equilíbrio nutricional

Como trazer equilíbrio nutricional para a sua lavoura com o Supergan

Por Marketing
Escrito em 30 de janeiro de 2020
Atualizado em 24 de janeiro de 2020
Blog

Uma das grandes preocupações dos produtores rurais é entregar as demandas do mercado consumidor com qualidade e segurança, respeitando as suas exigências. Contudo, a alta produtividade e o constante trabalho na terra esgotam seus recursos, comprometendo a produção agrícola tanto em quantidade quanto em qualidade.

Quem lida com plantas sabe que elas necessitam de macro e micronutrientes para se desenvolverem de forma integral, completarem seu ciclo de vida e produzirem flores, frutos e grãos apropriadamente. Por isso, é essencial manter o equilíbrio nutricional do solo, aliando-se a bons fertilizantes.

Mas de que modo o Supergan proporciona o equilíbrio dos nutrientes na sua lavoura? Continue conosco, pois é sobre isso que vamos conversar a seguir. Boa leitura!

Como restabelecer o equilíbrio nutricional do solo?

Todo mundo sabe que qualquer planta precisa fundamentalmente de luz, água e um substrato para se desenvolver. O solo provê grande parte dessas necessidades, já que ele contém os elementos que nutrem a vegetação, além de armazenar a água e o oxigênio para as plantas.

Na natureza, a morte de animais e vegetais promove a reciclagem de nutrientes e devolve a fertilidade ao solo, o que possibilita que novos ciclos de vida se iniciem. Porém, o trabalho intenso e constante nas áreas da lavoura não permite que os nutrientes retornem ao substrato e, à medida que as culturas consomem esses componentes, o produtor vê seu solo empobrecer ao longo do tempo.

Para recuperar a saúde do solo, periodicamente o agricultor deve fornecer os macro e micronutrientes que a sua cultura precisa. Caso contrário, a deficiência dos elementos compromete a estrutura da planta, bem como o funcionamento do seu ciclo. Aliás, o caráter de essencialidade dos constituintes é definido pela quantidade que o cultivo necessita:

  • macronutrientes — fundamentais para a estrutura da planta como um todo, sendo utilizados em grandes quantidades pelos vegetais: nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), magnésio (Mg), cálcio (Ca) e enxofre (S);
  • micronutrientes — cruciais para o desenvolvimento de partes específicas da planta, bem como para a floração e a maturação de frutos e grãos; são tão importantes quanto os macronutrientes, porém utilizados em menor quantidade pela planta: ferro (Fe), manganês (Mn), zinco (Zn), cobre (Cu), sódio (Na), boro (B).

É por meio da adubação do solo que o produtor consegue torná-lo fértil novamente. E há dois tipos de adubos disponíveis no mercado: o inorgânico e o orgânico. O inorgânico dispõe os elementos imediatamente para as plantas; seu efeito é rápido, porém, pouco duradouro, já que com a mesma rapidez os nutrientes são consumidos.

Além disso, o uso prolongado de adubos inorgânicos empobrece o solo, exigindo programas de recuperação em longo prazo. A adubação orgânica, por sua vez, age de maneira gradual e contínua, pois a matéria orgânica promove o balanço de todo o sistema, restabelecendo a harmonia da relação entre planta e substrato.

Isso faz com que o efeito do adubo orgânico seja mais duradouro e enriquecedor, visto que as propriedades do solo são restabelecidas, e não somente os nutrientes repostos sem critérios. É dessa forma que o Supergan renova o equilíbrio nutricional da lavoura. Veja no próximo tópico como o nosso fertilizante funciona.

Quais são os benefícios do fertilizante Supergan para a lavoura?

O Supergan é um dos fertilizantes orgânicos da SUPERBAC, produzido por meio de processos naturais e inovadores que unem uma grande quantidade de matéria orgânica aos macro e micronutrientes essenciais às plantações. Além disso, a umidade, a relação C/N e o pH do adubo são adequados para criar um ambiente propício ao desenvolvimento das culturas.

A propósito, o Supergan atende a todos os tipos de culturas, como soja, milho, café, cana-de-açúcar, tomate, maçã, batata, entre muitas outras. Veja a seguir os benefícios que o nosso adubo traz para as lavouras.

Acelera a decomposição da matéria orgânica para maior disponibilidade dos nutrientes para as plantas

O Supergan age ativamente no solo, pois produz enzimas que quebram as moléculas da matéria orgânica e, dessa forma, as plantas podem absorver com facilidade os nutrientes disponíveis.

Além disso, o processo de quebra das moléculas libera outras substâncias que ajudam o solo a reter água e proteger os nutrientes disponibilizados para que as plantas consigam absorvê-los.

Facilita a solubilização e a disponibilização do fósforo e do potássio

A atuação do Supergan estimula que as moléculas do fósforo se modifiquem para que sejam incorporadas no solo e se tornem mais facilmente absorvidas pelas plantas.

Já no caso do potássio, ocorre uma atração das cargas positivas desse mineral com as cargas negativas da nossa matéria orgânica, o que aumenta a proteção e a disponibilidade desse nutriente para a cultura.

Promove uma maior capacidade de enraizamento

As raízes são a âncora das plantas, além de serem a porta de entrada dos nutrientes. O equilíbrio nutricional proporcionado por nosso fertilizante estimula o sistema radicular e resulta em uma maior capacidade de enraizamento das plantas.

Além disso, com as propriedades do solo recuperadas, as raízes encontram condições favoráveis para se fixar e absorver os nutrientes. Assim, elas se tornam um robusto suporte para a planta.

Proporciona a melhora das características do solo

Como mencionamos, o nosso fertilizante promove o reequilíbrio do solo, em vez de apenas solubilizar nutrientes. Assim, o Supergan cria um ambiente propício para o desenvolvimento pleno das plantas. Essa recuperação do solo ocorre em diferentes níveis:

  • físico — melhora a textura, a estrutura e a porosidade do solo;
  • químico — disponibiliza macro e micronutrientes, restabelecendo a fertilidade do solo;
  • biológico — estimula e recupera a parte viva do solo (microrganismos e microfauna), cruciais para o equilíbrio do sistema.

Fertiliza o solo por meio da nutrição com macro e micronutrientes

Os nossos fertilizantes fornecem 6 macronutrientes e 6 micronutrientes, essenciais para o desenvolvimento e para a nutrição das plantas. Com todos os elementos disponíveis no solo, as culturas crescem com vigor e completam seus ciclos apropriadamente, produzindo flores, frutos e sementes na quantidade que o produtor quer e com a qualidade que o consumidor deseja.

Como se não bastasse, os fertilizantes SUPERBAC apresentam uma mistura uniforme de grânulos, uma excelente fluidez e condução pela rosca, uma distribuição homogênea de seus componentes e uma excelente qualidade granulométrica, ou seja, não esfarelam.

Todas essas características resultam em uma ótima aplicabilidade e conferem o equilíbrio nutricional do solo. Com essa estratégia, o agricultor vê a produtividade e a rentabilidade da sua lavoura aumentarem, sem que para isso precise despender grandes esforços.

Quer ver de perto os benefícios do Supergan na sua lavoura? Ficou com alguma dúvida a respeito dos nossos fertilizantes? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar! Teremos prazer em atendê-lo.

Deixe um comentário

vinte − quinze =

Fique por dentro

Fique por dentro de todas as nossas novidades e soluções, do mercado de
agropecuaria, saneamento e bens de consumo.