• QUEM SOMOS
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • P&D
    • BLOG
      • LOJA
      • CARREIRAS
        • RI
        • SOLICITE UM ORÇAMENTO
          AGRO

          Mitos e verdades sobre os fertilizantes biotecnológicos

          Publicado em 10 de outubro de 2018 | Atualizado em 9 de junho de 2022 SUPERBAC2022-06-09T19:22:31-03:00
          SUPERBAC AGRO 0 Comments

          Saiba como estes produtos estão impulsionando a produção agrícola brasileira

          Em 2017, foram produzidas no Brasil, aproximadamente, 238 milhões de toneladas de grãos, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção agrícola alcançou a marca de R$ 319,6 bilhões, o que coloca o agronegócio brasileiro como um dos mais potentes do mundo.

          Um dos fatores que tem favorecido números tão expressivos é o uso de fertilizantes, principalmente os biotecnológicos, que ainda são pouco conhecidos por boa parte dos produtores brasileiros, mas que ajudam a aumentar a produtividade e a rentabilidade das safras, e, ainda, melhoram a qualidade do solo.

          Para esclarecer algumas dúvidas sobre estes produtos, relacionamos alguns “Mitos e Verdades” sobre o universo dos fertilizantes biotecnológicos, que são fruto de intensos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento e representam uma verdadeira revolução para o agrobusiness em todo o mundo.

          Confira:

          1 – Os fertilizantes biotecnológicos disponibilizam nutrientes com mais rapidez para as plantas.

          VERDADE! Os microrganismos presentes nestes produtos aceleram a decomposição da matéria orgânica e produzem enzimas que “quebram” as suas moléculas para que os nutrientes sejam absorvidos com mais facilidade pelas plantas. Ainda nesse processo, são liberados ácidos orgânicos e outras moléculas que auxiliam a retenção da água e protegem os nutrientes para que a as plantas consigam absorvê-los.

          2 – Os fertilizantes biotecnológicos não protegem as plantas com eficiência.

          MITO! É justamente o contrário: os fertilizantes biotecnológicos atuam diretamente na proteção das plantas contra os patógenos presentes no solo, a partir do momento em que colonizam as suas raízes. Eles agem liberando compostos antibióticos e antifúngicos, combatendo microrganismos maléficos e formando uma barreira natural chamada “biofilme”, que cria um tipo de “capa protetora” nas raízes.

          blank

          3 – Os fertilizantes biotecnológicos controlam os microrganismos maléficos.

          VERDADE! As bactérias benéficas, contidas nestes produtos, passam pelas etapas de colonização e multiplicação celular no interior da raiz. Depois, produzem compostos, como toxinas e antimicrobianos, que agem no controle de vários patógenos.

          4 – Os fertilizantes biotecnológicos enfraquecem o solo.

          MITO! Talvez este seja um dos maiores mitos envolvendo os fertilizantes biotecnológicos. Os microrganismos de alta performance presentes nestes produtos equilibram a Biota, que é o conjunto de seres vivos de um determinado ambiente ecológico. Dessa forma, acabam criando um local propício para que as plantas consigam se desenvolver. Este fortalecimento do solo, por meio de seu tratamento e recuperação, acontece em três níveis: no físico, que diz respeito à textura, estrutura e porosidade das plantas; no químico, com macronutrientes, micronutrientes e fertilidade, e no biológico, com o estímulo e recuperação da parte viva do solo.

          5 – Os fertilizantes biotecnológicos potencializam o enraizamento das plantas.

          VERDADE! Os microrganismos contemplados por estes fertilizantes são classificados como microrganismos promotores de crescimento vegetal e aumentam a capacidade de enraizamento das plantas. Eles produzem vários compostos, como os fito-hormônios, que favorecem o desenvolvimento dos tecidos vegetais, como o crescimento da raiz principal e emissão de raízes secundárias.

          Fonte: SuperBAC

          Sobre a SuperBAC

          Fundada em 1995, a SuperBAC é pioneira no mercado brasileiro de soluções em biotecnologia. Com a crescente preocupação ambiental e o iminente aumento da população, uma das principais necessidades da economia no século XXI é a criação de processos que permitam o aumento da produtividade sem abrir mão da sustentabilidade.

          Compartilhe
          Você também pode gostar
          blank Publicado em 28 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Conheça o passo a passo para classificar resíduos sólidos

          Saiba mais
          blank Publicado em 24 de junho de 2022 AGRO

          Resultados na prática: Aumento da produtividade com fertilizantes biotecnológicos

          Saiba mais
          Gostaria de saber como é feita a avaliação de ecotoxicidade dos recursos hídricos? Leia este artigo! Publicado em 23 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Confira a eficiência de ensaios ecotoxicológicos de águas e efluentes!

          Saiba mais
          blank Publicado em 21 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Sistema de gestão ambiental: saiba como implementar em seu negócio

          Saiba mais
          blank Publicado em 17 de junho de 2022 AGRO

          Resultados na prática: Mantenha sua produtividade, mesmo nos períodos de seca

          Saiba mais
          blank Publicado em 16 de junho de 2022 AGRO

          Como as tecnologias da SUPERBAC podem aumentar a produtividade na agricultura?

          Saiba mais

            Preencha os seus dados para ficar por dentro das nossas novidades!

            Reset
            Reset

            Termos de UsoPolítica de PrivacidadeContato
            Termos de Uso
            Política de Privacidade
            Contato

            SuperBAC Bio Technology Solutions © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.

            Maior disponibilização dos nutrientes para as plantas.

            Os nossos fertilizantes biotecnológicos, que contém o SMARTGRAN, base orgânica rica em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC), conferem a menor lixiviação do potássio e a maior proteção do fósforo, diminuindo sua fixação no solo. Adicionalmente, potencializam a atividade microbiana no solo, resultando em maior produção de ácidos orgânicos e das enzimas Arilsulfatase, Betaglicosidase e Fosfatase ácida envolvidas no ciclo do Enxofre, Carbono e Fósforo, promovendo maior disponibilização de nutrientes para as plantas.

            Liberação de ácidos húmicos e fúlvicos.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos são compostos de um condicionador biológico de solo que, durante sua decomposição, libera ácidos húmicos e fúlvicos, capazes de contribuir positivamente para a fisiologia da planta e para as propriedades químicas e físicas do solo, como por exemplo: alta produção de energia nas células das raízes; aumento dos níveis de clorofila; redução das perdas de N para a atmosfera; maior disponibilidade de nutrientes às plantas, devido à sua alta CTC; maior aporte de nutrientes pelas plantas em decorrência da ativação das ATPases, com maior troca de íons; maior crescimento do sistema radicular e formação de raízes secundárias pela produção da auxina.

            Sustentabilidade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos (SUPERGAN E SUPERGAN+) são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, proporcionando vários benefícios às culturas onde são aplicados, como: regenerar a atividade biológica do solo, aumentar a produtividade em uma mesma área plantada, promover a economia circular, entre outros.

            Nutrição com macro e micronutrientes.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos fornecem macro e micronutrientes, aliados a um condicionador biológico de solo rico em bactérias (tecnologia SMARTBAC), que são elementos essenciais para o desenvolvimento e nutrição das plantas.

            Maior enraizamento e produtividade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos contribuem para melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo, promovendo um melhor desenvolvimento vegetal, do sistema radicular e parte aérea da planta, resultando em incrementos consistentes de produtividade.

            Maior eficiência de fósforo e potássio.

            O condicionador biológico de solo (SMARTGRAN) rico em bactérias, que é a base orgânica dos nossos fertilizantes biotecnológicos, interage com o potássio diminuindo sua lixiviação e com o fósforo, diminuindo sua fixação no solo, resultando em mais disponibilidade desses nutrientes para as plantas. Além disso, ele contribui para que as bactérias produzam compostos quelantes, protetores destes minerais.

            Melhoria das características do solo.

            Nossos fertilizantes são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, promovendo a melhoria do solo em três níveis: FÍSICO (estrutura/porosidade), QUÍMICO (macro e micronutrientes/fertilidade) e BIOLÓGICO (estimula e melhora a parte viva do solo – microrganismos e microfauna) e formando um ambiente favorável para o equilíbrio da biota.