producao-de-frutas-promova-um-ciclo-de-melhorias-a-cada-safra.jpeg

Produção de frutas: promova um ciclo de melhorias a cada safra!

Por SuperBAC Biotechnology Solutions
Escrito em 14 de janeiro de 2019
Atualizado em 14 de janeiro de 2019
Blog

Quando o assunto é produção de frutas, o Brasil ocupa um lugar de destaque: com cerca de 45 milhões de toneladas ao ano, nossa fruticultura é a terceira maior do mundo. A laranja, a banana, a uva, o abacaxi e o açaí são os produtos que mais contribuem para esse número tão expressivo.

Seja qual for a lavoura, colher mais gastando menos parece sempre uma boa ideia, não é mesmo? E não estamos falando apenas de dinheiro. Adotar uma boa estratégia de produção também permite economizar recursos naturais e seguir outras medidas que causam menos impacto ao meio ambiente.

Preparado para descobrir como alavancar sua produção de frutas? Siga conosco!

Acompanhe o mercado

O mercado consumidor é dinâmico, de forma que adotar práticas que faziam sucesso há 10 anos não surte os mesmos efeitos hoje em dia. A preocupação com uma alimentação mais saudável e a crescente busca por praticidade são duas questões bastante atuais em que o produtor precisa ficar de olho.

Para agradar um público cada vez mais exigente, a biotecnologia é uma grande aliada. É graças aos avanços científicos que hoje temos uvas e melancia sem sementes, por exemplo. Além disso, a inovação permite um menor uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos, impulsionando a produção de frutas orgânicas.

Acompanhar as demandas do novo consumidor é, portanto, fundamental. Deixar tendências de lado pode significar perder um espaço precioso no mercado.

Invista na produção de frutas da estação

Cada fruta tem seu próprio tempo de crescimento e amadurecimento, assim como o melhor terreno para o cultivo. A manga, por exemplo, cresce naturalmente na região Sudeste durante a primavera. No entanto, para cultivá-la fora da época na região semiárida do Nordeste, os custos com irrigação são imensos.

O esforço para produzir alimentos fora de suas épocas gera, portanto, maior gasto de água, além de exigir a aplicação mais frequente de defensivos agrícolas. Outro ponto que merece ser considerado é a satisfação do consumidor, uma vez que as frutas da estação tendem a ser mais saborosas e nutritivas do que quando cultivadas em condições artificiais. 

Não se esqueça da tecnologia

Aliar produtividade e desenvolvimento sustentável nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, as dificuldades podem ser contornadas por meio da tecnologia. Com as ferramentas tecnológicas apropriadas, é possível:

  • conhecer os pontos do solo que precisam ser corrigidos;
  • determinar a capacidade máxima de produção de uma área;
  • avaliar a fertilidade da terra;
  • investir em safras resistentes a pragas e doenças;
  • identificar falhas nas lavouras;
  • monitorar de perto a produção.

Como consequência, apostar em inovação permite economizar recursos naturais e financeiros e ao mesmo tempo impulsionar a produtividade. Dessa forma, fica muito mais fácil traçar metas de produção e alcançá-las.

Como vimos, para tirar o máximo proveito da produção de frutas, é preciso estar atento a dois fatores principais: a satisfação do consumidor e os cuidados com o ambiente. Assim, o produtor garante vida longa à sua lavoura e um público cada vez mais disposto a adquirir seus produtos. 

Que tal também ajudar outros produtores? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude a espalhar essas informações tão relevantes! 

Deixe um comentário

6 + dez =

Fique por dentro

Fique por dentro de todas as nossas novidades e soluções, do mercado de
agropecuaria, saneamento e bens de consumo.