• QUEM SOMOS
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • P&D
    • BLOG
      • LOJA
      • CARREIRAS
        • RI
        • SOLICITE UM ORÇAMENTO
          AMBIENTAL

          PGRS: o que é e como funciona

          Publicado em 3 de março de 2016 | Atualizado em 9 de junho de 2022 SUPERBAC2022-06-09T19:26:37-03:00
          SUPERBAC AMBIENTAL 0 Comments

          Em todo o país, diversos segmentos do mercado trabalham com produtos que podem causar algum impacto no meio ambiente. Setores industriais e comerciais são em geral os que mais demandam recursos e produzem materiais que posteriormente se transformam em diferentes formas de resíduos. Para cada tipo de resíduo, são necessários cuidados e tratamentos específicos que, na maioria das vezes, são regidos por normas e documentos técnicos. Quer saber mais? Entenda tudo sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)!

          PGRS e sua finalidade

          O PGRS é uma ficha técnica que apresenta os tipos de resíduos presentes em uma determinada empresa, bem como as quantidades geradas. Além de identificar os produtos, devem constar ali as formas de manejo utilizadas nos resíduos, incluindo as etapas de geração, armazenamento, transporte, tratamento e destino. Desde 2010, o PGRS passou a ser obrigatório para alguns setores do mercado. Portanto, é um documento de utilidade para todos os geradores que precisam estar de acordo com as normas estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

          A principal finalidade do PGRS é demonstrar se há uma destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos. O documento deve ser elaborado e executado pelos próprios geradores, sejam eles empresas públicas ou privadas, e estar em conformidade com as leis e normas federais, estaduais e municipais. No Brasil, a elaboração normalmente é responsabilidade de consultores com conhecimentos de leis e tecnologias específicas e, mais recentemente, de funcionários treinados nas próprias empresas. Como costuma ser cobrado pelos órgãos ambientais municipais, o PGRS serve também como uma licença para o desenvolvimento das atividades de determinada empresa geradora de resíduos sólidos.

          Exigência do PGRS

          Exige-se PGRS de:

          – Indústrias;

          – Serviços de saúde;

          – Serviços públicos de saneamento básico;

          blank

          – Instalações de serviços de transporte;

          – Empresas da área da construção civil;

          – Empresas mineradoras;

          – Alguns estabelecimentos comerciais, quando há geração de resíduos perigosos;

          – Outros, de acordo com órgão ambiental vigente;

          Importância para as empresas

          O PGRS é um documento de valor jurídico para as empresas. Portanto, mostra que existe conformidade nos processos de geração e destinação dos resíduos no meio ambiente. Estar em dia com essas normas é fundamental para o desenvolvimento das atividades nas empresas envolvidas. Quem não cumpre a elaboração do PGRS está sujeito a penalidades, que vão desde a aplicação de multas até a perda de licença para operar nas atividades. Em alguns casos, a pena de reclusão pode chegar a três anos de inatividade.

          Importância para o meio ambiente

          Mais importante que todo o processo de produção está a qualidade do meio ambiente, e é por isso que o PGRS se torna tão importante. Com o documento, é possível garantir mais segurança às regiões que sofrem com a geração de resíduos potencialmente nocivos ao ambiente. O controle deve existir não só para cobrar cumprimentos de leis e normas, mas também no sentido de conscientizar as empresas sobre sua responsabilidade na manutenção dos recursos e da qualidade de vida das pessoas.

          E então? Deu para ter uma base de como funciona o PGRS? Escreva para a gente e tire suas dúvidas!

          Compartilhe
          Você também pode gostar
          blank Publicado em 28 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Conheça o passo a passo para classificar resíduos sólidos

          Saiba mais
          blank Publicado em 24 de junho de 2022 AGRO

          Resultados na prática: Aumento da produtividade com fertilizantes biotecnológicos

          Saiba mais
          Gostaria de saber como é feita a avaliação de ecotoxicidade dos recursos hídricos? Leia este artigo! Publicado em 23 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Confira a eficiência de ensaios ecotoxicológicos de águas e efluentes!

          Saiba mais
          blank Publicado em 21 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Sistema de gestão ambiental: saiba como implementar em seu negócio

          Saiba mais
          blank Publicado em 17 de junho de 2022 AGRO

          Resultados na prática: Mantenha sua produtividade, mesmo nos períodos de seca

          Saiba mais
          blank Publicado em 16 de junho de 2022 AGRO

          Como as tecnologias da SUPERBAC podem aumentar a produtividade na agricultura?

          Saiba mais

            Preencha os seus dados para ficar por dentro das nossas novidades!

            Reset
            Reset

            Termos de UsoPolítica de PrivacidadeContato
            Termos de Uso
            Política de Privacidade
            Contato

            SuperBAC Bio Technology Solutions © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.

            Maior disponibilização dos nutrientes para as plantas.

            Os nossos fertilizantes biotecnológicos, que contém o SMARTGRAN, base orgânica rica em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC), conferem a menor lixiviação do potássio e a maior proteção do fósforo, diminuindo sua fixação no solo. Adicionalmente, potencializam a atividade microbiana no solo, resultando em maior produção de ácidos orgânicos e das enzimas Arilsulfatase, Betaglicosidase e Fosfatase ácida envolvidas no ciclo do Enxofre, Carbono e Fósforo, promovendo maior disponibilização de nutrientes para as plantas.

            Liberação de ácidos húmicos e fúlvicos.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos são compostos de um condicionador biológico de solo que, durante sua decomposição, libera ácidos húmicos e fúlvicos, capazes de contribuir positivamente para a fisiologia da planta e para as propriedades químicas e físicas do solo, como por exemplo: alta produção de energia nas células das raízes; aumento dos níveis de clorofila; redução das perdas de N para a atmosfera; maior disponibilidade de nutrientes às plantas, devido à sua alta CTC; maior aporte de nutrientes pelas plantas em decorrência da ativação das ATPases, com maior troca de íons; maior crescimento do sistema radicular e formação de raízes secundárias pela produção da auxina.

            Sustentabilidade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos (SUPERGAN E SUPERGAN+) são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, proporcionando vários benefícios às culturas onde são aplicados, como: regenerar a atividade biológica do solo, aumentar a produtividade em uma mesma área plantada, promover a economia circular, entre outros.

            Nutrição com macro e micronutrientes.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos fornecem macro e micronutrientes, aliados a um condicionador biológico de solo rico em bactérias (tecnologia SMARTBAC), que são elementos essenciais para o desenvolvimento e nutrição das plantas.

            Maior enraizamento e produtividade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos contribuem para melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo, promovendo um melhor desenvolvimento vegetal, do sistema radicular e parte aérea da planta, resultando em incrementos consistentes de produtividade.

            Maior eficiência de fósforo e potássio.

            O condicionador biológico de solo (SMARTGRAN) rico em bactérias, que é a base orgânica dos nossos fertilizantes biotecnológicos, interage com o potássio diminuindo sua lixiviação e com o fósforo, diminuindo sua fixação no solo, resultando em mais disponibilidade desses nutrientes para as plantas. Além disso, ele contribui para que as bactérias produzam compostos quelantes, protetores destes minerais.

            Melhoria das características do solo.

            Nossos fertilizantes são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, promovendo a melhoria do solo em três níveis: FÍSICO (estrutura/porosidade), QUÍMICO (macro e micronutrientes/fertilidade) e BIOLÓGICO (estimula e melhora a parte viva do solo – microrganismos e microfauna) e formando um ambiente favorável para o equilíbrio da biota.