Refinarias: como otimizar a produção sem causar impactos ao meio ambiente?

refinarias-como-otimizar-a-producao-sem-causar-impactos-ao-meio-ambiente.jpeg

Quem trabalha em refinarias sabe que vez após vez é necessário manipular produtos ou mesmo fazer alguns processos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente. Também não é novidade que isso pode resultar em prejuízos para todo o ecossistema.

No entanto, esse tipo de indústria pode reduzir muito os danos ambientais tomando algumas medidas práticas. Quer saber quais ações você pode adotar para fazer isso? Confira o nosso post e descubra 3 delas!

Adote produtos biotecnológicos

Quando se inicia um assunto falando de produtos biotecnológicos, muitas pessoas, logo de cara, lembram de biocombustíveis. No entanto, a biotecnologia envolve muito mais que isso e pode ser usada em refinarias. 

Ela pode ser definida como a associação de técnicas modernas de genética que são usadas com o objetivo de obter produtos de forma eficiente, rápida e econômica.

Uma excelente maneira de começar a usá-la no dia a dia de uma refinaria é inciando o tratamento de efluentes da indústria com produtos biotecnológicos. Nesse processo você poderá encontrar muitos benefícios. Alguns deles são:

  • enquadrar-se nos parâmetros legais de descarte;
  • aumentar a capacidade de tratamento;
  • reduzir os custos operacionais;
  • diminuir o odor;
  • reduzir os níveis de oxigenação do sistema;
  • usar uma tecnologia limpa;
  • degradar hidrocarbonetos de petróleo.

Invista em TI verde

TI verde, também conhecido mundialmente pelo seu nome em inglês Green TI, é um termo dado ao uso da tecnologia e da ciência para a preservação do meio ambiente.

Essa técnica já é utilizada em muitas indústrias, que, por sua vez, passaram a ser conhecidas como Indústrias Verdes. Isso se dá pela forte implementação de políticas corporativas que têm por objetivo minimizar os impactos ambientais que são causados pelas fábricas.

As refinarias que optam por incorporar o TI verde em sua política tem uma preocupação muito grande em adotar práticas sustentáveis em todos os seus processos produtivos. Para conseguir ser eficiente nisso elas prestam atenção em pelo menos 3 pontos. Eles são:

  1. processo de fabricação sustentável;
  2. gerenciamento e utilização da tecnologia de forma sustentável;
  3. descarte adequado.

Antigamente, apenas ter uma preocupação com o consumo de energia já era o suficiente para fazer parte de uma Indústria Verde. No entanto, devido à forte conscientização das pessoas desse meio, hoje é necessário:

  • poupar energia;
  • utilizar de forma correta os equipamentos eletrônicos;
  • descartar corretamente os produtos;
  • optar por trabalhar com pessoas que também aderem a essa política.

Use soluções sustentáveis

Outro ponto muito importante para diminuir o impacto ambiental que as refinarias podem causar, é procurar no mercado soluções sustentáveis para os problemas encontrados no dia a dia.

Pesquisar bem o que precisa ser feito é um passo fundamental para se tornar conhecido como uma empresa que executa práticas sustentáveis e visa a preservação do meio ambiente.

Fica evidente que é possível reduzir os danos ambientais causados pelas refinarias a partir do momento em que os envolvidos nos processos optam por adotar algumas medidas práticas, como as citadas acima, que visam a preservação do meio ambiente e promovem a sustentabilidade.

Gostou de saber como otimizar a produção nas refinarias sem causar impactos ao meio ambiente? Quer entender mais sobre o assunto? Então entre em contato conosco!

Deixe um comentário

quatro × dois =