• QUEM SOMOS
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • P&D
    • BLOG
      • LOJA
      • CARREIRAS
        • RI
        • SOLICITE UM ORÇAMENTO
          AGRO

          Como ocorre a contaminação do solo pelo lixo?

          Publicado em 15 de outubro de 2015 | Atualizado em 9 de junho de 2022 SUPERBAC2022-06-09T19:22:55-03:00
          SUPERBAC AGRO 0 Comments

          O solo é a camada composta por material inorgânico e orgânico que cobre a superfície do planeta. Nesse extrato superficial terrestre habitam uma diversidade de seres vivos que são essenciais para que o equilíbrio ecológico se mantenha, como fungos, bactérias e pequenos vertebrados; além da vegetação, que sustenta e dá vida a esse substrato.

          A contaminação do solo ocorre através de agentes químicos, lixos e resíduos industriais. Ou seja, a ação do homem é a causa da poluição do substrato terrestre. É extremamente importante que ele seja preservado. Por isso, devem ser utilizadas técnicas para melhorar a relação horizontal entre o ser humano e o meio ambiente, principalmente no que se refere ao descarte de lixo no solo.

          A contaminação do solo pelo lixo é um dos principais problemas mundiais. Quer entender mais sobre como ela ocorre? Veja a seguir:

          Como acontece a contaminação do solo pelo lixo?

          O principal meio de poluição do solo pelo lixo é o despejo de maneira incorreta. O lixo pode ser depositado em lixões, onde é colocado em terrenos a céu aberto, sem qualquer tipo de limpeza, seleção ou tratamento. Nesse caso a contaminação do substrato pode se dar devido a diversos poluentes — que são lançados diretamente no extrato superficial.

          Os lixões possuem ainda o risco de explosão, devido à decomposição do lixo orgânico que gera gases inflamáveis e podem também causar doenças, pois o lixo cria e atrai contaminantes e animais causadores de enfermidades.

          Outro método de deposição do lixo são os aterros sanitários. Neles, o lixo é enterrado no solo, não sendo deixado a céu aberto e evitando possíveis doenças. Porém, os aterros devem ser preparados para que o solo ao seu entorno não seja contaminado pelo lixo.

          A decomposição do lixo nos aterros sanitários libera o chorume. Quando em contato com o solo e a água ele é altamente poluente, pois apresenta elevada carga orgânica em sua composição.

          Que prejuízos o solo sofre com a contaminação pelo lixo?

          A poluição do solo pelo lixo pode causar diversos problemas, tanto ambientais, quanto econômicos. O despejo incorreto de resíduos sólidos agrava o quadro de contaminação do substrato, fazendo com que ele possa até se tornar inutilizável.

          blank

          A poluição do solo pelo lixo é um grave problema e deve ser evitado a qualquer custo. Além da transmissão de doenças, pode causar deslizamento de encostas, enchentes, danos na paisagem, assoreamento de mananciais e a contaminação do ar e da água, elevando o risco de contágio dos seres humanos.

          Chorume: por que ele é tão poluente?

           

          Chorume bruto passa por drenos, lagoa de equalização, três lagoas aeradas e por um processo físico-químico antes de ser despejado no rio Inferninho

          O chorume ou líquido percolado possui coloração escura, forte odor e textura viscosa. Pode se originar devido à umidade natural do lixo nos aterros sanitários, daos contaminantes encontradas nos resíduos e da água oriunda da matéria orgânica. Em geral, é composto por substâncias orgânicas, como carbono e nitrogênio; e inorgânicas, como cromo, mercúrio e chumbo. Além disso, apresenta grande concentração de sólidos suspensos e metais pesados, sendo tóxico para o meio ambiente.

          aterro Por ser bastante solúvel, o percolado pode circular pelo solo e chegar aos lençóis  freáticos, causando sérios problemas ambientais e à saúde humana, por conta da elevada  toxicidade das substâncias nele presente.

          Por isso é tão importante realizar o tratamento adequado do chorume para evitar a  contaminação do solo por esse poluente. A melhor opção é o tratamento biológico, uma  solução de elevada eficiência, onde a matéria orgânica é decomposta e posteriormente  pode ser utilizada na agricultura.

          É preciso sempre procurar alternativas para evitar a poluição do substrato. O tratamento  deve ser feito em todos os casos, em especial no chorume. Somente assim o destino do  lixo deixará de ser um problema!

           Ficou com alguma dúvida sobre a contaminação do solo pelo lixo? Deixe sua  dúvida aqui nos comentários!

          Compartilhe
          Você também pode gostar
          blank Publicado em 28 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Conheça o passo a passo para classificar resíduos sólidos

          Saiba mais
          blank Publicado em 24 de junho de 2022 AGRO

          Resultados na prática: Aumento da produtividade com fertilizantes biotecnológicos

          Saiba mais
          Gostaria de saber como é feita a avaliação de ecotoxicidade dos recursos hídricos? Leia este artigo! Publicado em 23 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Confira a eficiência de ensaios ecotoxicológicos de águas e efluentes!

          Saiba mais
          blank Publicado em 21 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Sistema de gestão ambiental: saiba como implementar em seu negócio

          Saiba mais
          blank Publicado em 17 de junho de 2022 AGRO

          Resultados na prática: Mantenha sua produtividade, mesmo nos períodos de seca

          Saiba mais
          blank Publicado em 16 de junho de 2022 AGRO

          Como as tecnologias da SUPERBAC podem aumentar a produtividade na agricultura?

          Saiba mais

            Preencha os seus dados para ficar por dentro das nossas novidades!

            Reset
            Reset

            Termos de UsoPolítica de PrivacidadeContato
            Termos de Uso
            Política de Privacidade
            Contato

            SuperBAC Bio Technology Solutions © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.

            Maior disponibilização dos nutrientes para as plantas.

            Os nossos fertilizantes biotecnológicos, que contém o SMARTGRAN, base orgânica rica em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC), conferem a menor lixiviação do potássio e a maior proteção do fósforo, diminuindo sua fixação no solo. Adicionalmente, potencializam a atividade microbiana no solo, resultando em maior produção de ácidos orgânicos e das enzimas Arilsulfatase, Betaglicosidase e Fosfatase ácida envolvidas no ciclo do Enxofre, Carbono e Fósforo, promovendo maior disponibilização de nutrientes para as plantas.

            Liberação de ácidos húmicos e fúlvicos.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos são compostos de um condicionador biológico de solo que, durante sua decomposição, libera ácidos húmicos e fúlvicos, capazes de contribuir positivamente para a fisiologia da planta e para as propriedades químicas e físicas do solo, como por exemplo: alta produção de energia nas células das raízes; aumento dos níveis de clorofila; redução das perdas de N para a atmosfera; maior disponibilidade de nutrientes às plantas, devido à sua alta CTC; maior aporte de nutrientes pelas plantas em decorrência da ativação das ATPases, com maior troca de íons; maior crescimento do sistema radicular e formação de raízes secundárias pela produção da auxina.

            Sustentabilidade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos (SUPERGAN E SUPERGAN+) são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, proporcionando vários benefícios às culturas onde são aplicados, como: regenerar a atividade biológica do solo, aumentar a produtividade em uma mesma área plantada, promover a economia circular, entre outros.

            Nutrição com macro e micronutrientes.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos fornecem macro e micronutrientes, aliados a um condicionador biológico de solo rico em bactérias (tecnologia SMARTBAC), que são elementos essenciais para o desenvolvimento e nutrição das plantas.

            Maior enraizamento e produtividade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos contribuem para melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo, promovendo um melhor desenvolvimento vegetal, do sistema radicular e parte aérea da planta, resultando em incrementos consistentes de produtividade.

            Maior eficiência de fósforo e potássio.

            O condicionador biológico de solo (SMARTGRAN) rico em bactérias, que é a base orgânica dos nossos fertilizantes biotecnológicos, interage com o potássio diminuindo sua lixiviação e com o fósforo, diminuindo sua fixação no solo, resultando em mais disponibilidade desses nutrientes para as plantas. Além disso, ele contribui para que as bactérias produzam compostos quelantes, protetores destes minerais.

            Melhoria das características do solo.

            Nossos fertilizantes são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, promovendo a melhoria do solo em três níveis: FÍSICO (estrutura/porosidade), QUÍMICO (macro e micronutrientes/fertilidade) e BIOLÓGICO (estimula e melhora a parte viva do solo – microrganismos e microfauna) e formando um ambiente favorável para o equilíbrio da biota.