• QUEM SOMOS
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • P&D
    • BLOG
      • LOJA
      • CARREIRAS
        • RI
        • SOLICITE UM ORÇAMENTO
          AMBIENTAL

          Como evitar o entupimento da caixa de gordura? Veja dicas!

          Publicado em 20 de abril de 2022 | Atualizado em 9 de junho de 2022 SUPERBAC2022-06-09T19:24:59-03:00
          SUPERBAC AMBIENTAL 0 Comments

          A caixa de gordura é imprescindível em qualquer empreendimento. Feita de alvenaria ou PVC, ela armazena a gordura eliminada no ralo da pia impedindo sua ida para a rede de esgoto, visando proteger a tubulação. Porém, o excesso de gordura pode causar seu entupimento, levando à necessidade de desentupir a caixa de gordura. A boa notícia é que dá para evitar o entupimento da caixa de gordura!

          Neste post, você verá como evitar que a caixa de gordura entupa e também como desentupi-la. E se você nunca pensou em como uma caixa de gordura entupida causa transtornos, imagina passar o ano inteiro jogando óleo e restos de comida na pia e, de repente, ver que o conteúdo da pia não “desce” ou, pior, “volta à pia”? Continue lendo e veja como evitar esse transtorno!

          Como funciona a caixa de gordura?

          Já vimos que sua função é reter a gordura (óleo de cozinha, por exemplo) eliminada pelos ralos. Agora conheça mais detalhes. Em edifícios, por exemplo, desentupir a caixa de gordura é mais simples, já que, segundo a norma NBR 8160, os reservatórios que armazenam gordura só podem ser instalados fora do condomínio. Já em uma casa, essa caixa costuma ser pequena, tendo entre 30 a 40 cm de diâmetro — podendo levar ao rápido entupimento e ao retorno de maus odores pelo ralo. 

          Seu funcionamento é simples: tudo o que vem da pia da cozinha — como água, óleo e restos alimentares — caem nesse local. Então, enquanto a água sai por um tubo localizado na parte de baixo da caixa indo para a rede de esgoto, o óleo boia na superfície (água e óleo não se misturam, lembra?) e continua se acumulando na caixa. 

          Como evitar o entupimento da caixa gordura?

          A seguir, você confere dicas para não entupir a caixa de gordura!

          Não jogue óleo na pia

          Ter uma consciência ecológica faz bem ao planeta e à sua caixa de gordura também. Por isso, ao invés de jogar o óleo usado em frituras diretamente na pia, coloque-o em garrafas pet e leve-o a postos de coleta (nos supermercados, por exemplo) para serem descartados adequadamente. 

          Não jogue restos de comida

          Os restos de alimentos se acumulam na caixa de gordura, pois não conseguem passar com a água em direção ao esgoto. Assim, jogue todo o resto de alimento no lixo antes de colocar a louça na pia. Além disso, use “ralo japonês” na pia para reter o que estava grudado na louça.

          Tirar a gordura com papel toalha 

          Sabe aquela gordura que fica no fundo da panela? Uma forma de evitar o entupimento da caixa de gordura é retirar esse óleo grudado no utensílios (panelas, frigideiras, air fryers, pratos etc.) com um papel toalha. Essa gordura até parece ser pouca, mas imagine dias e mais dias com pequenas quantidades?  

          Quais produtos utilizar para desentupir a caixa gordura?

          Para limpar e desentupir a caixa de gordura, coloque luvas de borracha que cubram até o cotovelo e uma máscara de proteção. Abra a tampa e remova toda a gordura e a sujeira. Use espátulas para remover sujidades grudadas na parede da caixa. Depois, limpe o interior do local com detergente, água morna, escova e espátula.

          Uma última dica fundamental: em residências comuns a limpeza deve ser feita a cada seis meses; em apartamentos, a cada três meses; já em restaurantes, mensalmente.

          Por fim, gostaríamos de salientar que, ao tratamento corretamente as caixa de gordura de residências e também de grandes empresas, pode não ser necessário seu desentupimento não é mesmo? Para o tratamento adequado podem ser utilizadas soluções biotecnológicas como o produto Bio Cubo da SUPERBAC — um produto com concentração de microrganismos que degradam dejetos da caixa de gordura.

          Conheça as soluções da SUPERBAC — incluindo o Bio Cubo — para a limpeza e tratamento de caixas de gordura e tubulações!

          Compartilhe
          Você também pode gostar
          blank Publicado em 24 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Resultados na prática: Aumento da produtividade com fertilizantes biotecnológicos

          Saiba mais
          Gostaria de saber como é feita a avaliação de ecotoxicidade dos recursos hídricos? Leia este artigo! Publicado em 23 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Confira a eficiência de ensaios ecotoxicológicos de águas e efluentes!

          Saiba mais
          blank Publicado em 21 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Sistema de gestão ambiental: saiba como implementar em seu negócio

          Saiba mais
          blank Publicado em 17 de junho de 2022 AGRO

          Resultados na prática: Mantenha sua produtividade, mesmo nos períodos de seca

          Saiba mais
          blank Publicado em 16 de junho de 2022 AGRO

          Como as tecnologias da SUPERBAC podem aumentar a produtividade na agricultura?

          Saiba mais
          blank Publicado em 14 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Como usar a tecnologia na piscicultura? Entenda aqui

          Saiba mais

            Preencha os seus dados para ficar por dentro das nossas novidades!

            Reset
            Reset

            Termos de UsoPolítica de PrivacidadeContato
            Termos de Uso
            Política de Privacidade
            Contato

            SuperBAC Bio Technology Solutions © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.

            Maior disponibilização dos nutrientes para as plantas.

            Os nossos fertilizantes biotecnológicos, que contém o SMARTGRAN, base orgânica rica em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC), conferem a menor lixiviação do potássio e a maior proteção do fósforo, diminuindo sua fixação no solo. Adicionalmente, potencializam a atividade microbiana no solo, resultando em maior produção de ácidos orgânicos e das enzimas Arilsulfatase, Betaglicosidase e Fosfatase ácida envolvidas no ciclo do Enxofre, Carbono e Fósforo, promovendo maior disponibilização de nutrientes para as plantas.

            Liberação de ácidos húmicos e fúlvicos.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos são compostos de um condicionador biológico de solo que, durante sua decomposição, libera ácidos húmicos e fúlvicos, capazes de contribuir positivamente para a fisiologia da planta e para as propriedades químicas e físicas do solo, como por exemplo: alta produção de energia nas células das raízes; aumento dos níveis de clorofila; redução das perdas de N para a atmosfera; maior disponibilidade de nutrientes às plantas, devido à sua alta CTC; maior aporte de nutrientes pelas plantas em decorrência da ativação das ATPases, com maior troca de íons; maior crescimento do sistema radicular e formação de raízes secundárias pela produção da auxina.

            Sustentabilidade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos (SUPERGAN E SUPERGAN+) são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, proporcionando vários benefícios às culturas onde são aplicados, como: regenerar a atividade biológica do solo, aumentar a produtividade em uma mesma área plantada, promover a economia circular, entre outros.

            Nutrição com macro e micronutrientes.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos fornecem macro e micronutrientes, aliados a um condicionador biológico de solo rico em bactérias (tecnologia SMARTBAC), que são elementos essenciais para o desenvolvimento e nutrição das plantas.

            Maior enraizamento e produtividade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos contribuem para melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo, promovendo um melhor desenvolvimento vegetal, do sistema radicular e parte aérea da planta, resultando em incrementos consistentes de produtividade.

            Maior eficiência de fósforo e potássio.

            O condicionador biológico de solo (SMARTGRAN) rico em bactérias, que é a base orgânica dos nossos fertilizantes biotecnológicos, interage com o potássio diminuindo sua lixiviação e com o fósforo, diminuindo sua fixação no solo, resultando em mais disponibilidade desses nutrientes para as plantas. Além disso, ele contribui para que as bactérias produzam compostos quelantes, protetores destes minerais.

            Melhoria das características do solo.

            Nossos fertilizantes são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, promovendo a melhoria do solo em três níveis: FÍSICO (estrutura/porosidade), QUÍMICO (macro e micronutrientes/fertilidade) e BIOLÓGICO (estimula e melhora a parte viva do solo – microrganismos e microfauna) e formando um ambiente favorável para o equilíbrio da biota.