5 dicas para tornar seu restaurante sustentável

5-dicas-para-tornar-seu-restaurante-sustentavel.jpeg

Apesar do grande impacto que a sustentabilidade tem em todas as áreas, ela ainda é uma realidade pouco presente em alguns setores, como nos restaurantes. Não é à toa que essa área está tentando se adequar ao novo quadro de responsabilidade ambiental!

Grande parte das pessoas que não se importavam em comer bem passaram a se preocupar com as suas atitudes, indo além do modismo. E é nesse cenário que surge o restaurante sustentável!

Quer saber como mudar algumas práticas e tornar o seu restaurante sustentável? Então, conheça já algumas dicas!

1 – Seja consciente

Um dos grandes problemas dos restaurantes é o elevado consumo de água. Para se ter uma ideia, são utilizados cerca de 300 mil litros de água nessa área por ano! Por isso, tomar atitudes para economizar o uso desse bem natural se torna tão importante.

Uma das maneiras mais eficientes para reduzir o consumo de água e tornar o restaurante sustentável é por meio de instalações que diminuem o desperdício: as válvulas de baixo fluxo — elas reduzem a vazão de água em torneiras e descargas, por exemplo.

Além disso, é possível ainda fazer o reuso da água usada e que não está contaminada, para lavar os alimentos, evitando o seu desperdício.

2 – Tenha uma cozinha sustentável

É isso mesmo que você está pensando, é possível tornar o seu restaurante mais sustentável fazendo o básico: cozinhando! Quando os produtos são adquiridos de forma consciente, toda a cadeia de abastecimento se modifica, minimizando diversos efeitos negativos gerados pelas indústrias.

Com o uso de produtos orgânicos e de agricultura familiar é possível ser sustentável sem reduzir a qualidade dos alimentos, além de diminuir o desperdício gerado pela produção industrial.

3 – Economize diferentes recursos

Além de reduzir o consumo de água, que tal diminuir também o uso da energia elétrica? Como os restaurantes são os estabelecimentos comerciais que mais consomem eletricidade, é essencial que se busque uma maneira de economizar. Isso pode ser feito com a instalação de janelas que permitem maior entrada da luz solar ou optando pelas energias renováveis, como a solar.

Além de ajudar o meio ambiente, diminuindo o consumo de recursos renováveis utilizados para produzir energia elétrica, é possível cortar custos e usá-los em outros setores do restaurante.

4 – Deixe os descartáveis de lado

Os produtos descartáveis usados em restaurantes, como copos plásticos e guardanapos de papel, resultam no acúmulo de lixo e, consequentemente, maiores danos à natureza. Por isso, as opções reaproveitáveis são uma ótima escolha.

Substituir os guardanapos de papel pelos de pano, por exemplo, reduz a quantidade de lixo produzida e evitar o uso de produtos que tenham matérias-primas extraídas do petróleo. Pode-se optar ainda por materiais biodegradáveis ou recicláveis.

5 – Recicle

Além de usar materiais recicláveis, que tal fazer também a reutilização dos produtos usados no restaurante? Isso pode ser feito de diversas maneiras, como utilizar os restos de alimentos como adubo e usar as embalagens para outros fins.

Percebeu como é fácil tornar seu restaurante sustentável? Conhece mais alguma dica que não colocamos aqui? Compartilhe com a gente nos comentários!

Deixe um comentário

cinco × dois =