativas. Por isso, veja o que isso representa na prática e de quem forma é possível atuar para minimizar os impactos desse tipo de evento.
O que a quebra de safra representa para o produtor?
A quebra de safra acontece quando a expectativa de produção de um determinado cultivo é frustrada por aspectos que na maioria dos casos são alheios a ação dos produtores. Pense, por exemplo, num cafezal que sofre com o impacto de uma geada,
como aconteceu em parte do Brasil em 2021?
Em contexto similar, um determinado cultivo pode ter seu desempenho prejudicado por
secas extremas, fora do padrão que aquela região costuma registrar normalmente. O mesmo vale para os demais aspectos relacionados ao clima, como temperatura, umidade ou ventos, por exemplo.
Outro fator que pode provocar comprometimento na
produtividade são doenças, pragas e plantas daninhas. Todas elas prejudicam a saúde das plantas, reduzindo sua capacidade de produzir conforme esperado.
Como consequência, a quebra de safra tende a reduzir a oferta de determinados produtos. Para o produtor, isso representa prejuízo, uma vez que impede a recuperação do dinheiro investido na produção.
No curto e médio prazo, isso pode dificultar novos plantios e até mesmo levar a falência de negócios e empreendimentos. Do outro lado, consumidores podem sentir no bolso o aumento dos preços, diante da oferta limitada e dos estoques reduzidos.
Como evitar e minimizar os riscos de quebra de safra?
Embora nem sempre seja possível controlar todos os fatores que desencadeiam a quebra de safra, observar alguns cuidados pode fazer toda a diferença para minimizar os problemas oriundos desse tipo de evento. Confira alguns deles.
Faça um planejamento cuidadoso
Todas as etapas de qualquer cultura devem ser cuidadosamente planejadas, da escolha das sementes até a colheita. Nesse contexto, é fundamental também levar em conta o aspecto financeiro, que deve ser desenhado para evitar desperdícios, seja qual for a produtividade alcançada.
Fortaleça o manejo e o acompanhamento técnico
Em paralelo as ações de planejamento, é preciso cuidar de forma detalhada de todas as atividades de manejo do cultivo. E isso vai desde a manutenção de insumos e mão de obra até o suporte de profissionais especializados nos diferentes aspectos fundamentais para o sucesso de qualquer cultura.
Cuide das condições do solo e do controle de praga e doenças
Por fim, é possível reduzir a chance de problemas com a produção observando parâmetros de cuidado com o solo, de modo que ele
garanta os nutrientes necessários para o desenvolvimento do vegetal, bem como fortalecer a prevenção contra a infestação de pragas e doenças. E
m todo o caso, aqui, mais uma vez, a atuação de profissionais capacitados para lidar com esses aspectos é imprescindível, assim como de produtos e soluções capazes de entregar os melhores resultados.
Se não bastasse o dano que isso provoca para toda a cadeia produtiva vinculada ao setor agrícola, os impactos de uma quebra de safra podem ser irreversíveis para muitos produtores. Logo, lançar mão de todos os recursos disponíveis para minimizar os riscos deve estar no topo da lista de prioridades de qualquer um.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe este conteúdo agora mesmo nas suas redes sociais!
Você também pode gostar
Publicado em 6 de fevereiro de 2024
AMBIENTAL
ETEs: Confira 5 problemas operacionais e veja como resolver
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
4 tipos de desodorizador de ambiente para a sua casa
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Veja como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Como tirar cheiro de xixi de cachorro do sofá e de estofados
Saiba mais
Publicado em 22 de janeiro de 2024
PET & HOME
Descubra como tirar mau cheiro do ralo do banheiro
Saiba mais
Publicado em 11 de janeiro de 2024
AGRO
Entressafra: 10 práticas essenciais para cuidar do solo
Saiba mais