entupimentos na sua caixa de gordura

Como evitar entupimentos na sua caixa de gordura com o uso da biotecnologia

Por Marketing
Escrito em 23 de setembro de 2019
Atualizado em 18 de setembro de 2019
Blog

Entupimentos na sua caixa de gordura podem representar um grande transtorno, principalmente para estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes. Transbordamento, mau cheiro, proliferação de pragas como baratas, escorpiões e ratos e pia com lentidão no escoamento são apenas alguns problemas gerados.

Tradicionalmente, a manutenção da caixa de gordura pode prevenir esse problema, e o desentupimento é feito de uma forma muito similar à limpeza periódica. Mas é um processo desagradável e pode trazer o risco de quebrar os componentes.

Vamos apresentar, neste artigo, uma solução inovadora para prevenir entupimentos na sua caixa de gordura. Ficou curioso? Então, prossiga com a leitura e descubra!

O que causa entupimentos na sua caixa de gordura?

A caixa de gordura cumpre uma função muito importante e o mecanismo é muito simples. Há uma divisória no compartimento para que a água seja forçada a passar por baixo e seguir para o esgoto. Como a gordura é mais leve que a água, ela fica flutuando na primeira parte da divisória e não segue pelo ralo nem polui o meio ambiente.

No entanto, a gordura que vem de lavagens e cozimentos e fica flutuando se acumula e se solidifica com o tempo, exigindo uma limpeza periódica. A frequência da manutenção depende do tamanho da caixa, ou seja, da sua capacidade de reter a gordura.

Se a limpeza não for feita, a gordura acumulada entope a entrada da tubulação e a água pode voltar para a pia e causar transbordamentos. Além disso, o excesso de gordura provoca um odor muito forte. Lembre-se também de que o sistema recebe os resíduos de alimentos. Esses fatores são um atrativo para pragas, como insetos e roedores.

Por se tratar de um risco ambiental, o estabelecimento comercial é obrigado a fazer a instalação da caixa de gordura. Suas condições são fiscalizadas pela Vigilância Sanitária, e irregularidades podem gerar multas, dependendo da legislação municipal.

Como o problema costuma ser evitado?

Tradicionalmente, a prevenção é o melhor remédio. Após a limpeza da caixa de gordura, o descarte é feito por caminhão limpa-fossa. A empresa contrata esse serviço para sugar a gordura e dar a destinação mais apropriada. Mas essa prática nem sempre é comum.

Vale lembrar que entupimentos na sua caixa de gordura também podem ser ocasionados por restos de comida, como grãos de arroz. Eles aderem às paredes das tubulações por causa da presença da gordura. Esse acúmulo reduz a vazão da água e a pia demora para escoar a água.

Então, a recomendação é evitar jogar restos de comida na pia, descartando as sobras da panela e dos pratos na lixeira antes de lavar a louça.

Essa gordura que se acumula na tubulação é mais complicada de monitorar. Só se sabe quando já entupiu. Há empresas que fazem verificações não só na caixa, mas também em canos, sifões, ralos e outros componentes integrados à caixa de gordura — o que acaba sendo mais custoso para o estabelecimento.

O tratamento com produtos químicos pode acabar piorando a situação. A soda cáustica é um exemplo. Ela é muito usada para dissolver a gordura da tubulação. Mas quando chega à caixa de gordura, ela se mistura com o material e empedra, virando um sabão.

Há, no entanto, outra solução muito eficiente e sustentável para evitar entupimentos na sua caixa de gordura: o BioCUBO. Entenda mais como funciona!

Como funciona o BioCUBO, da SUPERBAC?

Como o nome já sugere, o BioCUBO consiste em um tratamento biológico. Ele é composto por uma alta concentração de microrganismos naturais capazes de consumir ou degradar a gordura que está retida nas caixas de gordura e em fossas sépticas, com um ótimo custo-benefício.

Ele é indicado para todos os estabelecimentos que têm uma caixa de gordura ou uma fossa séptica. A aplicação dele é feita por uma equipe especializada da SUPERBAC. Os profissionais vão até o estabelecimento e fazem uma avaliação completa de todo o sistema da caixa de gordura. Abre-se a caixa, aplica o cubo, deixa-o instalado lá dentro e, de preferência, na tubulação de entrada.

A equipe analisa todos os parâmetros de instalação e emite um relatório com todos os detalhes sobre o controle a manutenção da caixa de gordura.

Quando a água está entrando na caixa, ela obrigatoriamente passa pelo cubo e, nesse momento, ocorre o processo chamado de lixiviação — as bactérias são liberadas à medida que a água vai passando. Daí então, esses microrganismos soltos começam a fazer o tratamento para a caixa. Assim, esse tratamento fica em operação de modo contínuo, 24 horas, evitando o acúmulo de gordura.

A partir daí, entra-se em uma rotina de tratamento constante. Para observar realmente uma efetividade, dependendo das condições da caixa, leva de 1 a 3 meses para testar os efeitos.

A cada mês, a equipe da SUPERBAC vai fazer a troca do cubo. Ele dura em torno de 30 dias, de acordo com a vazão do estabelecimento. Assim, o tamanho da aplicação vai depender da demanda para que o produto dure, em média, 30 dias.

O BioCUBO utiliza mecanismos naturais para eliminar a gordura da caixa. Não são utilizados produtos químicos agressivos no processo, de modo que não há risco de contaminação do meio ambiente. Trata-se de uma tecnologia clean e sustentável.

Além disso, quando você usa o BioCUBO, é possível reduzir a quantidade de material sólido acumulado, diminuindo o odor que atrai insetos e roedores — pragas indesejadas em qualquer local, principalmente em bares e restaurantes.

Se não for tratado adequadamente, os entupimentos na sua caixa de gordura podem causar muita dor de cabeça. Imagina um problema desses acontecendo na hora do almoço. Nesse momento seria inviável entrar com um caminhão limpa-fossa enquanto serve a refeição. Além da perda de clientes, o serviço emergencial poderia gerar prejuízos financeiros para o empreendimento.

Por outro lado, a prevenção é a melhor estratégia. E quando se adotam as práticas e tecnologias mais eficientes do mercado, é possível ter resultados mais satisfatórios.

Agora que você entendeu como evitar entupimentos na sua caixa de gordura por meio do BioCUBO, entre em contato com nosso time de especialistas e saiba como levar essa solução para o seu estabelecimento!

Deixe um comentário

14 + um =

Fique por dentro

Fique por dentro de todas as nossas novidades e soluções, do mercado de
agropecuaria, saneamento e bens de consumo.