4 tendências irreversíveis do setor hoteleiro

4-tendencias-irreversiveis-do-setor-hoteleiro.jpeg

Viajar e conhecer novos lugares é a forma de lazer preferida de muitas pessoas, sendo o setor hoteleiro, um dos principais componentes da indústria do turismo. Só no Brasil, existem cerca de 15 mil hotéis, de acordo com a Pesquisa de Serviços de Hospedagem, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016.

Inovar é essencial para se manter competitivo nesse mercado disputado. Mas afinal, você sabe quais são as principais tendências para o setor hoteleiro? Continue a leitura e confira algumas delas!

1. Sites e aplicativos móveis

As reservas de quartos pela internet já são uma realidade, no entanto reservar um quarto utilizando os smartphones está cada vez mais comum.

Apesar de ser uma forte tendência do mercado, muitos estabelecimentos não contam com sites de vendas que se adaptam as telas dos dispositivos móveis ou com aplicativos para smartphones.

Os aplicativos, além de impulsionarem as reservas, podem servir como uma plataforma de comunicação com os hóspedes. Ademais, o uso dessas novas tecnologias farão com que o oferecimento de redes wi-fi de qualidade passe a ser algo ainda mais essencial.

Estar ausente dessas mídias significa atingir um número restrito de clientes potenciais, já que a maioria dos viajantes faz pesquisas na internet, antes de fechar uma reserva.

2. Sites de aluguel de quartos por temporada

Outra tendência do setor hoteleiro, é os aplicativos que disponibilizam o aluguel de quartos vazios por curtos períodos de tempo. Empresas como Airbnb, HomeAway e Finestay fazem a intermediação entre os proprietários desses imóveis e os hóspedes. Geralmente, esses consumidores estão interessados em hospedagem com um custo menor que o de hotéis convencionais.

A tendência é que essas empresas, expoentes da chamada economia compartilhada — conceito também utilizado por ferramentas como o Uber —, vão continuar crescendo e se estabelecendo no mercado.

Empresas que adotam esse novo conceito, surgem como uma alternativa para viajantes que querem gastar pouco ou se hospedar em locais que possibilitam entrar em contato direto com a cultura do destino escolhido.

Com isso, os hotéis, para não perder clientes, têm de oferecer diferenciais que possam compensar o preço mais alto da diária e conquistar o cliente.

3. Personalização

Um elemento muito importante para o conforto do hóspede é fazer com que ele se sinta à vontade, como se ele estivesse em casa.

Uma das maneiras mais utilizadas pelos hotéis para alcançar esse objetivo, é investir na personalização. Em algumas experiências de alto padrão, o cliente pode escolher a decoração do ambiente em que ficará, por exemplo.

Outra possibilidade para oferecer para o consumidor um serviço personalizado, é oferecendo ao viajante um “cardápio” com itens que podem ser contratadas à parte do serviço de hospedagem, como aparelhos eletrônicos ou roupas de viagem específicas.

A alimentação também entra nessa tendência. O café da manhã deve estar atento aos hábitos alimentares de pessoas que preferem comidas saudáveis e funcionais ou de vegetarianos.

4. Experiências

Será cada vez mais comum que os hotéis ofereçam uma experiência para além do próprio estabelecimento. Para isso, será necessária uma integração com locais onde estão, oferecendo assim, viagens mais autênticas e completas aos turistas.

Ter acesso às novas opções de entretenimento, cultura e gastronomia faz com que seja viável viver o destino escolhido de maneira mais genuína e próxima da realidade. Essa experiência é interessante para muitos públicos, principalmente aqueles mais jovens.

Estar sempre em movimento e procurando o que há de mais recente no mercado é indispensável para se manter em alta no setor hoteleiro. Já para quem se hospeda, é a oportunidade de ter mais conforto e praticidade quando estiver longe de casa.

Agora que você já sabe tudo sobre as tendências do setor hoteleiro, o que acha de conhecer um pouco mais sobre as novidades dos restaurantes? Confira esse texto em nosso blog e descubra todos os benefícios da biotecnologia para bares e restaurantes!

Deixe um comentário

dois − 2 =