quais-os-principais-tipos-de-lodo-e-suas-classificacoes24191

Quais os principais tipos de lodo e suas classificações?

Por Marketing
Escrito em 27 de julho de 2016
Atualizado em 18 de julho de 2016
Blog

O lodo é a denominação dada para todo material sedimentado removido do fundo de decantadores. Sendo assim, o lodo é um sedimento formado por uma mistura de substâncias que possuem minerais, partículas provenientes de matéria orgânica decomposta no meio aquoso e coloides.

Você está buscando um tratamento biológico para o lodo proveniente de resíduos industriais? Existem empresas especializadas em soluções ambientais adequadas e viáveis economicamente, para diminuir a reduzir a formação de lodo com o tratamento através de soluções biotecnológicas. Conheça os tipos de lodo e suas formas de tratamento neste post e escolha a que melhor se adapta às suas necessidades.

Tipos de lodo

1. Lodo primário: também chamado de lodo bruto, este é o material formado, geralmente, por sólidos sedimentáveis. Esse tipo de lodo é retirado de decantadores primários.

2. Lodo secundário: é o lodo que é removido diretamente de reatores biológicos.

3. Lodo químico: é o lodo originário de sistemas de tratamento físico e químico, onde se usa coagulantes e/ou precipitantes, como alumínio e sais de ferro.

4. Lodo biológico: originário do tratamento feito por sistemas biológicos. Após o tratamento, esse lodo é chamado de biossólido.

Tratamentos adequados do lodo

O tratamento dos diversos tipos de lodo está ligado às demandas ambientais em que as empresas estão inseridas.

O segmento industrial acaba sendo o maior gerador de resíduos do mundo, que, se não tratados adequadamente, causam um grande impacto ambiental.

Boa parte dos resíduos sólidos é enviada para aterros sanitários. Mas, devido ao esgotamento dos mesmos e às políticas nacionais para o despejo de resíduos sólidos, as empresas foram obrigadas a buscar alternativas socioambientais responsáveis, para que os resíduos sejam, pelo menos em sua grande parte, processados de forma apropriada.

Um problema recorrente em todo o mundo é que somente uma parte pequena do esgoto produzido é tratada de forma adequada, o que faz com que a quantidade e produção de lodo se agrave consideravelmente.

Objetivos do tratamento do lodo

O tratamento do lodo possui dois objetivos, que são:

  • Redução do volume, já que não é possível extinguir a matéria completamente;
  • Estabilidade da matéria orgânica.

O tratamento do lodo visa, principalmente, facilitar o seu manuseio a partir da diminuição de volume e reduzir de forma definitiva os gastos com a destinação adequada do resíduo.

Tipos de tratamento do lodo

Os tipos de tratamentos biotecnológicos disponíveis para os diversos tipos de lodo dependem do objetivo:  estabilização, incineração, secagem térmica, adensamento e desaguamento.

Com esses tratamentos, é possível reverter o quadro de danos ambientais e reaproveitar o resíduo, que passa a ser visto como um subproduto útil e com valor econômico.

Assim, os tipos de tratamento do lodo podem ser:

1. Compostagem: tratamento realizado a partir da atividade de microrganismos que estão na composição dos próprios resíduos. Este é um tratamento natural de resíduos orgânicos.

2. Incineração: resíduos são incinerados a uma temperatura de aproximadamente 1200ºC. Dessa forma, o volume do lodo é reduzido.

3. Digestão aeróbia: indicado para pequenas instalações, a digestão aeróbia é um processo onde bactérias aeróbicas sofrem fermentação para se transformar em acetato e produzir metano.

4. Digestão anaeróbia: é um tratamento feito por decomposição para gerar biogás. Os resíduos restantes podem ser tratados como composto orgânico.

5. Biotecnologia: são consórcios formados por microrganismos que atuam com a finalidade de consumir grande parcela dos sólidos voláteis presentes em sistemas de tratamento, aumentando a idade do lodo e trazendo uma redução significativa do lodo em excesso. Com esta solução é possível ganhar mais tempo e espaço nos tanques com a redução da formação do lodo.

Leia também sobre a gestão de resíduos industriais e saiba como tratá-los adequadamente.

One Comment

Deixe um comentário

quatro × dois =

Fique por dentro

Fique por dentro de todas as nossas novidades e soluções, do mercado de
agropecuaria, saneamento e bens de consumo.