seguranca-alimentar-como-garantir-na-lavoura.jpeg

Segurança alimentar: como garantir na lavoura?

Por SuperBAC Biotechnology Solutions
Escrito em 19 de dezembro de 2018
Atualizado em 19 de dezembro de 2018
Blog

A humanidade enfrenta um desafio: até 2050, seremos aproximadamente 9,8 bilhões de pessoas ao redor do planeta Terra, de acordo com a FAO, órgão das Nações Unidas para alimentação e agricultura. E essa população será formada principalmente por grupos urbanos e com renda maior, o que impactará a demanda por alimentos de qualidade. Ou seja, será necessário produzir muito mais para garantir a segurança alimentar de todos.

Para mostrar o que pode ser feito desde a lavoura para garantir alimentos de qualidade, preparamos este post, que também explicará o conceito de segurança alimentar e os desafios da agricultura nesse contexto. Boa leitura!

O que é segurança alimentar?

De acordo com o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, vinculado à Presidência da República, a segurança alimentar é definida como o “direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais”.

Tal direito deve ser suprido respeitando questões culturais, ambientais e econômicas. Quando os alimentos são produzidos sem o cumprimento desses princípios, há o risco de insegurança alimentar. E ela vai além da fome: alimentos com agrotóxicos em excesso ou que não sejam nutricionalmente adequados também compõem esse perigo.

Quais são os desafios para a segurança alimentar?

Atualmente, a agricultura enfrenta dois problemas principais: as mudanças climáticas e a crescente escassez de recursos naturais, especialmente água e solo.

As mudanças climáticas, caracterizadas pelo aquecimento do planeta, impactam na produtividade de várias espécies vegetais, principalmente aquelas mais sensíveis ao calor. Com isso, cultivos podem desaparecer ou se verem obrigados a mudar de local, em busca de condições mais amenas.

Quanto ao solo e à água, o problema reside no uso indiscriminado desses recursos. Grandes extensões de terra são degradadas por diversos fatores, como o uso excessivo e a falta de rotação de culturas.

Já a água torna-se escassa diante do grande desperdício, principalmente no caminho dela até a irrigação. Boa parte do líquido é perdido devido a vazamentos, fazendo com que metade da água utilizada na agricultura seja desperdiçada.

Como garantir a segurança alimentar desde a lavoura?

Mas o que pode ser feito para que a segurança alimentar seja uma preocupação desde o momento em que o alimento começa a ser cultivado no campo? Listamos algumas atitudes que contribuem para a prevenção de problemas relativos a alimentação.

Uso consciente de defensivos

O uso sem controle de agrotóxicos coloca em risco tanto quem consome os produtos quanto aqueles envolvidos no seu cultivo. Outro problema é a contaminação de solos e águas oriundas dos resíduos. Por isso, eles devem ser usados com parcimônia e sob todos os cuidados necessários.

Produção sustentável

Uma produção preocupada com seu impacto no meio ambiente deve primar pelo uso consciente dos recursos naturais e por soluções alternativas para fertilizar o solo e lidar com pragas.

Inovação

O avanço em algumas áreas da ciência tem o potencial de contribuir com a segurança alimentar. A biotecnologia é um desses campos promissores. Por meio dela, torna-se possível a criação de fertilizantes mais eficientes e sementes com maior resistência a pragas e variações climáticas.

A questão da segurança alimentar é um tópico que fará cada vez mais parte da pauta de preocupações globais — e não é para menos! O que seria mais importante do que alimentar com qualidade a população do planeta? Por isso, a atuação consciente de todos e o desenvolvimento da ciência e tecnologia cumprirão papel essencial na superação desses desafios.

Você gostou do texto? Então deixe um comentário nos contando que atitudes são adotadas na sua lavoura para garantir a segurança alimentar!

 

Deixe um comentário

10 − nove =

Fique por dentro

Fique por dentro de todas as nossas novidades e soluções, do mercado de
agropecuaria, saneamento e bens de consumo.