8dicasdecomoaumentaraprodutividadedasuasafra

8 dicas de como aumentar a produtividade da sua safra

Por Marketing
Escrito em 3 de junho de 2019
Atualizado em 3 de junho de 2019
Blog

A produtividade da safra é uma preocupação diária de todo agricultor, tendo impacto direto na lucratividade do seu trabalho. Aprender como elevá-la é a chave para uma fazenda de sucesso e o acesso a novas tecnologias e métodos de cultivo têm oferecido mais oportunidades de gerar mais alimentos com o mesmo espaço — a chave para manter a sustentabilidade a longo prazo.

A produtividade subiu muito nas últimas décadas, graças à adoção de novas ferramentas e práticas baseadas em pesquisas científicas. Elas têm permitido aos agricultores entender melhor o solo, os tipo de nutrientes que ele carece e em quais épocas e como plantar sementes para atingir os melhores resultados. Em outras palavras, a ciência e a tecnologia estão ajudando muito quem sabe se beneficiar delas.

Neste artigo você vai entender melhor a importância de aumentar a produtividade. Em seguida, vai conhecer 8 dicas para alcançar esse objetivo. Ao final do texto, vai aprender os benefícios de fertilizantes de boa qualidade.

Qual a importância da produtividade da safra?

Agricultores em todo o Brasil já sabem que solos e bacias hidrográficas saudáveis são fundamentais para a produtividade e lucratividade dos sistemas agrícolas, bem como para as comunidades rurais, a fauna e a flora. Os produtores que apostam em inovação estão demonstrando na prática o potencial de ecossistemas agrícolas de alto desempenho em produzir alimentos, entregar lucros e conservar ou até aprimorar os recursos naturais.

Trabalhando em parceria com empresas e institutos de pesquisa, agricultores pioneiros estão desenvolvendo e refinando soluções que enfrentam problemas ambientais, como perda de nutrientes para o ar e a água, esgotamento de matéria orgânica, escassez de lençóis freáticos e a produção em áreas próximas a reservas.

Uma população crescente, o aumento da demanda por biocombustíveis e outros produtos, mudanças climáticas, escassez de água e a perda de terras produtivas para o desenvolvimento urbano vão apenas aumentar a pressão sobre os recursos naturais nas próximas décadas. Para assegurar a produtividade, os agricultores terão necessariamente que desenvolver cada vez mais e melhores técnicas para conservar e aprimorar o uso do solo, da água e dos outros recursos naturais.

Quais as 8 melhores dicas para aumentar a produtividade da safra?

Vamos apresentar resumidamente algumas das melhores técnicas para aumentar a produtividade. As que vão render mais resultados em cada caso, naturalmente, vão depender do que você planta e das características do solo e clima na sua região.

1. Plantar no momento adequado

Escolher o tempo certo de semear é uma das decisões mais importantes na agricultura. A melhor estratégia é: se o solo está pronto, comece a plantar. Alguns testes e exames de solo podem ser feitos para verificar se o solo está pronto. Começar mais cedo pode aumentar a safra ao aproveitar alguma condição favorável inesperada, como mais ou menos chuva.

2. Praticar rotação de culturas

Está provado há muito tempo que fazer o mesmo cultivo no mesmo solo ano após ano reduz os resultados a longo prazo. Escolher uma alternativa, como plantar soja onde por muitos anos se cultivou milho, ajuda a diversificar a demanda e fazer o solo “descansar” do apetite da mesma planta.

3. Usar métricas e análises

Não basta plantar as sementes e torcer pelo melhor. É preciso entender e medir o potencial de cada safra. Drones e softwares de gestão ajudam a monitorar métricas, contribuindo para a chamada agricultura de precisão. Ela avalia indicadores como a longevidade, produtividade e qualidade da matéria-prima.

A informação obtida ao longo de um ciclo ajuda a tomar decisões melhores no seguinte, como de quais fornecedores comprar sementes e fertilizantes e quais partes da sua propriedade precisam de determinadas correções do solo.

4. Visitar os campos

O ditado “o olho do dono é que engorda o boi” não vale só para a pecuária. Visitar o cultivo com frequência dá a melhor oportunidade de avaliar condições do solo, constatar plantas daninhas e verificar o crescimento das plantas. Máquinas agrícolas modernas revelam muita informação, mas nada substitui o olhar humano.

5. Assegurar o escoamento de água

O gerenciamento de água é um elemento essencial para a sobrevivência da safra e também para maximizar sua produtividade. Deve-se assegurar que as plantas recebem água suficiente, mas que não pode ser em excesso. Além disso, a distribuição de água precisa ser contínua — não adianta o solo ficar encharcado em um dia e depois passar semanas seco. Desenvolver um sistema adequado de irrigação e drenagem ajuda a impedir alagamento e salinização, ambos os quais podem atrapalhar crescimento e produção.

6. Aplicar biofertilizantes

Cultivar o solo com biofertilizantes é uma prática importante para assegurar que suas plantas terão estoque adequado de nutrientes como cálcio, fósforo e potássio, bem como reduzir o excesso de elementos como o magnésio. A rizosfera e seus microrganismos compõem das partes que geram mais retorno sobre investimento, atuando no crescimento e desenvolvimento da planta durante todo o seu ciclo de vida.

7. Remover plantas daninhas desde cedo

As plantas daninhas são assunto sério e podem comprometer a lucratividade da safra. São invasivas e “roubam” nutrientes daquilo que você quer produzir e vender. O monitoramento constante do solo desde a pré-safra é necessário para reduzir o impacto dessa ameaça.

8. Investir em sementes de qualidade

A qualidade das sementes é uma das bases de safras produtivas. Sementes melhores têm tendência a crescer mais rápido, com mais saúde e mais eficiência.

Quais são os benefícios dos fertilizantes de boa qualidade?

Fertilizantes de boa qualidade aumentam a rentabilidade e otimizam os processos de produtividade na lavoura. Eles contribuem para que o solo onde as plantas crescem ofereça as melhores condições possíveis para seu desenvolvimento. Isso ocorre pela correção do solo, aumentando a oferta dos nutrientes escassos naquele local e adequados para aquele tipo de cultivo.

A produtividade da safra é um elemento fundamental do agronegócio. Com as pressões crescentes sobre o preço da terra e as dificuldades ambientais, será cada vez mais vantajoso (e necessário) adotar as técnicas deste texto para produzir mais no mesmo espaço.

Ficou com dúvidas sobre este artigo ou quer saber como implementar essas dicas na prática? Fale conosco e vamos conversar sobre a aplicação de biotecnologia em seu agronegócio.

Deixe um comentário

19 − 3 =

Fique por dentro

Fique por dentro de todas as nossas novidades e soluções, do mercado de
agropecuaria, saneamento e bens de consumo.