bacterias-e-saneamento-basico-quais-as-relacoes-entre-eles

Bactérias e saneamento básico: quais as relações entre eles?

Por Marketing
Escrito em 27 de outubro de 2016
Atualizado em 24 de outubro de 2016
Blog

Há muito se sabe – e é comprovado pela ciência – que locais com condições precárias de higiene e saneamento básico são propícios à proliferação de bactérias, as quais podem provocar várias doenças.

No entanto, apesar das bactérias serem, muitas vezes, prejudiciais ao ser humano, elas também podem ser boas e utilizadas em nosso benefício. Há bactérias que auxiliam no bom funcionamento do corpo humano, na descontaminação de chorume e tratamento de águas e efluentes, devolvendo à natureza uma água com propriedade.

A palavra bactéria é má vista e assusta muitas pessoas, mas poucos sabem o quanto ela pode nos beneficiar. Continue lendo este post e veja quais as relações entre as bactérias e o saneamento básico. Além disso, entenda como apesar de, quase sempre, estarem ligadas a doenças elas também podem ser benéficas para o ser humano e o meio ambiente.

Definido o saneamento básico e as bactérias

Por definição, o saneamento básico significa proteger a saúde das comunidades e consiste da coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e controle de pragas, bem como o controle de qualquer tipo de agente patológico. O abastecimento de água potável e gestão de águas pluviais também se encaixam nas atividades de saneamento básico.

Já as bactérias são organismos vivos unicelulares, ou seja, constituídos de apenas uma célula e são microscópicas, só podem ser vistas com a ajuda de algum equipamento que aumente seu tamanho. Elas podem viver sozinhas ou se agrupar para formarem colônias e são capazes de se reproduzir com ou sem a presença de oxigênio.

Bactérias, doenças e saneamento precário

Dentre as principais doenças causadas por bactérias que estão ligadas à falta de um bom programa de saneamento básico, estão:

  • Cólera: causada pela Vibrio cholerae;
  • Leptospirose: causada por bactérias do gênero Leptospira;
  • Febre tifoide: causada pela bactéria Salmonella typhi;
  • Shigelose: causada por bactérias do gênero Shigella.

Bactérias, seus diversos pontos positivos

Apesar de serem consideradas quase sempre as vilãs em questão de saúde, as bactérias também são indispensáveis para a nossa vida. Temos milhares de bactérias vivendo em nosso corpo, em perfeita harmonia e algumas delas até participam ativamente da digestão de alguns dos alimentos que comemos. Além disso, muitos descobertas e testes científicos são feitos com a ajuda de bactérias, que servem como organismo modelo, como é o caso da Escherichia coli.

Elas também têm se mostrado muito úteis em tratamentos ambientais que auxiliam no saneamento básico, podendo até substituir pontualmente a falta de saneamento básico com soluções biotecnológicas.

Além disso, um trabalho científico realizado pela Universidade de São Paulo mostrou que as bactérias podem servir como degradante de um solvente tóxico chamado tetracloroetileno. Este solvente foi muito utilizado no passado na indústria metalúrgica, em instalações militares e até mesmo em casa, mas descobriu-se que ele é altamente tóxico e contamina o solo e os lençóis freáticos.

Há pouco tempo atrás, foi descoberta bactérica capaz de desintegrar plástico. Isso não é incrível? A humanidade tenta, de diversas formas, criar métodos que minimizem as consequências desse mal que nos afeta há séculos, e a solução estava na própria natureza. Seu nome é Ideonella sakaiensis. Sua descoberta foi feita por acaso, quando os cientistas verificaram, em usinas de reciclagem no Japão, que os plásticos estavam se degradando a uma velocidade maior que a normal. Leia matéria completa!

Conclui-se que o uso das bactérias como bioestimulantes na descontaminação de compostos é indispensável para o saneamento básico, uma vez que proteger a saúde das comunidades e o abastecimento de água própria para beber está entre suas definições.

Agora que você já viu que as bactérias podem ser úteis além do saneamento básico, leia também nosso post completo sobre como as bactérias também são boas! Conheça algumas que ajudam o meio ambiente!

Deixe um comentário

quatro × 1 =

Fique por dentro

Fique por dentro de todas as nossas novidades e soluções, do mercado de
agropecuaria, saneamento e bens de consumo.