bioaumentação

Tire suas dúvidas sobre a técnica de bioaumentação e seus benefícios

Por Marketing
Escrito em 16 de setembro de 2020
Atualizado em 15 de setembro de 2020
Blog

A bioaumentação é um processo que utiliza microrganismos específicos na biodegradação de resíduos orgânicos. Essas pequenas comunidades aumentam as chances dos autóctones reagirem aos flutuantes, durante as biodegradações. Elas atuam nos aumentos das cargas poluidoras, estresses processuais e presenças dos compostos tóxicos, por exemplo.

Outra função desse recurso é a possibilidade de degradação de determinados compostos, o que otimiza os tratamentos. A fim de que esses processos aconteçam, os contaminantes precisam constituir elementos orgânicos. Como o solvente halogenado, petróleo, pesticida, resíduo orgânico variado ou gordura animal. Saiba mais sobre a bioaumentação!

Entenda melhor do que se trata a bioaumentação

Ela é usada em situações em que são detectados autóctones insuficientes para que os resíduos orgânicos em questão sejam biodegradados. Certos fatores devem ser levados em conta, ao se fazer uso do processo da bioaumentação. Os principais deles são:

  • avaliação da região contaminada, assim como de seus contaminantes, a fim de determinar a melhor forma de aplicação e quais os microrganismos a serem utilizados;
  • observação da hipótese dos elementos biotecnológicos que serão usados terem resultados para análise das patogenicidades, toxicidades, entre outros;
  • para que haja a devida metabolização dos contaminantes para água e gás carbônico, as condições do meio precisam ser viáveis para a biodegradação.

A bioaumentação é utilizada para alguns tipos de contaminantes, como: combustíveis, gasolina, álcool, éter, poliaromático, acetona, creosoto, halogenados, resíduo químico e de fábrica de comidas ou esgotos, por exemplo. Assim como outros elementos orgânicos presentes em variados processos de tratamentos e solo com contaminação.

Saiba porque a técnica é usada ao tratar efluentes

Ela é utilizada no tratamento de efluentes pois as bactérias e outros microrganismos são a essência de todos esses tratamentos biológicos para degradação de compostos orgânicos. É bem coerente que, com as comunidades microbianas aumentadas, toda a “máquina” de tratamentos para efluentes trabalhe ainda melhor. Existem várias vantagens no tratamento dos efluentes por meio da bioaumentação.

Para começar, ficamos livres dos odores. Os maus cheiros causam grandes desconfortos operacionais. Sem contar que o acúmulo e as camadas gordurosas são reduzidos drasticamente.

Quanto aos perigos à nossa saúde, qualquer cepa usada não apresenta patogenicidade e é livre de qualquer modificação genética. Além de ser ambiental e fisicamente confiável, jamais tóxica ou perigosa.

Outro benefício no uso desse recurso é que ele se encontra alinhado quanto às legislações. Os produtos são produzidos em ambientes adequados, passando por exigentes controles de qualidade. As capas são escolhidas entre coleções anaeróbicas naturais e facultativas. Sempre atendendo à sua compatibilidade perante nossos ecossistemas nacionais.

Descubra as vantagens em contar com a bioaumentação

O recurso tem inúmeros benefícios e vantagens a oferecer ao empresário, ao industrial, à sociedade e ao meio ambiente. Selecionamos apenas algumas das principais. Conheça, a seguir, diversos motivos para investir nessa tecnologia inovadora.

Economicamente viável

Quaisquer plantas para tratamentos dos efluentes têm custo de operação e estruturas inerentes às próprias atividades. São produtos utilizados nos processos, por exemplo, e recursos para reposições. Com a inovação da bioaumentação, há a diminuição de custos operacionais, como a redução de lodo orgânico, excesso de produtos químicos e custos energéticos, em alguns casos.

Se as biotas dos sistemas são mantidas em dia, é possível diminuir as demandas por aqueles recursos paliativos, o que consequentemente tornará as operações mais econômicas.

Sustentável e reduz os custos

Existem várias formas de reduzir custos e promover a sustentabilidade com a bioaumentação: recupera-se energia por meio da geração do biogás com eficiência na planta anaeróbica; menos combustíveis são necessários.

Outras economias compreendem a diminuição no descarte das quantidades de lodos (o que economiza neste tipo de descarte); ou a menor demanda por maiores capacidades para tratamentos eficazes nas plantas.

Promove elevação na comunidade microbiana

Ao aplicar esse avançado sistema, podemos aumentar a capacidade de tratamento do sistema principal das plantas para tratamentos do efluente biológico. Outros métodos, como os químicos e outra técnica consumível, até conseguem otimizar os níveis finais dos efluentes, mas se tratam de recursos mais custosos, nada fáceis de serem manejados.

Essas outras alternativas ainda podem “esconder” carências provenientes de comunidades microbianas provavelmente comprometidas. A bioaumentação proporciona tratamentos eficientes, dispensando gastos vinculados à obtenção do equipamento e à ampliação de suas plantas.

Aumenta a eficácia de plantas para tratamento

Muitas vezes acontece em certos tratamentos, como os de descontaminação de áreas contaminadas e também sistemas de tratamento de efluentes, não serem efetivos. Uma bomba, um aerador ou mesmo um compressor tornam-se ineficazes, devido ao tempo de uso ou às suas dimensões.

Nesse cenário, podemos detectar um ou outro gargalo durante os tratamentos ou a urgência na realização de algum incremento nessas ferramentas: instalação de bombas extras, reposição de um cano com entupimento ou a necessidade de adicionar outros químicos. Demandas que aumentam os custos e afetam muito a eficácia do projeto.

As bioaumentações permitem que comunidades microbianas sejam fortalecidas e protegidas em relação a um choque tóxico. Elas também removem com mais eficiência compostos de difíceis degradações, assim como otimizam as retiradas das cargas orgânicas. Aperfeiçoar as plantas faz com que se evite esses empecilhos nos tratamentos.

Como vimos, a bioaumentação é uma tendência a ser fortemente abraçada pelos tratamentos de efluentes e descontaminação de área contaminadas, cada vez mais. A aplicação da biotecnologia hoje é vasta e oferece aos processos inúmeras vantagens: mais sustentabilidade, consciência ecológica, proteção à vida humana, economia e otimização da atividade. Só para citar algumas.

Você gostou de conhecer mais a respeito de biotecnologia e seus aprimoramentos no mercado atual? Esperamos ter ajudado você e convidamos para conhecer nossos serviços ligados a esse setor! Somos especializados nas soluções em biotecnologia e teremos o maior prazer em tirar suas dúvidas e apresentar nossa empresa.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mauris sapien, eleifend nec cursus in, auctor fringilla sapien. Vivamus tristique justo vitae ultricies sagittis. Aenean justo ipsum, facilisis non enim non, hendrerit ultricies odio. Nulla scelerisque, urna ac blandit bibendum, eros felis imperdiet nibh, eget accumsan ante odio non arcu. Fusce bibendum nunc a justo commodo, quis rutrum lorem placerat. Aliquam erat volutpat. Etiam laoreet eros id tortor venenatis tempor.

Deixe um comentário

três × cinco =

Fique por dentro

Fique por dentro de todas as nossas novidades e soluções, do mercado de
agropecuaria, saneamento e bens de consumo.