• QUEM SOMOS
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • P&D
    • BLOG
      • LOJA
      • CARREIRAS
        • RI
        • SOLICITE UM ORÇAMENTO
          AMBIENTAL

          Existe uma alternativa sustentável para o plástico em bares e restaurantes?

          Publicado em 24 de maio de 2016 | Atualizado em 9 de junho de 2022 SUPERBAC2022-06-09T19:26:32-03:00
          SUPERBAC AMBIENTAL 0 Comments

          Estabelecer uma postura sustentável é um grande desafio para donos de restaurantes, bares e lanchonetes. Sabemos que o ciclo de decomposição de materiais plásticos é de longo prazo. Por isso, a redução dos custos relacionados à compra permanente de insumos plásticos pode ser um atrativo para a busca de alternativas, como o uso de sacolas biodegradáveis, canudos de papel ou de metal.

          O descarte excessivo de plástico na natureza tem causado inúmeros problemas, como a poluição crescente de mares e oceanos — um desafio da administração ambiental global —, além da saturação dos aterros sanitários nos grandes centros urbanos com o despejo do material, que tende a ocupar muito espaço físico.

          Isto posto, existe uma alternativa sustentável para o plástico em bares e restaurantes? Continue lendo o nosso post e confira a resposta!

          Sacolas de papel

          Desde 2002, quando Bangladesh baniu o seu uso e a Irlanda passou a cobrar pela sacola plástica, uma série de países e cidades ao redor do mundo têm criado medidas para reduzir a circulação desse tipo de embalagem.

          A sacola de papel e material biodegradável tem sido utilizada como uma alternativa. Além do benefício ambiental, o design e possibilidade de customização das sacolas de papel em diversos tamanhos buy-trusted-tablets.com e cores, acabam as tornando uma boa opção de marketing para quem passa a adotá-las.

          Um importante diferencial, é que as pessoas reutilizam as sacolas de papel antes de jogá-las no lixo. Isso fomenta um ciclo de uso sustentável. No caso das sacolas de plástico, acontece o contrário, quanto mais as pessoas vão ao supermercado, mais sacolas elas consomem.

          Canudos e copos de papel, metal ou madeira

          O plástico tem cedido lugar ao papel também nos canudinhos e nos copos. Assim como no caso das sacolas, podemos encontrar copos e canudinhos de papelão em várias cores e tamanhos. Eles são vendidos com preços acessíveis em lojas de atacadistas.

          Outras opções, como os canudos de titânio — de grande durabilidade, não alergênico e não corrosivo —, de aço inoxidável, de vidro e até de bambu também são alternativas, embora sejam mais caras. Elas tendem a se encaixar melhor no uso doméstico, mas, dependendo da proposta do seu estabelecimento, podem dar um charme adicional à proposta da casa.

          Garrafas de vidro

          Tenha um recipiente maior, reciclável, e transfira a água mineral para garrafas de vidro de 600 mililitros que possam ser reutilizadas. Essa estratégia é muito comum em restaurantes europeus. Com a chegada do cliente, a água é servida em um recipiente de vidro. Essa medida pode evitar o consumo nada sustentável de várias garrafas plásticas de água.

          Plástico reciclável

          Utilize produtos de plástico reciclado e reutilizáveis, reduzindo a pressão do produto no meio ambiente. Uma inovação que ainda promete no Brasil é o uso de copos reutilizáveis. Tem feito sucesso na Austrália, no Reino Unido e Estados Unidos o KeepCup, um tipo de copo reutilizável adotado para o consumo de bebidas quentes.

          Em vez de consumir bebidas em copos de papel ou de plástico, com o copo reutilizável — elaborado com plástico totalmente reciclável — o consumidor pode frequentar diferentes cafés com o mesmo recipiente, com praticidade — menor peso que recipientes de plástico rígido ou de metal — e melhor capacidade térmica do que outros produtos comumente usados.

          E sempre que não houver alternativa, busque utilizar opções oxibiodegradáveis — o plástico que se desintegra em pequenas partículas quando em contato com a terra e facilita o processo de decomposição da matéria orgânica no seu entorno.

          E você, tem outras sugestões para um estabelecimento sustentável? Conhece outras opções de uso de materiais plásticos recicláveis? Comente sobre a sua experiência!

           

           

          blank
          Compartilhe
          Você também pode gostar
          blank Publicado em 28 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Conheça o passo a passo para classificar resíduos sólidos

          Saiba mais
          blank Publicado em 24 de junho de 2022 AGRO

          Resultados na prática: Aumento da produtividade com fertilizantes biotecnológicos

          Saiba mais
          Gostaria de saber como é feita a avaliação de ecotoxicidade dos recursos hídricos? Leia este artigo! Publicado em 23 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Confira a eficiência de ensaios ecotoxicológicos de águas e efluentes!

          Saiba mais
          blank Publicado em 21 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Sistema de gestão ambiental: saiba como implementar em seu negócio

          Saiba mais
          blank Publicado em 17 de junho de 2022 AGRO

          Resultados na prática: Mantenha sua produtividade, mesmo nos períodos de seca

          Saiba mais
          blank Publicado em 16 de junho de 2022 AGRO

          Como as tecnologias da SUPERBAC podem aumentar a produtividade na agricultura?

          Saiba mais

            Preencha os seus dados para ficar por dentro das nossas novidades!

            Reset
            Reset

            Termos de UsoPolítica de PrivacidadeContato
            Termos de Uso
            Política de Privacidade
            Contato

            SuperBAC Bio Technology Solutions © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.

            Maior disponibilização dos nutrientes para as plantas.

            Os nossos fertilizantes biotecnológicos, que contém o SMARTGRAN, base orgânica rica em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC), conferem a menor lixiviação do potássio e a maior proteção do fósforo, diminuindo sua fixação no solo. Adicionalmente, potencializam a atividade microbiana no solo, resultando em maior produção de ácidos orgânicos e das enzimas Arilsulfatase, Betaglicosidase e Fosfatase ácida envolvidas no ciclo do Enxofre, Carbono e Fósforo, promovendo maior disponibilização de nutrientes para as plantas.

            Liberação de ácidos húmicos e fúlvicos.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos são compostos de um condicionador biológico de solo que, durante sua decomposição, libera ácidos húmicos e fúlvicos, capazes de contribuir positivamente para a fisiologia da planta e para as propriedades químicas e físicas do solo, como por exemplo: alta produção de energia nas células das raízes; aumento dos níveis de clorofila; redução das perdas de N para a atmosfera; maior disponibilidade de nutrientes às plantas, devido à sua alta CTC; maior aporte de nutrientes pelas plantas em decorrência da ativação das ATPases, com maior troca de íons; maior crescimento do sistema radicular e formação de raízes secundárias pela produção da auxina.

            Sustentabilidade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos (SUPERGAN E SUPERGAN+) são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, proporcionando vários benefícios às culturas onde são aplicados, como: regenerar a atividade biológica do solo, aumentar a produtividade em uma mesma área plantada, promover a economia circular, entre outros.

            Nutrição com macro e micronutrientes.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos fornecem macro e micronutrientes, aliados a um condicionador biológico de solo rico em bactérias (tecnologia SMARTBAC), que são elementos essenciais para o desenvolvimento e nutrição das plantas.

            Maior enraizamento e produtividade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos contribuem para melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo, promovendo um melhor desenvolvimento vegetal, do sistema radicular e parte aérea da planta, resultando em incrementos consistentes de produtividade.

            Maior eficiência de fósforo e potássio.

            O condicionador biológico de solo (SMARTGRAN) rico em bactérias, que é a base orgânica dos nossos fertilizantes biotecnológicos, interage com o potássio diminuindo sua lixiviação e com o fósforo, diminuindo sua fixação no solo, resultando em mais disponibilidade desses nutrientes para as plantas. Além disso, ele contribui para que as bactérias produzam compostos quelantes, protetores destes minerais.

            Melhoria das características do solo.

            Nossos fertilizantes são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, promovendo a melhoria do solo em três níveis: FÍSICO (estrutura/porosidade), QUÍMICO (macro e micronutrientes/fertilidade) e BIOLÓGICO (estimula e melhora a parte viva do solo – microrganismos e microfauna) e formando um ambiente favorável para o equilíbrio da biota.