• QUEM SOMOS
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • P&D
    • BLOG
      • LOJA
      • CARREIRAS
        • RI
        • SOLICITE UM ORÇAMENTO
          AGRO

          A importância da água na agricultura

          Publicado em 2 de junho de 2016 | Atualizado em 9 de junho de 2022 SUPERBAC2022-06-09T19:22:54-03:00
          SUPERBAC AGRO 0 Comments

          A água é um dos recursos fundamentais para a existência do homem na Terra, já que sem ela não haveria qualquer tipo de vida. No mundo globalizado, a água também serve de base para a execução de diferentes serviços e para a criação de produtos que são necessários à população rural e urbana. Entre eles, a agricultura é uma atividade que demanda o uso de água para a cultura dos alimentos e a manutenção das lavouras em diferentes regiões do mundo.

          Saiba mais sobre a importância da água nesse setor e conheça diferentes formas de preservá-la!

          A importância da água na agricultura

          A água sempre esteve presente em atividades da agricultura e pecuária, permitindo ao homem se estabelecer em comunidades fixas para produzir o próprio alimento. O recurso foi e é tão primordial que as primeiras civilizações se desenvolveram próximas de bordas de rios e córregos. Hoje, a agricultura é o setor que mais utiliza água no mundo — em torno de 70%, e esse percentual pode chegar a 80% nos países mais desenvolvidos.

          Além do consumo puro para a sobrevivência de todos os seres vivos, a água é utilizada na produção de culturas para consumo humano e também na produção de pasto e matéria-prima para ração de animais. Dessa forma, o líquido é diretamente responsável pela vida na Terra: hidrata e garante a produção de alimentos de origem vegetal e animal. Com tanta água necessária, podemos ter uma noção do impacto que a falta ou a má qualidade desse recurso causaria na agricultura e na saúde humana.

          O benefício das práticas sustentáveis no uso da água

          Em algumas regiões, a falta de água força os produtores a desenvolverem tecnologias cada vez mais avançadas para captação, uso e reserva de água. A falta do líquido é capaz de destruir lavouras e até ecossistemas inteiros, além de dificultar a vida de muita gente — fato que já ocorre em muitos povoados e cidades. Com o aumento da população e o conforto exigido pela sociedade moderna, estamos sujeitos a enfrentar uma crise hídrica no planeta. Por isso, cada vez mais, a água deve ser usada de maneira racional e sem desperdício, em todos os setores.

          Para enfrentar o problema da alta demanda, torna-se necessária a adoção de práticas mais sustentáveis de uso da água. Na agricultura familiar, os produtores podem se beneficiar com sistemas de cisternas para captação da água da chuva e seu reaproveitamento nas plantações. Na agricultura convencional, os sistemas de irrigação que otimizam a distribuição da água sem desperdício são promessa de consumo mais consciente e responsável. Perto das nascentes e áreas abertas, o plantio de árvores, arbustos e forrações oferece maior cobertura vegetal ao solo, evitando a erosão e mantendo a terra úmida por mais tempo.

          O valor da preservação dos córregos e nascentes

          Todos os setores do mercado e a população devem banir as práticas que poluem os rios, suas nascentes e fontes. Afinal, o recurso é a base que dá o sustento da vida de todos os seres vivos. Nas grandes cidades, os córregos costumam ser tratados como depósito e transporte de lixo e esgoto, ao passo que muitas indústrias desembocam resíduos tóxicos e poluentes na água de maneira irregular e frequente.

          Na agricultura, o desmatamento para aumentar a produção contribui com a perda da cobertura e fertilidade do solo, além de causar erosão na beira dos rios. Além disso, os agrotóxicos utilizados em excesso e sem controle nas culturas contaminam a água superficial e a subterrânea, tornando-as perigosas para o consumo humano. Atualmente, já existem empresas que oferecem soluções em biotecnologia para reduzir a utilização de insumos químicos e aumentar a produtividade de forma mais saudável e segura. Conheça mais sobre essa inovadora linha de biofertilizantes.

          Considerado um país privilegiado por possuir a maior reserva de água doce do mundo, o Brasil tem grande responsabilidade no trabalho de conscientização para a proteção das reservas naturais, servindo, assim, de exemplo para toda a humanidade.

          Veja também outras 7 curiosidades importantes sobre a água e seu uso!

          [sc name=”rc_form_news_conteudo”]

          Compartilhe
          Você também pode gostar
          blank Publicado em 24 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Resultados na prática: Aumento da produtividade com fertilizantes biotecnológicos

          Saiba mais
          Gostaria de saber como é feita a avaliação de ecotoxicidade dos recursos hídricos? Leia este artigo! Publicado em 23 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Confira a eficiência de ensaios ecotoxicológicos de águas e efluentes!

          Saiba mais
          blank Publicado em 21 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Sistema de gestão ambiental: saiba como implementar em seu negócio

          Saiba mais
          blank Publicado em 17 de junho de 2022 AGRO

          Resultados na prática: Mantenha sua produtividade, mesmo nos períodos de seca

          Saiba mais
          blank Publicado em 16 de junho de 2022 AGRO

          Como as tecnologias da SUPERBAC podem aumentar a produtividade na agricultura?

          Saiba mais
          blank Publicado em 14 de junho de 2022 AMBIENTAL

          Como usar a tecnologia na piscicultura? Entenda aqui

          Saiba mais

            Preencha os seus dados para ficar por dentro das nossas novidades!

            Reset
            Reset

            Termos de UsoPolítica de PrivacidadeContato
            Termos de Uso
            Política de Privacidade
            Contato

            SuperBAC Bio Technology Solutions © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.

            Maior disponibilização dos nutrientes para as plantas.

            Os nossos fertilizantes biotecnológicos, que contém o SMARTGRAN, base orgânica rica em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC), conferem a menor lixiviação do potássio e a maior proteção do fósforo, diminuindo sua fixação no solo. Adicionalmente, potencializam a atividade microbiana no solo, resultando em maior produção de ácidos orgânicos e das enzimas Arilsulfatase, Betaglicosidase e Fosfatase ácida envolvidas no ciclo do Enxofre, Carbono e Fósforo, promovendo maior disponibilização de nutrientes para as plantas.

            Liberação de ácidos húmicos e fúlvicos.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos são compostos de um condicionador biológico de solo que, durante sua decomposição, libera ácidos húmicos e fúlvicos, capazes de contribuir positivamente para a fisiologia da planta e para as propriedades químicas e físicas do solo, como por exemplo: alta produção de energia nas células das raízes; aumento dos níveis de clorofila; redução das perdas de N para a atmosfera; maior disponibilidade de nutrientes às plantas, devido à sua alta CTC; maior aporte de nutrientes pelas plantas em decorrência da ativação das ATPases, com maior troca de íons; maior crescimento do sistema radicular e formação de raízes secundárias pela produção da auxina.

            Sustentabilidade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos (SUPERGAN E SUPERGAN+) são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, proporcionando vários benefícios às culturas onde são aplicados, como: regenerar a atividade biológica do solo, aumentar a produtividade em uma mesma área plantada, promover a economia circular, entre outros.

            Nutrição com macro e micronutrientes.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos fornecem macro e micronutrientes, aliados a um condicionador biológico de solo rico em bactérias (tecnologia SMARTBAC), que são elementos essenciais para o desenvolvimento e nutrição das plantas.

            Maior enraizamento e produtividade.

            Nossos fertilizantes biotecnológicos contribuem para melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo, promovendo um melhor desenvolvimento vegetal, do sistema radicular e parte aérea da planta, resultando em incrementos consistentes de produtividade.

            Maior eficiência de fósforo e potássio.

            O condicionador biológico de solo (SMARTGRAN) rico em bactérias, que é a base orgânica dos nossos fertilizantes biotecnológicos, interage com o potássio diminuindo sua lixiviação e com o fósforo, diminuindo sua fixação no solo, resultando em mais disponibilidade desses nutrientes para as plantas. Além disso, ele contribui para que as bactérias produzam compostos quelantes, protetores destes minerais.

            Melhoria das características do solo.

            Nossos fertilizantes são compostos de um condicionador biológico de solo, rico em bactérias (TECNOLOGIA SMARTBAC) e macro e micronutrientes, promovendo a melhoria do solo em três níveis: FÍSICO (estrutura/porosidade), QUÍMICO (macro e micronutrientes/fertilidade) e BIOLÓGICO (estimula e melhora a parte viva do solo – microrganismos e microfauna) e formando um ambiente favorável para o equilíbrio da biota.