Infestação de insetos: quais são as principais causas?

infestacao-de-insetos-quais-sao-as-principais-causas.jpeg

Se tem uma coisa que não cai nada bem em restaurantes é sujeira. Ambientes descuidados, com gordura e restos de comida acumulados, promovem a infestação de insetos e colocam a saúde dos consumidores em risco, uma vez que muitos desses animais são vetores de doenças. Dessa forma, manter saudável a cozinha do restaurante passa pelo controle adequado das pragas.

Continue conosco para conhecer as principais causas da proliferação de insetos e como evitar que o seu estabelecimento sofra com esse problema!

Que fatores levam à multiplicação dos insetos?

Os insetos, diferentemente de nós, não são capazes de regular a temperatura corporal. Por isso, eles tendem a ficar menos ativos no frio e surgir com força total quando o período de calor começa. Isso não quer dizer que o controle de pragas deve ser restrito aos meses de verão, principalmente em um país tropical como o nosso.

As ações para prevenir a infestação de insetos devem ser colocadas em prática o ano inteiro. Em uma cozinha com alta movimentação, como a de um restaurante, as áreas de calor próximas aos fornos e fogões podem se tornar o ambiente ideal para o crescimento de pragas, ainda mais se houver depósito de restos de comida.

Afinal, a sujeira é outro fator que promove a multiplicação desses animais. Os insetos precisam de alimentos para se reproduzirem. Qualquer local com comida disponível — sejam sobras alimentares, sejam produtos mal acondicionados — atrai pragas e pode criar um foco de infestação.

Como evitar uma infestação de insetos?

Para que os insetos se proliferem, é preciso combinar 2 fatores: disponibilidade de comida e um local para a proteção dos ovos. Muitas pragas encontram esconderijo do lado de fora dos estabelecimentos, em redes de esgoto, depósitos de entulho ou quaisquer outros lugares que ofereçam um abrigo seguro.

Por isso, o controle do entorno do restaurante é importante para evitar focos de baratas, formigas e outros insetos. Um ponto que merece especial destaque é a caixa de gordura. Esse tanque é responsável por remover a gordura dos efluentes da cozinha e, se não for corretamente tratado, pode atrair não apenas insetos, mas também roedores.

Portanto, cuidar desse dispositivo é fundamental. Ele deve permanecer sempre vedado e passar por limpeza periodicamente. O objetivo é evitar a obstrução da caixa pelo acúmulo de detritos, o que causa transbordamentos, mau cheiro e ainda cria o ambiente ideal para o desenvolvimento de insetos e outras pragas.

A biotecnologia é uma aliada importante para que a cozinha de seu restaurante não seja pega de surpresa. Utilizar blocos contendo um consórcio de microrganismos capazes de dissolver a gordura é uma alternativa simples e fácil, que evita ter que retirar manualmente a sujeira acumulada na caixa de gordura. A solução permanece ativa por vários meses e é autodosadora. Prático, não é mesmo?

Outros cuidados na cozinha também são importantes para que os insetos não encontrem em seu estabelecimento o local de alimentação perfeito. Veja algumas dicas que podem ajudar:

  • esvaziar o lixo da cozinha com frequência;

  • manter o lixo no depósito sempre em sacos e lixeiras muito bem fechados;

  • transportar o lixo para a calçada próximo ao horário da coleta;

  • lavar frequentemente o depósito de lixo e a lixeira da rua;

  • limpar o restaurante após o encerramento das atividades;

  • colocar telas protetoras nas aberturas para as áreas externas;

  • eliminar caixas, plásticos e pallets usados para o transporte de produtos.

Seguindo essas recomendações, as chances de a cozinha de seu restaurante sofrer com uma infestação de insetos são minimizadas. Se ainda assim o problema ocorrer, realizar o controle químico das pragas pode ajudar. No entanto, é preciso contratar uma empresa especializada e capaz de tomar os cuidados necessários para evitar a contaminação de alimentos e utensílios.

O que achou deste post? Não deixe de nos seguir nas redes sociais para acompanhar nossas novidades. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTubeAproveite também para conhecer o BioCubo, a solução sustentável e biotecnológica da SuperBAC para tratamento das caixas de gordura.

Deixe um comentário

vinte − 13 =