Adubos: como enriquecer o solo?

adubos-como-enriquecer-o-solo.jpeg

Um grande desafio para muitos agricultores é aumentar a produção do seu plantio sem ter de comprar novos campos. Você sabia que isso é possível por meio do enriquecimento da terra?

Ficou curioso para saber como isso é possível? Então, veja agora as dicas que separamos para você garantir o melhor aproveitamento da terra e as boas práticas que vão enriquecer o solo e melhorar a produtividade do seu plantio!

Utilize adubos e fertilizantes para garantir a fixação de minerais na terra

O nitrogênio é o principal responsável pela produção de aminoácidos e proteínas, ou seja, ele é extremamente necessário para a nutrição das plantas.

Isso é uma prova de que para uma plantação se desenvolver bem, o solo dela deve ser rico em minerais. Sendo assim, você deve investir em adubos que proporcionarão uma maior fixação dos nutrientes.

Para isso, vale a pena lembrar que os adubos e fertilizantes utilizados no seu solo devem estar de acordo com a composição da terra e com a nutrição necessária do que será plantado.

Além do nitrogênio, que já foi mencionado, os minerais como fósforo, potássio, cálcio e magnésio também são de extrema importância para o melhor desenvolvimento das culturas.

Conheça 4 boas práticas para enriquecer o solo e melhorar o plantio

Agora que você já sabe que pode usar adubos e fertilizantes para obter os nutrientes que farão a sua terra ser mais produtiva, chegou a hora de conhecer algumas das práticas agrícolas que farão os minerais aplicados serem melhor fixados.

1. Utilize fertilizantes organominerais

Os fertilizantes organominerais são adubos orgânicos que foram enriquecidos com os minerais essenciais para o desenvolvimento da planta. Sendo assim, ele vai garantir:

  • maior produtividade do solo;

  • melhor nutrição das plantas e, consequentemente, que elas sejam mais saudáveis e resistentes;

  • sustentabilidade e potencialização da ação microbiana do solo.

2. Adote a técnica da minhococultura

Essa técnica, como o próprio nome sugere, é referente ao uso de minhocas, larvas e até mesmo alguns insetos que aumentam a fertilização do solo.

Esses pequenos animais formarão buracos (como se fossem pequenos túneis) a medida que caminha pela terra, isso garante a passagem de ar no solo e por causa disso os nutrientes serão fixados.

3. Alterne o plantio com leguminosas

Outro ponto muito importante para ter uma melhor fixação dos nutrientes no solo é alternar o seu plantio da sua produção com plantas leguminosas, como o feijão-de-corda.

Isso fará com que o nível de nitrogênio da sua terra aumente e os demais nutrientes sejam melhor fixados. Como consequência disso, sua próxima produção terá o bastante para se nutrir.

4. Faça correção da acidez do solo

Se a terra estiver ácida, será difícil enriquecer o solo. Quanto mais próximo o pH estiver de 7, ou seja, neutro, mais a terra fixará os nutrientes que você colocou através da adubação.

Uma medida muito utilizada para deixar a acidez do solo correta é adicionar calcário a mistura de adubação.

Não se esqueça de sempre procurar os produtos adequados para a sua terra e manuseá-la corretamente. Se você seguir as dicas que apresentamos o seu plantio com certeza terá um melhor desempenho, afinal, você terá feito o que precisa para enriquecer o solo.

Gostou de saber como enriquecer o solo e melhorar o desempenho do seu plantio? Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira como os fertilizantes organominerais aumentam a produtividade agrícola!

Deixe um comentário

dezessete − 4 =