gerenciamento-de-residuos-industriais-como-os-3rs-podem-ser-uteis

Gerenciamento de resíduos industriais: como os 3Rs podem ser úteis?

Por Marketing
Escrito em 24 de novembro de 2016
Atualizado em 24 de outubro de 2016
Blog

Que as indústrias são indispensáveis para o desenvolvimento e crescimento de qualquer Estado, País ou Nação, isso quase todo mundo sabe: elas geram emprego e renda, fomentam a economia e contribuem para o desenvolvimento social.

Atrelado a esse viés de desenvolvimento, há também a questão dos impactos ambientais que esse tipo de atividade produz sobre o meio ambiente, especialmente por meio da geração de resíduos industriais.

E para solucionar ou mitigar os impactos que esses resíduos podem causar ao meio ambiente, só mesmo monitorando e acompanhando a produção na fonte, assegurando que o tratamento, o descarte e a destinação final dos resíduos ocorrerá da maneira adequada.

Mas como gerenciar adequadamente os resíduos industriais? Que métodos e técnicas podem potencializar as ações de controle e monitoramento da geração de resíduos industriais?É sobre essa questão que trataremos no nosso post de hoje.

Vamos falar um pouco sobre a metodologia 3Rs e como ela pode ser aplicada no gerenciamento de resíduos industriais. Confira!

A metodologia 3Rs

O conceito que embasa a metodologia 3Rs surgiu pela primeira vez durante a Conferência da Terra, realizada no Rio de Janeiro, no ano de 1992.

A ideia básica da metodologia é promover uma cultura de preservação do meio ambiente, de modo que se incorpore esses conceitos no cotidiano das pessoas.

Para isso, a teoria propõe uma mudança de paradigma: sair de uma tendência de consumo desenfreado para uma postura de consumo consciente. Essa transformação abrange a adoção de posturas resumidas nos três verbos que denominam a metodologia. São eles:

  • REDUZIR – esse verbo aponta para a necessidade de redução no consumo. Quanto menor ele for (em qualquer que seja a situação), menor será, consequentemente, o consumo agregado de outros itens como água, energia, dentre outros.
  • REUTILIZAR – a ideia aqui é fomentar o uso de um objeto ou utensílio de diversas formas e por diversas vezes, evitando seu descarte imediato e, assim, minimizando os impactos sobre a produção de lixo;
  • RECICLAR – aqui traduz-se a ideia da necessidade de dar destinação adequada aos subprodutos gerados em uma determinada atividade. Ou seja, transformar algo que consumido e reutilizando, para que possa ser utilizado de uma outra maneira.

Aplicação dos 3Rs na realidade da indústria

O conceito da metodologia 3Rs é abrangente e pode ser aplicada a qualquer universo, inclusive ao setor industrial.

Ações educativas voltadas à redução dos desperdícios com água, reforçando o “reduzir”, podem minimizar a quantidade de efluentes líquidos produzidos em toda a indústria, com impactos positivos sobre os custos com tratamento de efluentes líquidos.

Já as medidas que reforcem o “reciclar”, como adoção de novas técnicas de reaproveitamento de resíduos, podem reduzir o quantitativo de resíduos gerados, com impacto positivo sobre todo o processo.

Impactos positivos dos 3Rs no gerenciamento de resíduos industriais

Para que se estabeleça de que modo os resíduos serão tratados, destinados e descartados, é indispensável que a empresa tenha uma política de gerenciamento de resíduos industriais.

Essa é uma obrigação tanto para atendimento das condicionantes legais estabelecidas na legislação sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, como para atendimento do padrões de lançamentos de efluentes em copos d’água, notadamente nas Resoluções do CONAMA.

A adoção da metodologia 3Rs potencializa as ações de gestão de resíduos industriais, trazendo impactos positivos ao meio ambiente e à imagem da empresa, que passa agregar o conceito de sustentabilidade à sua gestão.

Sua empresa já utiliza a metodologia 3Rs no gerenciamento de resíduos industriais? Houve alguma redução de custo com a implantação dessa técnica em sua empresa? Compartilhe conosco a sua experiência, deixando um comentário abaixo!

Deixe um comentário

cinco × 4 =

Fique por dentro

Fique por dentro de todas as nossas novidades e soluções, do mercado de
agropecuaria, saneamento e bens de consumo.