SUPERBAC em lagoa de Nova Ponte

Solução biotecnológica melhora eficiência de ETEs em cidade de Minas Gerais

Por Marketing
Escrito em 8 de maio de 2020
Atualizado em 11 de maio de 2020
Blog

A busca por soluções inovadoras para o tratamento de efluentes é uma constante por parte de gestores públicos e privados para obtenção de um processamento adequado e eficiente, que proporcione a redução de custos e um melhor uso dos recursos.

Em Nova Ponte, cidade do estado de Minas Gerais com pouco mais de 13 mil habitantes, não foi diferente.

Em 2017, por meio de seu Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (DMAE),o município buscava uma solução para reduzir a carga orgânica, o odor e o lodo que se acumulavam no fundo das lagoas de três Estações de Tratamento de Efluentes (ETE), que recebem todo o esgoto doméstico da cidade.

 

 

Com vazões que variam de 950 m³/dia a 1200 m³/dia, os sistemas são compostos por lagoas de estabilização, sendo que apenas um deles  possui etapa de gradeamento, que é a fase onde é retirada boa parte dos sólidos contidos nos efluentes.

“As lagoas recebem, exclusivamente, esgoto doméstico da cidade e tínhamos um problema com odor, que exigia atenção e cuidados específicos”, lembra Samuel Fernandez, engenheiro da Azul Engenharia, responsável pela administração do sistema em Nova Ponte.

 

Solução tecnológica da SuperBAC para tratamento biológico de efluentes foi selecionada

Ao olhar as opções oferecidas pelo mercado o DMAE de Nova Ponte conheceu a solução oferecida pela SUPERBAC, empresa de biotecnologia, com forte atuação e ótimos resultados no tratamento biológico de efluentes. A partir da escolha, realizada ainda em 2017 por meio de concorrência, a empresa começou sua atuação.

Os resultados foram logo percebidos, principalmente no quesito odor, que deixou de ser um problema para os colaboradores que atuam no local e também para a vizinhança.

“Com o início da aplicação da solução da SUPERBAC, os resultados apareceram rapidamente com o aumento da degradação da carga orgânica, redução do lodo e do odor e melhoria em parâmetros como DBO e DQO”, lembra Fernandez.

Pioneira no mercado de soluções biotecnológicas, a SUPERBAC tem uma forte atuação na área de saneamento e disponibiliza tratamento de efluentes para companhias de todo o Brasil.

O grande diferencial da SUPERBAC, que tem mais de 20 anos de mercado, é o uso de microrganismos, que degradam e digerem compostos orgânicos em estações de tratamento de efluenteslagoas e sistemas de compostagem.

O uso dos microrganismos trazem algumas vantagens para as indústrias, como: redução de custo com descarte, redução no uso de produtos químicos no tratamento biológico e redução de Capex.

Isso acontece com a atuação dos microrganismos, que em contato com o efluente consomem o excesso de sólidos orgânicos dentro do sistema de tratamento, melhorando a eficiência.

A SUPERBAC oferece soluções para o tratamento biológico de efluentes com a aplicação de consórcios biotecnológicos de alta performance para sistemas de tratamento (ETEs, lagoas e tanques), efluentes gerados pelos processos de limpeza de equipamentos e intervenções específicas.

Os consórcios formados pelos microrganismos, atuam com a finalidade de degradação e digestão de compostos orgânicos presentes em estações de tratamento de efluentes, lagoas, sistemas de compostagem, entre outros.

Sobre a SUPERBAC

Fundada em 1995, a SUPERBAC é pioneira no mercado brasileiro de soluções em biotecnologia. Com a crescente preocupação ambiental e o iminente aumento da população, uma das principais necessidades da economia no século XXI é a criação de processos que permitam o aumento da produtividade sem abrir mão da sustentabilidade.

 

Fonte: www.tratamentodeagua.com.br/solucao-biotecnologica-eficiencia-ete/

Deixe um comentário

7 − 5 =

Fique por dentro

Fique por dentro de todas as nossas novidades e soluções, do mercado de
agropecuaria, saneamento e bens de consumo.