O que é biotecnologia e quais são suas aplicações?

o-que-e-biotecnologia-e-quais-sao-suas-aplicacoes.jpeg

O progresso da ciência é notório. A cada dia, novas terapias são desenvolvidas, plantas e animais aumentam sua produtividade, e fontes alternativas de energia são criadas. Por mais distintas que pareçam, todas essas inovações apresentam um ponto em comum: a biotecnologia.

Os primeiros processos biotecnológicos estão ligados à fermentação. A produção de cerveja já conta com cerca de 8.000 anos de história. De lá para cá, muita coisa evoluiu. Mas tem marco que foi fundamental para lançar a biotecnologia a um novo patamar de desenvolvimento: o domínio de técnicas para manipulação do DNA.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue conosco!

O que é biotecnologia?

Por definição, biotecnologia é o uso de tecnologias que empregam organismos vivos ou seus metabólitos na criação ou modificação de produtos. O objetivo é explorar os mecanismos biológicos para desenvolver o planeta e seus habitantes.

Trata-se, portanto, de aplicar o conhecimento adquirido em diversas áreas — microbiologia, bioquímica, genética e outras — para obter produtos ou desenvolver processos para os seguintes campos:

  • medicina;

  • agricultura;

  • produção de alimentos;

  • meio ambiente;

  • indústria e serviços.

Quais são as aplicações da biotecnologia?

A biotecnologia está presente em nosso dia a dia — e nem sempre nos damos conta disso. E não estamos falando apenas daquela cerveja que você toma no fim do dia ou do queijo que está sobre a sua pizza.

Duvida? Então conheça as principais aplicações dessa ciência.

Melhoramento genético

Esse processo é aplicado principalmente para melhorar a eficiência produtiva de plantas e animais usados na nossa alimentação. Aqui, não estamos falando de manipulação genética, mas sim em selecionar e promover cruzamentos de maneira a privilegiar as variantes que nos são mais favoráveis.

Veja alguns exemplos de organismos que são comumente melhorados:

  • gado, para maior produção de carne e leite;

  • vegetais, para maior resistência a pragas;

  • abelhas, para favorecer a produção de mel;

  • galinhas, para aumentar a eficiência das poedeiras.

Produção de vacinas

Essa é uma das maiores conquistas da biotecnologia moderna. As formulações são cada vez mais seguras e eficazes graças ao conhecimento adquirido nos últimos anos. Enquanto as primeiras vacinas continham patógenos completos, porém atenuados ou inativados; hoje, já falamos nas modernas vacinas de DNA.

Uso de microrganismos na agricultura

Diversos microrganismos realizam processos que são benéficos para as plantas, incluindo:

  • fixação do nitrogênio atmosférico;

  • controle de pragas e patógenos;

  • produção de hormônios de crescimento vegetal;

  • promoção da resistência ao estresse;

  • solubilização de compostos importantes para a planta.

Assim, uma forma de melhorar o rendimento vegetal é alterar a relação entre a planta e o microrganismo. Isso só pode ser feito usando a biotecnologia.

Desempenho de caixas de gordura

As caixas de gordura são fundamentais em residências e espaços comerciais como restaurantes, açougues, supermercados e padarias. Elas exigem manutenção periódica para que não exalem mau cheiro nem atraiam insetos e ratos.

Atualmente, é possível usar microrganismos para degradar os resíduos que se acumulam nas caixas de gordura. Essa alternativa biotecnológica traz bastante tranquilidade aos síndicos e donos de estabelecimento, uma vez que diminui o risco de problemas operacionais como o entupimento e o transbordamento.

Percebeu como a biotecnologia está presente em nosso cotidiano? Esses são apenas alguns exemplos dos impactos que as inovações biotecnológicas trazem para a nossa vida. Embora algumas aplicações possam ser polêmicas, o bom uso da ciência tem um potencial imenso no meio ambiente, na saúde e — por que não? — na prestação de serviços e produção industrial.

Este post foi útil para você? Então, assine nossa newsletter e receba informações valiosas como estas diretamente no seu e-mail!

 

Deixe um comentário

dois + treze =