• QUEM SOMOS
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • P&D
    • BLOG
      • LOJA
      • CARREIRAS
        • RI
        • SOLICITE UM ORÇAMENTO
          AMBIENTAL

          Como a crise hídrica impacta na rotina empresarial?

          Publicado em 21 de maio de 2015 | Atualizado em 9 de junho de 2022 SUPERBAC2022-06-09T19:26:54-03:00
          SUPERBAC AMBIENTAL 0 Comments

          Atingindo proporções cada vez maiores, a crise hídrica é hoje um problema que afeta não só o dia a dia da população, mas toda a economia do país. A falta de água decorrente dos longos períodos de estiagem e das alterações climáticas que influenciam diretamente nos índices pluviométricos impõe grandes desafios à indústria e ao setor empresarial.

          Diante desse cenário, muitas empresas se veem obrigadas a investir na adoção de medidas de conscientização entre funcionários e colaboradores, buscando soluções eficientes, como a reutilização da água, por exemplo. Investimentos em processos, produtos e rotinas mais sustentáveis são algumas das medidas adotadas pelo setor para lidar com os impactos decorrentes da crise.

          E você, já está sentindo o impacto da crise hídrica nos negócios? Veja neste post como ela está afetando a rotina de muitas empresas.

          Aumento dos custos de energia elétrica

          Os longos períodos de estiagem têm impactado diretamente no planejamento financeiro das empresas. Em uma nação cuja fonte primária de energia é a hidrelétrica, a redução no volume das chuvas acaba onerando a produção energética de todo o país, que passa a ter que contar com usinas termoelétricas para o abastecimento.

          Tanto para a população quanto para indústrias e empresas, o impacto da crise hídrica é sentido no aumento dos custos da energia elétrica, o que acaba prejudicando toda a cadeia produtiva. Os reajustes na tabela de preços de produtos e serviços tornam-se inevitáveis, o que influencia a competitividade e os lucros dessas empresas.

          Demissão de funcionários

          Em casos mais extremos, os prejuízos trazidos em cadeia pela crise hídrica obrigam empresas a paralisarem ou reduzirem drasticamente seu capital humano. Os altos custos de produção aliados à crise econômica atual obrigam algumas dessas empresas a adotarem medidas extremas, como a demissão de funcionários em massa e a imposição de férias coletivas.

          Mudanças nas rotinas de produção

          Diante de um futuro incerto e sem garantias de que as condições hídricas ideais para as empresas voltem a se restabelecer, muitas delas são obrigadas a adotar mudanças para uma rotina de produção cada vez mais sustentável. Além da busca por processos baseados em um consumo reduzido de água, essas empresas têm investido em alternativas de reúso e captação de águas de chuva.

          Para a BRF Foods, empresa proprietária de marcas como a Perdigão e a Sadia, por exemplo, a crise hídrica impôs a suas unidades dos estados de Minas Gerais, Goiás e Paraná a adoção de medidas significativas para captação de águas da chuva. Segundo a empresa, seu índice de captação teve um aumento de 40% no ano de 2014 o que a ajudou a reduzir quem mais de 4% o consumo de água para a produção.

          Confira também, matéria completa na revista FrigoNews sobre como a aplicação da biotecnologia em indústrias de frigoríficos e abatedouros pode trazer benefícios sustentáveis tanto para o meio ambiente como também para o seu negócio.

          Investimento no tratamento de efluentes

          O que antes era uma obrigação social e legalmente imposta às empresas, agora se torna questão de sobrevivência. Além de ser uma maneira sustentável e efetiva para a gestão de recursos hídricos e redução do impacto sobre o volume dos rios e mananciais, o tratamento e reaproveitamento da água de efluentes para diversos processos industriais e empresariais, antes realizados com água potável, está se tornando parte da rotina de muitas empresas.

          A busca por soluções como essa representa também a adoção de uma postura mais coerente com a realidade ambiental do país e, para as empresas, a possibilidade de manutenção de diversos processos então afetados pela crise.

          A rotina da sua empresa também está sendo impactada pela crise hídrica? O que você tem feito para solucionar a questão? Compartilhe conosco!

          Compartilhe
          Você também pode gostar
          blank Publicado em 24 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Resultados na prática: Aumento da produtividade com fertilizantes biotecnológicos

          Saiba mais
          Gostaria de saber como é feita a avaliação de ecotoxicidade dos recursos hídricos? Leia este artigo! Publicado em 23 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Confira a eficiência de ensaios ecotoxicológicos de águas e efluentes!

          Saiba mais
          blank Publicado em 21 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Sistema de gestão ambiental: saiba como implementar em seu negócio

          Saiba mais
          blank Publicado em 17 de junho de 2022 AGRO

          Resultados na prática: Mantenha sua produtividade, mesmo nos períodos de seca

          Saiba mais
          blank Publicado em 16 de junho de 2022 AGRO

          Como as tecnologias da SUPERBAC podem aumentar a produtividade na agricultura?

          Saiba mais
          blank Publicado em 14 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Como usar a tecnologia na piscicultura? Entenda aqui

          Saiba mais

            Preencha os seus dados para ficar por dentro das nossas novidades!

            Reset
            Reset

            Termos de UsoPolítica de PrivacidadeContato
            Termos de Uso
            Política de Privacidade
            Contato

            SuperBAC Bio Technology Solutions © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.

            Maior disponibilização dos nutrientes para as plantas.

            Os nossos fertilizantes biotecnológicos, que contém o SMARTGRAN, base orgânica rica em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC), conferem a menor lixiviação do potássio e a maior proteção do fósforo, diminuindo sua fixação no solo. Adicionalmente, potencializam a atividade microbiana no solo, resultando em maior produção de ácidos orgânicos e das enzimas Arilsulfatase, Betaglicosidase e Fosfatase ácida envolvidas no ciclo do Enxofre, Carbono e Fósforo, promovendo maior disponibilização de nutrientes para as plantas.

            Liberação de ácidos húmicos e fúlvicos.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos são compostos de um condicionador biológico de solo que, durante sua decomposição, libera ácidos húmicos e fúlvicos, capazes de contribuir positivamente para a fisiologia da planta e para as propriedades químicas e físicas do solo, como por exemplo: alta produção de energia nas células das raízes; aumento dos níveis de clorofila; redução das perdas de N para a atmosfera; maior disponibilidade de nutrientes às plantas, devido à sua alta CTC; maior aporte de nutrientes pelas plantas em decorrência da ativação das ATPases, com maior troca de íons; maior crescimento do sistema radicular e formação de raízes secundárias pela produção da auxina.

            Sustentabilidade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos (SUPERGAN E SUPERGAN+) são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, proporcionando vários benefícios às culturas onde são aplicados, como: regenerar a atividade biológica do solo, aumentar a produtividade em uma mesma área plantada, promover a economia circular, entre outros.

            Nutrição com macro e micronutrientes.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos fornecem macro e micronutrientes, aliados a um condicionador biológico de solo rico em bactérias (tecnologia SMARTBAC), que são elementos essenciais para o desenvolvimento e nutrição das plantas.

            Maior enraizamento e produtividade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos contribuem para melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo, promovendo um melhor desenvolvimento vegetal, do sistema radicular e parte aérea da planta, resultando em incrementos consistentes de produtividade.

            Maior eficiência de fósforo e potássio.

            O condicionador biológico de solo (SMARTGRAN) rico em bactérias, que é a base orgânica dos nossos fertilizantes biotecnológicos, interage com o potássio diminuindo sua lixiviação e com o fósforo, diminuindo sua fixação no solo, resultando em mais disponibilidade desses nutrientes para as plantas. Além disso, ele contribui para que as bactérias produzam compostos quelantes, protetores destes minerais.

            Melhoria das características do solo.

            Nossos fertilizantes são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, promovendo a melhoria do solo em três níveis: FÍSICO (estrutura/porosidade), QUÍMICO (macro e micronutrientes/fertilidade) e BIOLÓGICO (estimula e melhora a parte viva do solo – microrganismos e microfauna) e formando um ambiente favorável para o equilíbrio da biota.