• QUEM SOMOS
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • P&D
    • BLOG
      • LOJA
      • CARREIRAS
        • RI
        • SOLICITE UM ORÇAMENTO
          AMBIENTAL

          Poluidor pagador e poluidor recebedor: entenda mais sobre esses conceitos

          Publicado em 5 de maio de 2022 | Atualizado em 9 de junho de 2022 SUPERBAC2022-06-09T19:24:56-03:00
          SUPERBAC AMBIENTAL 0 Comments

          São vários os aspectos legais e jurídicos que regulamentam a relação entre indivíduos, empresas, órgãos governamentais e o meio ambiente. Alguns desses marcos estão dispostos na própria constituição, outros em leis específicas, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)

          Dentro da PNRS existem uma série de termos e conceitos que merecem ser explorados para que você entender melhor qual seu propósito. Com esse objetivo, vamos abordar neste conteúdo o que são é o poluidor pagador e recebedor protetor. Acompanhe.

          O que é o poluidor pagador?

          Ambos os conceitos destacados ao longo do texto têm como fundamento a preocupação de que a PNRS promova a segurança e o bem-estar não só agora, mas também visando as gerações futuras. Além disso, todo o texto que baseia a política sustenta os princípios de precaução e prevenção.

          Isso faz com todas as ações propostas levam em conta a minimização do impacto ambiental gerado pela ação humana, a economia de recursos naturais e a gestão adequada de todos os resíduos gerado.

          Nesse contexto, vamos abordar primeiro o que é o conceito de poluidor pagador: de forma resumida, ele é o princípio que determina que indica o responsável pelos custos econômicos decorrentes de determinado dano ambiental.

          Quem se enquadra como poluidor pagador deve não apenas arcar com todos os custos provocados pelas suas atividades, como atuar para corrigir e reparar tudo aquilo que foi afetado no aspecto ambiental.

          blank

          Além da figura do poluidor pagador há também o conceito de poluidor indireto, que é aquele que se beneficia de uma atividade que gera impacto ambiental ou consome produtos provenientes de processo classificados como danosos à natureza. Na lei, mesmo esses poluidores indiretos devem arcar com os custos do seu dano.

          E o protetor-recebedor?

          No sentido oposto, o protetor-recebedor são aqueles que a legislação indica como potencial beneficiários por terem deixado de explorar recursos naturais ou danificar o meio ambiente em prol do bem-estar da sociedade. Estão incluindo nessa categoria ainda aqueles que promoveram ações de promoção e favorecimento do meio ambiente.

          Podemos então mencionar empresas que atuam na preservação de uma reserva ambiental, por exemplo. Ou ainda de cidadãos que mantém áreas com patrimônio natural dentro de suas propriedades. A partir disso eles podem receber uma série de benefícios pelas suas ações, que passam por incentivos fiscais ou até mesmo descontos e isenções no pagamento de determinados tributos e impostos.

          Qual a relação desses termos com a ISO 14001?

          A certificação ISO 14001 é concedida às empresas que demonstrem a adoção de uma série de medidas que fortaleçam seu desempenho em questões ambientais, a partir de uma longa lista de diretrizes. E ela tem tudo a ver com os conceitos abordados nesse texto.

          Dentro dessa norma, há a determinação de que as empresas arquem com os custos dos danos ambientais gerados pelas suas atividades, sempre conforme a extensão do prejuízo gerado. Sem isso não é possível alcançar a certificação, que representa um símbolo de uma boa governança das questões ambientais

          É nesse contexto que é tão importante entender e adotar de forma adequada os conceitos de poluidor pagador e protetor recebedor. A partir disso, quem está a frente de um negócio ou propriedade, pode tomar as melhores ações em prol da preservação ambiental.

          Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando nosso trabalho curtindo nossa página no Facebook.

          Compartilhe
          Você também pode gostar
          blank Publicado em 28 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Conheça o passo a passo para classificar resíduos sólidos

          Saiba mais
          blank Publicado em 24 de junho de 2022 AGRO

          Resultados na prática: Aumento da produtividade com fertilizantes biotecnológicos

          Saiba mais
          Gostaria de saber como é feita a avaliação de ecotoxicidade dos recursos hídricos? Leia este artigo! Publicado em 23 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Confira a eficiência de ensaios ecotoxicológicos de águas e efluentes!

          Saiba mais
          blank Publicado em 21 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Sistema de gestão ambiental: saiba como implementar em seu negócio

          Saiba mais
          blank Publicado em 17 de junho de 2022 AGRO

          Resultados na prática: Mantenha sua produtividade, mesmo nos períodos de seca

          Saiba mais
          blank Publicado em 16 de junho de 2022 AGRO

          Como as tecnologias da SUPERBAC podem aumentar a produtividade na agricultura?

          Saiba mais

            Preencha os seus dados para ficar por dentro das nossas novidades!

            Reset
            Reset

            Termos de UsoPolítica de PrivacidadeContato
            Termos de Uso
            Política de Privacidade
            Contato

            SuperBAC Bio Technology Solutions © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.

            Maior disponibilização dos nutrientes para as plantas.

            Os nossos fertilizantes biotecnológicos, que contém o SMARTGRAN, base orgânica rica em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC), conferem a menor lixiviação do potássio e a maior proteção do fósforo, diminuindo sua fixação no solo. Adicionalmente, potencializam a atividade microbiana no solo, resultando em maior produção de ácidos orgânicos e das enzimas Arilsulfatase, Betaglicosidase e Fosfatase ácida envolvidas no ciclo do Enxofre, Carbono e Fósforo, promovendo maior disponibilização de nutrientes para as plantas.

            Liberação de ácidos húmicos e fúlvicos.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos são compostos de um condicionador biológico de solo que, durante sua decomposição, libera ácidos húmicos e fúlvicos, capazes de contribuir positivamente para a fisiologia da planta e para as propriedades químicas e físicas do solo, como por exemplo: alta produção de energia nas células das raízes; aumento dos níveis de clorofila; redução das perdas de N para a atmosfera; maior disponibilidade de nutrientes às plantas, devido à sua alta CTC; maior aporte de nutrientes pelas plantas em decorrência da ativação das ATPases, com maior troca de íons; maior crescimento do sistema radicular e formação de raízes secundárias pela produção da auxina.

            Sustentabilidade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos (SUPERGAN E SUPERGAN+) são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, proporcionando vários benefícios às culturas onde são aplicados, como: regenerar a atividade biológica do solo, aumentar a produtividade em uma mesma área plantada, promover a economia circular, entre outros.

            Nutrição com macro e micronutrientes.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos fornecem macro e micronutrientes, aliados a um condicionador biológico de solo rico em bactérias (tecnologia SMARTBAC), que são elementos essenciais para o desenvolvimento e nutrição das plantas.

            Maior enraizamento e produtividade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos contribuem para melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo, promovendo um melhor desenvolvimento vegetal, do sistema radicular e parte aérea da planta, resultando em incrementos consistentes de produtividade.

            Maior eficiência de fósforo e potássio.

            O condicionador biológico de solo (SMARTGRAN) rico em bactérias, que é a base orgânica dos nossos fertilizantes biotecnológicos, interage com o potássio diminuindo sua lixiviação e com o fósforo, diminuindo sua fixação no solo, resultando em mais disponibilidade desses nutrientes para as plantas. Além disso, ele contribui para que as bactérias produzam compostos quelantes, protetores destes minerais.

            Melhoria das características do solo.

            Nossos fertilizantes são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, promovendo a melhoria do solo em três níveis: FÍSICO (estrutura/porosidade), QUÍMICO (macro e micronutrientes/fertilidade) e BIOLÓGICO (estimula e melhora a parte viva do solo – microrganismos e microfauna) e formando um ambiente favorável para o equilíbrio da biota.