qual-e-a-funcao-de-uma-caixa-de-gordura.jpeg

Qual é a função de uma caixa de gordura?

Por SuperBAC Biotechnology Solutions
Escrito em 7 de janeiro de 2019
Atualizado em 7 de janeiro de 2019
Blog

A caixa de gordura é um tanque normalmente feito em alvenaria ou PVC cuja função é impedir que a gordura despejada na pia caia diretamente na rede de esgoto. Dessa forma, ela evita que se formem depósitos nos canos e que ocorram entupimentos.

Em restaurantes, a caixa de gordura tem um papel fundamental, uma vez que há uma grande produção de rejeitos na cozinha. No entanto, caso não haja a manutenção adequada, podem ocorrer transtornos como transbordamentos, aparecimento de pragas e mau cheiro no estabelecimento.

Quer saber mais sobre a caixa de gordura e o que fazer para que ela funcione adequadamente? Continue a leitura deste post!

Qual é a diferença entre a caixa de gordura e a caixa de inspeção?

A caixa de gordura é responsável por reter os resíduos alimentares que vêm da pia ou da máquina de lavar louças. Suas medidas refletem sua capacidade de retenção e são calculadas levando em consideração a quantidade de refeições servidas diariamente e o volume de esgoto gerado nos momentos de maior fluxo.

Assim, de acordo com o tamanho, as caixas de gordura podem ser:

  • pequenas: retêm 18 litros;

  • simples: retêm 31 litros;

  • duplas: retêm 120 litros;

  • especiais: exigidas nos restaurantes, o cálculo do tamanho é feito por engenheiros.

A caixa de inspeção, por outro lado, é um tanque enterrado em pontos estratégicos do sistema de encanamento, seja a tubulação de esgoto, seja a rede de captação de águas pluviais. Seu objetivo é facilitar o acesso para limpeza e desobstrução. Assim, ela não tem a função de reter nenhum tipo de material.

Como instalar e cuidar da manutenção da caixa de gordura?

De acordo com a NBR 8160 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a caixa de gordura deve ser instalada do lado de fora dos estabelecimentos, em um lugar ventilado e onde possa ser acessada facilmente. Ela é colocada abaixo do piso e apenas a sua tampa fica visível.

Para conectá-la às tubulações de entrada e saída, é preciso soldar os componentes e aplicar adesivos plásticos para garantir a total vedação. O fundo e os arredores da caixa devem ser cercados por uma camada de areia bem compacta, de forma a garantir um apoio estável para manter a tampa bem fechada, evitando atrair insetos e roedores.

Como limpar a caixa de gordura corretamente?

A sujeira retida nas caixas de gordura forma blocos sólidos que devem ser removidos periodicamente. Para realizar o serviço, é preciso retirar a tampa e esvaziar o conteúdo da cesta de coleta, descartando-o como lixo orgânico. Embora qualquer pessoa possa realizar a limpeza, há diversas empresas especializadas nesse serviço.

Outra forma de se livrar da gordura acumulada é utilizar microrganismos capazes de degradar o material orgânico presente nas caixas. Com isso, a necessidade de retirar manualmente a gordura é eliminada, e os tanques permanecem limpos por mais tempo, evitando que manutenções de emergência sejam requeridas.

Pronto! Agora você já tem as informações mais relevantes sobre a caixa de gordura. Saber as maneiras corretas de instalá-la e realizar sua limpeza é essencial para que a cozinha de seu restaurante se mantenha em funcionamento, com a água escoando livremente pelos ralos e sem nenhum odor desagradável.

Este post trouxe o que você estava procurando? Para não perder nenhuma novidade, curta nossas páginas no Facebook, Instagram e LinkedIn! E não deixe de acessar nosso site para conhecer o BioCubo, a solução biotecnológica da SuperBAC para tratar as caixas de gordura.

Deixe um comentário

19 + cinco =

Fique por dentro

Fique por dentro de todas as nossas novidades e soluções, do mercado de
agropecuaria, saneamento e bens de consumo.