• QUEM SOMOS
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • P&D
    • BLOG
      • LOJA
      • CARREIRAS
        • RI
        • SOLICITE UM ORÇAMENTO
          AMBIENTAL

          O que são e como funcionam os reatores anaeróbicos? Entenda!

          Publicado em 26 de abril de 2022 | Atualizado em 9 de junho de 2022 SUPERBAC2022-06-09T19:24:58-03:00
          SUPERBAC AMBIENTAL 0 Comments

          Um reator anaeróbico é um equipamento utilizado para tratar esgotos sanitários ou águas residuais que precisam de tratamento para alcançar os padrões de lançamento exigidos pelas normas. A solução começou a ser utilizada em ambientes domésticos no início dos anos 1980 para eliminar efluentes tóxicos, e pode ser aplicada em virtude das suas características.

          A alta concentração de biomassa no reator permite a detenção celular por mais tempo e facilita o desenvolvimento de grânulos que formam o lodo denso. Por outro lado, auxilia na composição de diversos tipos de microrganismos que transformam a matéria orgânica em dióxido de carbono e metano. Neste artigo, vamos explicar melhor o conceito de reatores anaeróbicos e sua utilidade.

          Quer saber como funcionam os reatores anaeróbicos e para que eles servem? Siga em frente!

          O que são os reatores anaeróbicos e como eles funcionam? 

          Reator é um tipo de digestor anaeróbico que desempenha suas atribuições na ausência de oxigênio e que faz parte do processo de tratamento de águas residuais. O equipamento é útil para a decomposição de materiais orgânicos e suas comportas controlam os fluxos de saída dos resíduos em sistemas de tratamento de esgoto.

          Inicialmente, as águas residuais passam pelo processo de equalização e neutralização para depois ocorrer a troca de calor. Em seguida, a água é bombeada para o tanque e o gás produzido é liberado para posterior tratamento. Por fim, esse biogás é utilizado para a produção de energia com o auxílio de uma turbina.

          blank

          Qual é a importância da geração do biogás em sistemas anaeróbicos?

          O biogás é uma mistura composta obtida pelo processo de biodegradação realizado pelo reator anaeróbico. O dióxido de carbono e o metano são fontes de energia limpa provenientes de resíduos industriais, agropecuários ou domésticos. Com esses insumos é possível gerar eletricidade, biofertilizantes, biocombustíveis e calor. Veja adiante porque a sua produção é tão importante em nossos dias!

          Economia

          Os produtores de biogás podem fazer uso dessa energia térmica ou elétrica para o abastecimento de suas propriedades ou empreendimentos. Com isso, é possível diminuir o consumo de eletricidade ou lenha, bem como obter créditos ao fornecer o insumo para a rede. Os reatores anaeróbicos ajudam a produzir o biocombustível que é utilizado em veículos que utilizam o GNV.

          Proteção ao meio ambiente

          A produção de biogás possibilita o reaproveitamento dos dejetos gerados na criação de animais. O produtor que utiliza o reator anaeróbico não será mais responsável pela contaminação do solo, açudes, rios, lençóis freáticos etc. E mais: evitará o agravamento do efeito estufa e do aquecimento global que está causando danos ao meio ambiente e à humanidade.

          Prevenção contra enfermidades

          O uso do reator anaeróbico auxilia na retirada de dejetos e resíduos do ambiente, evita a proliferação de doenças, elimina odores desagradáveis e impede a multiplicação de insetos como as moscas. O equipamento democratiza a utilização da energia e permite a sua produção descentralizada para ser usada em comunidades que não têm acesso à eletricidade. 

          Entendeu o que são e como funcionam os reatores anaeróbicos? O biogás produzido por esses equipamentos pode servir para o funcionamento de indústrias e gerar economia de dinheiro. Um reator consegue criar um filtro de lodo e decompor compostos orgânicos com o auxílio de bactérias acidogênicas que fazem a conversão dos aminoácidos até que se tornem ácidos orgânicos.

          Gostaria de obter mais informações sobre o assunto? Entre em contato com um dos nossos profissionais de atendimento ao cliente!

          Compartilhe
          Você também pode gostar
          blank Publicado em 28 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Conheça o passo a passo para classificar resíduos sólidos

          Saiba mais
          blank Publicado em 24 de junho de 2022 AGRO

          Resultados na prática: Aumento da produtividade com fertilizantes biotecnológicos

          Saiba mais
          Gostaria de saber como é feita a avaliação de ecotoxicidade dos recursos hídricos? Leia este artigo! Publicado em 23 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Confira a eficiência de ensaios ecotoxicológicos de águas e efluentes!

          Saiba mais
          blank Publicado em 21 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Sistema de gestão ambiental: saiba como implementar em seu negócio

          Saiba mais
          blank Publicado em 17 de junho de 2022 AGRO

          Resultados na prática: Mantenha sua produtividade, mesmo nos períodos de seca

          Saiba mais
          blank Publicado em 16 de junho de 2022 AGRO

          Como as tecnologias da SUPERBAC podem aumentar a produtividade na agricultura?

          Saiba mais

            Preencha os seus dados para ficar por dentro das nossas novidades!

            Reset
            Reset

            Termos de UsoPolítica de PrivacidadeContato
            Termos de Uso
            Política de Privacidade
            Contato

            SuperBAC Bio Technology Solutions © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.

            Maior disponibilização dos nutrientes para as plantas.

            Os nossos fertilizantes biotecnológicos, que contém o SMARTGRAN, base orgânica rica em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC), conferem a menor lixiviação do potássio e a maior proteção do fósforo, diminuindo sua fixação no solo. Adicionalmente, potencializam a atividade microbiana no solo, resultando em maior produção de ácidos orgânicos e das enzimas Arilsulfatase, Betaglicosidase e Fosfatase ácida envolvidas no ciclo do Enxofre, Carbono e Fósforo, promovendo maior disponibilização de nutrientes para as plantas.

            Liberação de ácidos húmicos e fúlvicos.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos são compostos de um condicionador biológico de solo que, durante sua decomposição, libera ácidos húmicos e fúlvicos, capazes de contribuir positivamente para a fisiologia da planta e para as propriedades químicas e físicas do solo, como por exemplo: alta produção de energia nas células das raízes; aumento dos níveis de clorofila; redução das perdas de N para a atmosfera; maior disponibilidade de nutrientes às plantas, devido à sua alta CTC; maior aporte de nutrientes pelas plantas em decorrência da ativação das ATPases, com maior troca de íons; maior crescimento do sistema radicular e formação de raízes secundárias pela produção da auxina.

            Sustentabilidade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos (SUPERGAN E SUPERGAN+) são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, proporcionando vários benefícios às culturas onde são aplicados, como: regenerar a atividade biológica do solo, aumentar a produtividade em uma mesma área plantada, promover a economia circular, entre outros.

            Nutrição com macro e micronutrientes.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos fornecem macro e micronutrientes, aliados a um condicionador biológico de solo rico em bactérias (tecnologia SMARTBAC), que são elementos essenciais para o desenvolvimento e nutrição das plantas.

            Maior enraizamento e produtividade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos contribuem para melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo, promovendo um melhor desenvolvimento vegetal, do sistema radicular e parte aérea da planta, resultando em incrementos consistentes de produtividade.

            Maior eficiência de fósforo e potássio.

            O condicionador biológico de solo (SMARTGRAN) rico em bactérias, que é a base orgânica dos nossos fertilizantes biotecnológicos, interage com o potássio diminuindo sua lixiviação e com o fósforo, diminuindo sua fixação no solo, resultando em mais disponibilidade desses nutrientes para as plantas. Além disso, ele contribui para que as bactérias produzam compostos quelantes, protetores destes minerais.

            Melhoria das características do solo.

            Nossos fertilizantes são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, promovendo a melhoria do solo em três níveis: FÍSICO (estrutura/porosidade), QUÍMICO (macro e micronutrientes/fertilidade) e BIOLÓGICO (estimula e melhora a parte viva do solo – microrganismos e microfauna) e formando um ambiente favorável para o equilíbrio da biota.