• QUEM SOMOS
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • P&D
    • BLOG
      • LOJA
      • CARREIRAS
        • RI
        • SOLICITE UM ORÇAMENTO
          AMBIENTAL

          Lagoa da Eucatex ganha eficiência com uso de solução biotecnológica da SUPERBAC

          Publicado em 29 de abril de 2020 | Atualizado em 9 de junho de 2022 SUPERBAC2022-06-09T19:25:25-03:00
          SUPERBAC AMBIENTAL 0 Comments

          A Eucatex, um dos maiores grupos produtores de pisos, divisórias, portas, painéis MDP e MDF, chapas de fibras de madeiras e tintas e vernizes do Brasil tem 68 anos de mercado e uma planta em operação na cidade de Salto, interior de São Paulo, onde fabrica chapas de fibra e MDF.

          Como parte de seu processo a empresa contava com um sistema de tratamento de efluentes por lodo ativado composto por 2 lagoas de aeração. O efluente é originado principalmente pelos processo cozimento e desfibração da madeira de eucalipto, principal matéria-prima utilizada no processo da linha de produção da companhia.

          No início de 2018 uma das lagoas apresentou um problema estrutural e os efluentes gerados passaram a ser direcionados para uma única lagoa de aeração. Com a concentração da carga orgânica em apenas uma lagoa de aeração, era necessário manter a eficiência da operação e assim atender as exigências da linha de produção e da legislação ambiental.

          Tecnologia SUPERBAC

          Nesse momento a solução oferecida pela SUPERBAC, empresa pioneira em soluções biotecnológicas e com forte atuação na área ambiental, veio ao encontro das necessidades da Eucatex.

          “Nosso sistema estava subdimensionado e com a capacidade comprometida. Com o início da aplicação da solução da SUPERBAC os resultados já começaram a aparecer com o aumento da degradação da carga”, lembra Danilo Brunelli, coordenador de meio ambiente da Eucatex.

          Com a aplicação da solução biotecnológica aumentou a eficiência do sistema e houve a redução de parâmetros como DBO e DQO. Para se ter uma ideia, em janeiro de 2018 a concentração média de DBO na saída final era de 750 miligramas por litro e caiu para 250 miligramas em agosto de 2018, o que representa mais de 65% de redução na concentração de saída do efluente do sistema.

          Em paralelo a Eucatex ampliou do sistema, construindo uma nova lagoa com sistema de ar difuso e, ao esvaziar a antiga lagoa utilizada notou que havia pouco  lodo depositado no fundo do reservatório. Mais uma vez a solução biotecnológica foi uma grande aliada para a redução da concentração do resíduo no local.

          “A redução do lodo também gerou uma economia em escala para a Eucatex. Com menos lodo, menor o valor gasto com a destinação”, completa Brunelli.

          Com os bons resultados alcançados, desde 2018 a SUPERBAC faz acompanhamentos das condições de todo o sistema, a equipe interna da Eucatex faz dosagens diárias e um representante técnico da SUPERBAC faz visitas mensais aos clientes.

          E o trabalho da equipe técnica é um dos pontos destacados pelo cliente, que se sente bem assessorado pelos profissionais da SUPERBAC, que estão sempre atentos às demandas do sistema, assim como as necessidades de ajustes nas dosagens.

          Atualmente, com adição de sistema de ar difuso implantados na Lagoa 03 e a continuidade do tratamento pela SUPERBAC nesta lagoa de aeração para redução de carga, está sendo possível absorver todo o efluente da planta por esta lagoa e manter a Lagoa 02 como um sistema de contingência. Os resultados chegam a redução de DBO chegam até a 95% de redução de DBO no sistema como um todo.

          Como funciona a solução da SUPERBAC

          Com mais de 20 anos de mercado e pioneira no mercado de soluções biotecnológicas a SUPERBAC tem uma forte atuação na área de saneamento e disponibiliza tratamento de efluentes industriais para empresas de todo o Brasil.

          O grande diferencial da SUPERBAC é o uso de microorganismos, que degradam e digerem compostos orgânicos em estações de tratamento de efluentes, lagoas e sistemas de compostagem.O uso dos microorganismos trazmuitas vantagens para as indústrias, como: redução de custo com descarte, redução no uso de produtos químicos no tratamento biológico e redução de Capex.

          Ao serem aplicados os microrganismos consomem o excesso de sólidos orgânicos dentro do sistema de tratamento, melhorando a eficiência de todo o sistema e, com isso, também proporcionando redução no consumo energético da estação de tratamento de efluentes.

          A SUPERBAC oferece soluções para o tratamento biológico dos efluentes industriais, com a aplicação de consórcios biotecnológicos de alta performance para sistemas de tratamento (ETEs, lagoas e tanques), efluentes gerados pelos processos de limpeza de equipamentos e intervenções específicas.

          Sobre a SUPERBAC

          Fundada em 1995, a SUPERBAC é pioneira no mercado brasileiro de soluções em biotecnologia. Com a crescente preocupação ambiental e o iminente aumento da população, uma das principais necessidades da economia no século XXI é a criação de processos que permitam o aumento da produtividade sem abrir mão da sustentabilidade.

          Fonte: https://www.tratamentodeagua.com.br/lagoa-eucatex-solucao-biotecnologica/

          Compartilhe
          Você também pode gostar
          blank Publicado em 24 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Resultados na prática: Aumento da produtividade com fertilizantes biotecnológicos

          Saiba mais
          Gostaria de saber como é feita a avaliação de ecotoxicidade dos recursos hídricos? Leia este artigo! Publicado em 23 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Confira a eficiência de ensaios ecotoxicológicos de águas e efluentes!

          Saiba mais
          blank Publicado em 21 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Sistema de gestão ambiental: saiba como implementar em seu negócio

          Saiba mais
          blank Publicado em 17 de junho de 2022 AGRO

          Resultados na prática: Mantenha sua produtividade, mesmo nos períodos de seca

          Saiba mais
          blank Publicado em 16 de junho de 2022 AGRO

          Como as tecnologias da SUPERBAC podem aumentar a produtividade na agricultura?

          Saiba mais
          blank Publicado em 14 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Como usar a tecnologia na piscicultura? Entenda aqui

          Saiba mais

            Preencha os seus dados para ficar por dentro das nossas novidades!

            Reset
            Reset

            Termos de UsoPolítica de PrivacidadeContato
            Termos de Uso
            Política de Privacidade
            Contato

            SuperBAC Bio Technology Solutions © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.

            Maior disponibilização dos nutrientes para as plantas.

            Os nossos fertilizantes biotecnológicos, que contém o SMARTGRAN, base orgânica rica em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC), conferem a menor lixiviação do potássio e a maior proteção do fósforo, diminuindo sua fixação no solo. Adicionalmente, potencializam a atividade microbiana no solo, resultando em maior produção de ácidos orgânicos e das enzimas Arilsulfatase, Betaglicosidase e Fosfatase ácida envolvidas no ciclo do Enxofre, Carbono e Fósforo, promovendo maior disponibilização de nutrientes para as plantas.

            Liberação de ácidos húmicos e fúlvicos.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos são compostos de um condicionador biológico de solo que, durante sua decomposição, libera ácidos húmicos e fúlvicos, capazes de contribuir positivamente para a fisiologia da planta e para as propriedades químicas e físicas do solo, como por exemplo: alta produção de energia nas células das raízes; aumento dos níveis de clorofila; redução das perdas de N para a atmosfera; maior disponibilidade de nutrientes às plantas, devido à sua alta CTC; maior aporte de nutrientes pelas plantas em decorrência da ativação das ATPases, com maior troca de íons; maior crescimento do sistema radicular e formação de raízes secundárias pela produção da auxina.

            Sustentabilidade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos (SUPERGAN E SUPERGAN+) são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, proporcionando vários benefícios às culturas onde são aplicados, como: regenerar a atividade biológica do solo, aumentar a produtividade em uma mesma área plantada, promover a economia circular, entre outros.

            Nutrição com macro e micronutrientes.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos fornecem macro e micronutrientes, aliados a um condicionador biológico de solo rico em bactérias (tecnologia SMARTBAC), que são elementos essenciais para o desenvolvimento e nutrição das plantas.

            Maior enraizamento e produtividade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos contribuem para melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo, promovendo um melhor desenvolvimento vegetal, do sistema radicular e parte aérea da planta, resultando em incrementos consistentes de produtividade.

            Maior eficiência de fósforo e potássio.

            O condicionador biológico de solo (SMARTGRAN) rico em bactérias, que é a base orgânica dos nossos fertilizantes biotecnológicos, interage com o potássio diminuindo sua lixiviação e com o fósforo, diminuindo sua fixação no solo, resultando em mais disponibilidade desses nutrientes para as plantas. Além disso, ele contribui para que as bactérias produzam compostos quelantes, protetores destes minerais.

            Melhoria das características do solo.

            Nossos fertilizantes são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, promovendo a melhoria do solo em três níveis: FÍSICO (estrutura/porosidade), QUÍMICO (macro e micronutrientes/fertilidade) e BIOLÓGICO (estimula e melhora a parte viva do solo – microrganismos e microfauna) e formando um ambiente favorável para o equilíbrio da biota.