Paper RECYCLE sign in children`s hands against green spring background. Earth day concept

Existe uma alternativa sustentável para o plástico em bares e restaurantes?

Por Marketing
Escrito em 24 de maio de 2016
Atualizado em 23 de maio de 2017
Blog

Estabelecer uma postura sustentável é um grande desafio para donos de restaurantes, bares e lanchonetes. Sabemos que o ciclo de decomposição de materiais plásticos é de longo prazo. Por isso, a redução dos custos relacionados à compra permanente de insumos plásticos pode ser um atrativo para a busca de alternativas, como o uso de sacolas biodegradáveis, canudos de papel ou de metal.

O descarte excessivo de plástico na natureza tem causado inúmeros problemas, como a poluição crescente de mares e oceanos — um desafio da administração ambiental global —, além da saturação dos aterros sanitários nos grandes centros urbanos com o despejo do material, que tende a ocupar muito espaço físico.

Isto posto, existe uma alternativa sustentável para o plástico em bares e restaurantes? Continue lendo o nosso post e confira a resposta!

Sacolas de papel

Desde 2002, quando Bangladesh baniu o seu uso e a Irlanda passou a cobrar pela sacola plástica, uma série de países e cidades ao redor do mundo têm criado medidas para reduzir a circulação desse tipo de embalagem.

A sacola de papel e material biodegradável tem sido utilizada como uma alternativa. Além do benefício ambiental, o design e possibilidade de customização das sacolas de papel em diversos tamanhos buy-trusted-tablets.com e cores, acabam as tornando uma boa opção de marketing para quem passa a adotá-las.

Um importante diferencial, é que as pessoas reutilizam as sacolas de papel antes de jogá-las no lixo. Isso fomenta um ciclo de uso sustentável. No caso das sacolas de plástico, acontece o contrário, quanto mais as pessoas vão ao supermercado, mais sacolas elas consomem.

Canudos e copos de papel, metal ou madeira

O plástico tem cedido lugar ao papel também nos canudinhos e nos copos. Assim como no caso das sacolas, podemos encontrar copos e canudinhos de papelão em várias cores e tamanhos. Eles são vendidos com preços acessíveis em lojas de atacadistas.

Outras opções, como os canudos de titânio — de grande durabilidade, não alergênico e não corrosivo —, de aço inoxidável, de vidro e até de bambu também são alternativas, embora sejam mais caras. Elas tendem a se encaixar melhor no uso doméstico, mas, dependendo da proposta do seu estabelecimento, podem dar um charme adicional à proposta da casa.

Garrafas de vidro

Tenha um recipiente maior, reciclável, e transfira a água mineral para garrafas de vidro de 600 mililitros que possam ser reutilizadas. Essa estratégia é muito comum em restaurantes europeus. Com a chegada do cliente, a água é servida em um recipiente de vidro. Essa medida pode evitar o consumo nada sustentável de várias garrafas plásticas de água.

Plástico reciclável

Utilize produtos de plástico reciclado e reutilizáveis, reduzindo a pressão do produto no meio ambiente. Uma inovação que ainda promete no Brasil é o uso de copos reutilizáveis. Tem feito sucesso na Austrália, no Reino Unido e Estados Unidos o KeepCup, um tipo de copo reutilizável adotado para o consumo de bebidas quentes.

Em vez de consumir bebidas em copos de papel ou de plástico, com o copo reutilizável — elaborado com plástico totalmente reciclável — o consumidor pode frequentar diferentes cafés com o mesmo recipiente, com praticidade — menor peso que recipientes de plástico rígido ou de metal — e melhor capacidade térmica do que outros produtos comumente usados.

E sempre que não houver alternativa, busque utilizar opções oxibiodegradáveis — o plástico que se desintegra em pequenas partículas quando em contato com a terra e facilita o processo de decomposição da matéria orgânica no seu entorno.

E você, tem outras sugestões para um estabelecimento sustentável? Conhece outras opções de uso de materiais plásticos recicláveis? Comente sobre a sua experiência!

 

 

Deixe um comentário

cinco × 2 =

Fique por dentro

Fique por dentro de todas as nossas novidades e soluções, do mercado de
agropecuaria, saneamento e bens de consumo.