Uso da biotecnologia em caixas de gordura

Tratamento de caixas de gordura como a biotecnologia otimiza seu desempenho

O preço do desentupimento de um ralo ou de uma caixa de gordura pode chegar a incríveis 2 mil reais! Se seu restaurante precisa desses serviços de forma recorrente, essas despesas operacionais podem começar a criar impactos negativos nos seus resultados.

Mas o problema não é só esse. Além do alto custo, há ainda o odor exalado quando resíduos se acumulam em tubulações. Basta um cheiro levemente desagradável para seu restaurante se esvaziar completamente. Alguns estabelecimentos não levam tão a sério o tratamento de caixas de gordura, mas os prejuízos trazidos pelo acúmulo dessas substâncias podem comprometer o crescimento de seu negócio. Atenção sanitária é o primeiro mandamento de qualquer restaurante, bar ou lanchonete que queira se manter de portas abertas. Continue com a leitura e veja como a biotecnologia pode otimizar o desempenho do tratamento de caixas de gordura!

Prejuízos decorrentes do tratamento inadequado de caixas de gordura

Além prejudicar — e muito — o movimento do seu restaurante, caixas de gordura que não passam por manutenções frequentes trazem vários outros danos para o estabelecimento, como:

  • mau odor;
  • proliferação de insetos;
  • transbordamentos;
  • altos custos com empresas de desentupimento;
  • risco do estabelecimento ser autuado pela Vigilância Sanitária.

Microrganismos como alternativa sustentável aos produtos químicos

Os resíduos que se formam como resultado do acúmulo de detritos, alimentos, lavagem e limpeza de equipamentos precisam ser retirados constantemente de seu restaurante. Embora as caixas de gordura existam justamente para proteger o encanamento e impedir que eles caiam na tubulação da rede pública da cidade, mantê-las exige uma política adequada de tratamento, nos moldes do que é feito nos mais importantes estabelecimentos gastronômicos do mundo.

No caso do entupimento de ralos, pastilhas como a BioTab — uma das referências no Brasil em tratamento de ralos — liberam continuamente microrganismos que previnem bloqueios e eliminam qualquer vestígio de odor. A durabilidade do produto chega a 10.000 litros de água, o que assegura uma redução de custos considerável com desentupimento, além de maior eficiência e respeito ao meio ambiente.

No caso das caixas de gordura, o princípio é o mesmo: blocos sólidos que possuem um conjunto de microrganismos agregados a si são depositados nas caixas, iniciando um processo de degradação imediata da matéria orgânica. A tecnologia envolvida nessa solução sustentável elimina a necessidade da dosagem diária de produto no sistema, o que significa, mais uma vez, custos reduzidos e resultados de excelência.

O processo de biodegradação de substâncias

O processo de biodegradação da matéria orgânica (dejetos de animais, alimentos, resíduos de gorduras, entre outros) é resultado de pesquisas de ponta em nanotecnologia. Um conjunto de substratos absorventes é agregado ao produto para encapsulamento de hidrocarbonetos e de substâncias orgânicas oleosas. Os microrganismos, comuns no solo nacional, promovem o processo de biofermentação, decompondo, de forma natural, a matéria depositada. Essa tendência já vem sendo usada em larga escala também no setor agrícola, em substituição aos pesticidas, que contaminam o solo e provocam riscos à saúde humana e a todo o equilíbrio do ecossistema.

Controle de odores e de gordura

A ação desses produtos é barata, silenciosa, inodora, inofensiva ao ambiente humano, rápida e, antes de tudo, sustentável. O controle de odores e gorduras pode ser feito sem dores de cabeça por meio de iniciativas criativas como essa. Todas essas intensas pesquisas científicas podem agora ser usadas para otimizar o gerenciamento de seu restaurante!

Os principais benefícios das soluções em biotecnologia

O uso de soluções em biotecnologia, por sua praticidade e eficácia, traz várias vantagens para seu estabelecimento. Algumas delas são:

  • eliminação do mau cheiro;
  • redução do lodo;
  • prevenção de entupimentos de ralos e melhora no tratamento de caixas de gordura;
  • melhora na imagem e na credibilidade de seu estabelecimento;
  • conservação das caixas de gorduras e fossas perfeitamente limpas;
  • redução da disseminação de insetos.

Quer conhecer mais soluções inovadoras em biotecnologia e saber como elas podem ser aplicadas para melhorar os resultados de seu negócio? Então continue navegando pelo nosso blog e deixe seus comentários! Teremos o prazer em encontrar soluções eficientes e sustentáveis para revolucionar seus processos internos!

Confira também matéria que trata sobre a importância da caixa de gordura em restaurantes.

Deixe um comentário