afinalcomoepossivelreduziraconcentracaodesalnosolo

Afinal, como é possível reduzir a concentração de sal no solo?

Por Marketing
Escrito em 19 de julho de 2019
Atualizado em 19 de julho de 2019
Blog

A concentração de sal no solo ou, simplesmente, salinização, é um processo que ocorre em diversas regiões do mundo. Trata-se do acúmulo excessivo de sais minerais no solo, o que pode ocorrer por diversos fatores, desde a alta taxa de evaporação da água causada por temperaturas elevadas, o uso excessivo da irrigação ou até mesmo o mau uso de fertilizantes.

Dependendo do local, principalmente com predominância de clima semiárido ou árido, pode se tratar de um fenômeno natural. No entanto, a concentração de sal no solo é, sobretudo, um processo agravado pela ação do homem e que pode ter consequências graves tanto para o meio ambiente como para a agricultura.

Neste texto, vamos explicar como funciona esse processo, os problemas que a concentração de sal acarreta ao solo e, consequentemente, para a agricultura, além de apresentar maneiras de corrigir essa questão. Boa leitura!

O que causa o aumento da concentração de sal no solo?

Como dissemos, o efeito da salinização do solo tem dois tipos de causas principais. Uma delas é natural e ocorre em diversas regiões do mundo, principalmente as afetadas pelo clima árido ou semiárido. A outra é antrópica, ou seja, causada pela ação específica do ser humano. Vamos detalhar cada uma delas a seguir.

Ação natural

Primeiro, é preciso entender que a água da chuva ou de um rio, por exemplo, tem uma certa quantidade de sais minerais, como o sódio ou o potássio, por exemplo. Eles são essenciais para o processo de desenvolvimento da vegetação, no entanto, isso passa a ser um problema quando o índice de evaporação daquele local fica muito alto.

Quando a água evapora, passando do estado líquido para o gasoso, o mesmo processo não ocorre com os sais, que permanecem em estado sólido e se acumulam no solo. Quando essa concentração fica muito grande, temos o problema da salinização.

Esse é um fenômeno natural que ocorre, sobretudo, em regiões com clima árido ou semiárido. Nesses locais, a taxa de evaporação é tão alta (devido ao aumento da temperatura média) que a água evapora rapidamente, deixando o solo carregado com sais minerais.

Sem a água da chuva para “lavar” o solo, essas regiões costumam ser dominadas pelo fenômeno da desertificação, que é um processo agravado da salinização.

Irrigação inadequada

A concentração de sal no solo também ocorre em decorrência da ação humana. E isso pode acontecer, por exemplo, por causa da irrigação inadequada para a agricultura.

Especialistas apontam que diversas civilizações que tiveram o manejo da agricultura como uma de suas principais atividades produtivas vivenciaram grandes perdas de produção (que levaram ao desaparecimento de alguns desses povos) por causa da excessiva salinização e a consequente desertificação do solo. E tudo isso em decorrência de um uso equivocado da irrigação.

Seja por meio do desvio de cursos d’água, ou pela utilização de água subterrânea, a irrigação consiste também no transporte de sais minerais presentes nessas águas diretamente para o solo.

Se não houver controle da quantidade aplicada àquela determinada cultura, o excesso de água pode levar a um excesso de sais no solo. E uma alta taxa de evaporação aliada ao (também alto) consumo de água pela vegetação pode resultar, também, em uma grande concentração de sal no solo.

Uso equivocado de fertilizantes

Outra forma de como a ação humana contribui para a salinização do solo é por meio do uso equivocado dos fertilizantes. Formados por diversos nutrientes e elementos químicos, como sódio, potássio e cloro, eles são comumente utilizados para corrigir deficiências de nutrientes no solo, de acidez ou outras características que dificultam o desenvolvimento correto de uma determinada cultura. E isso é muito importante para a saúde do solo, independentemente da plantação.

No entanto, sem o manejo apropriado, o efeito pode ser o contrário, agravando a perda de nutrientes e aprofundando o processo de salinização e desertificação do solo. Se o fertilizante for utilizado em quantidade acima do indicado para aquele solo, pode ocorrer concentração de sais minerais.

Como reduzir a concentração de sal no solo?

Se você reparou que o solo de sua plantação está com concentração de sal, seja por causa de uma má irrigação, seja pelo uso incorreto de fertilizantes, ou mesmo por outro motivo, uma das maneiras de corrigir esse índice de salinidade é com o uso da água salina magnetizada.

Ela é capaz de quebrar os íons de sais do solo mais rápido do que a água não magnetizada. Dessa forma, um processo de lixiviação (lavagem do solo) dá conta de retirar o excesso de sal daquele local.

No entanto, se você identificou que o problema de alta concentração de sal no solo é derivado de uma má utilização de fertilizantes, uma maneira de diminuir esse problema é utilizar produtos que agridem menos o solo.

Uma das opções é o fertilizante organomineral. Esse tipo de composto alia a matéria orgânica aos elementos químicos que vão trabalhar para equilibrar a quantidade e os tipos de nutrientes no solo.

Por que procurar uma empresa especializada?

Como vimos, a concentração de sal no solo é um processo causado, basicamente, por interferência humana. Seja no excesso de água para a irrigação, seja no uso incorreto de fertilizantes, um erro desses pode custar a qualidade do solo e interferir, claro, na produtividade de toda uma determinada cultura.

Dessa forma, procurar uma empresa especializada para atuar na correção do solo é muito mais inteligente do que tentar resolver o problema por conta própria. Muitas vezes nos deparamos com “soluções mágicas” que podem agravar o processo de salinização do solo, o que será muito mais difícil de consertar.

Além disso, uma empresa especializada pode orientar o agricultor sobre o uso correto da irrigação — como a quantidade de água que deve ser empregada para evitar a concentração de sal no solo — e o manejo dos fertilizantes.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o processo de concentração de sal no solo, aproveite para seguir nossos perfis nas redes sociais e fique ligado nos próximos conteúdos que vamos compartilhar especialmente para você. Estamos no Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn.

Deixe um comentário

dezoito − 17 =

Fique por dentro

Fique por dentro de todas as nossas novidades e soluções, do mercado de
agropecuaria, saneamento e bens de consumo.