4beneficiosdosfertilizantesdealtaperformancedasuperbac

4 benefícios dos fertilizantes de alta performance da SUPERBAC

Por Marketing
Escrito em 30 de maio de 2019
Atualizado em 30 de maio de 2019
Blog

Os fertilizantes de alta performance da SUPERBAC têm por objetivo o equilíbrio, ou seja, rebalancear a dinâmica do solo, tanto na esfera nutricional quanto na biológica.

Isso acontece por meio do aumento da efetividade e disponibilidade dos nutrientes no solo devido à interação de uma matéria orgânica de altíssima qualidade e, também, em função da ativação dos microrganismos do solo que acabam catalisando os processos que levam à maior disponibilidade de nutrientes, o que resulta em um melhor desenvolvimento da planta.

Neste artigo você vai conhecer os principais benefícios dos fertilizantes de alta performance oferecidos pela SUPERBAC. Começamos apresentando o que são esses fertilizantes e como eles se diferenciam dos concorrentes no mercado. Em seguida, listamos as principais vantagens desses fertilizantes. No final do texto, mostramos exatamente como eles contribuem para o aumento da produtividade do agricultor.

O que são fertilizantes de alta performance?

Com grande base científica, o desenvolvimento dos fertilizantes SUPERBAC se baseia em pesquisas que consideram a sinergia entre aspectos nutricionais e biológicos que ocorrem no solo.

Uma tecnologia avançada de peletização permite a aplicação prática de uma matriz orgânica, que nesse caso trata-se de cama de aviário, como matéria-prima de pellets (pastilhas), que mantém características favoráveis à solubilidade, podendo executar a liberação de carbono orgânico, ácidos húmicos e ácidos fúlvicos. Isso oferece grande capacidade de capitalizar e melhorar a disponibilidade dos nutrientes no solo.

Outra característica do produto é a melhora do desenvolvimento biológico do solo. Isso ocorre pela adição de componentes nutricionais que fazem com que os microrganismos aumentem seu desenvolvimento e catalisem uma série de reações favoráveis tanto ao desenvolvimento da planta quanto para a disponibilidade de nutrientes que não estavam em um formato assimilável pelas raízes.

Esse conceito do aumento de assimilação da matéria orgânica aliado ao aumento da atividade biológica do solo e da oferta de minerais de alta qualidade resultam em uma efetividade bastante grande e aumento de produtividade e rentabilidade nas áreas em que os produtos são utilizados.

Quais são os 4 benefícios dos fertilizantes de alta performance da SUPERBAC?

Os fertilizantes concebidos com biotecnologia têm várias vantagens sobre seus concorrentes minerais. Vamos conhecê-los com mais detalhes!

1. Sinergia entre os componentes químicos

O primeiro ponto a se destacar é o aumento da efetividade e disponibilidade dos nutrientes, que se deve a uma interação bastante sinérgica entre a composição orgânica, o aumento da vida do solo e os minerais, fatores proporcionados pelos nossos fertilizantes de forma concomitante.

2. Menor acidificação

Fertilizantes de alto desempenho evitam a acidificação do solo, ou seja, nossos produtos não contribuem para a redução do pH nas culturas. Como sabemos, a acidez excessiva do solo restringe o acesso das raízes à água e aos nutrientes. A acidez também contribui para a solubilidade do alumínio, que retarda o crescimento das raízes.

3. Proteção dos nutrientes

Nossos fertilizantes fazem a liberação de uma série de substâncias húmicas que, por apresentarem carga negativa, acabam protegendo os nutrientes dos cátions, que têm carga positiva. Como você deve se lembrar das aulas na escola, partículas com cargas opostas se atraem. As substâncias húmicas, assim, impedem os nutrientes de irem embora.

4. Blindagem contra a água

Nossa matéria-prima tem capacidade para absorver até 8 vezes o seu peso em água, protegendo a planta do estresse hídrico. Esse estresse inibe o crescimento de folhas, a fotossíntese e a respiração.

Como podemos ver, uma série de componentes dos fertilizantes de alto desempenho acabam melhorando o desenvolvimento da cultura, com maior enraizamento e grande incremento da produtividade.

De que maneira os fertilizantes de alta performance aumentam a produtividade do agricultor?

Os fertilizantes da SUPERBAC têm por objetivo o aumento da rentabilidade. Então, apesar de serem oferecidos a valor equivalente ou um pouco superior aos convencionais, o incremento de produtividade mais do que compensa o valor investido.

Vamos usar um exemplo do cultivo de soja. Com base em experimentos e em campos demonstrativos que temos realizado, na média temos um incremento de seis sacas por hectare em comparação com o fertilizante mineral padrão.

Logo, se considerarmos que teríamos um incremento de custo ao redor de uma saca a mais por hectare, temos como contrapartida um retorno ao agricultor de algo ao redor de quatro a cinco sacas. Por isso, a utilização do fertilizante, no final das contas, se converte em aumento da rentabilidade para nossos clientes.

Quais cuidados tomar para aumentar o retorno sobre o investimento em fertilizantes?

A escolha do fertilizante correto precisa se basear sempre por meio de análises de solo. Por isso, é fundamental considerar que o Brasil é um país extremamente diverso com relação às características e deficiências de solo em suas diferentes regiões. Assim, uma análise de solo bastante representativa da área na qual os produtos são aplicados é o primeiro ponto para um bom posicionamento de um fertilizante.

Outro fator importante é a característica de nossos fertilizantes de catalisar uma série de reações no solo, especialmente em casos de áreas degradadas com histórico de utilização de fertilizantes minerais por longos períodos sem base analítica referente às suas.

Nesses lugares, fertilizantes de alto desempenho acabam trazendo vantagens relacionadas a uma reestruturação física, química e biológica em função dos componentes da matéria orgânica de alta qualidade e do incremento da vida biológica do solo. A composição de um perfil do solo de equilíbrio é fundamental para o aumento de produtividade.

Quando se trata de fertilizantes, não existe uma regra de “mais é melhor”. O que ocorre é uma série de interações entre os elementos químicos, e a adição de um elemento sem análise pode gerar um desequilíbrio e uma piora na capacidade de fertilidade do solo.

Os fertilizantes de alta performance da SUPERBAC têm uma tecnologia de ponta relacionada ao entendimento do solo como componente vivo e não como uma simples fórmula matemática de adição ou subtração de elementos nutricionais. O equilíbrio e a sinergia entre componentes cruciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas resulta em um ambiente mais favorável à produtividade e ao meio ambiente.

Quer conhecer melhor os benefícios da biotecnologia para seu agronegócio? Entre em contato conosco e vamos conversar sobre soluções customizadas para suas necessidades.

Deixe um comentário

9 + um =

Fique por dentro

Fique por dentro de todas as nossas novidades e soluções, do mercado de
agropecuaria, saneamento e bens de consumo.