4 dicas para garantir a produtividade de sua safra de soja

4-dicas-para-garantir-a-produtividade-de-sua-safra-de-soja.jpeg

Um produtor rural sabe que garantir a produtividade da safra de soja tem os seus desafios. É necessário pensar em muitos fatores que possam atrapalhar todo o desenvolvimento da lavoura, como a infertilidade do solo, pragas e doenças que possam prejudicar a plantação e até mesmo o crescimento de plantas daninhas.

Mas será que existe algo que você pode fazer para garantir a produtividade da lavoura? Veja as 4 dicas que separamos para que a sua safra de soja se sobressaia!

1. Tenha um diagnóstico do solo eficiente

Para garantir o bom desempenho da área em que vai plantar, é necessário um diagnóstico dos nutrientes do solo. Isso pode ser feito por meio de uma análise da terra ou do tecido vegetal que está plantado ali.

Essa ação é muito importante para que você consiga corrigir a deficiência de nutrientes que pode diminuir a fertilidade do solo. Dessa forma, é possível garantir que a sua cultura de soja tenha as melhores condições para se desenvolver.

2. Invista em sementes de qualidade

Outra coisa na qual você deve prestar muito atenção é na qualidade das sementes que pretende plantar. Garantir que a terra seja fértil é apenas parte do processo, pois o desenvolvimento da cultura também depende muito da qualidade do grão que será lançado ao solo.

Conte com fornecedores confiáveis e que possam dar a assistência necessária na hora da compra desse insumo. Lembre-se de que o preço mais baixo não deve ser a coisa mais importante nesse momento, afinal, ter uma boa safra é fundamental para o seu sucesso no mercado e é possível que as melhores sementes não sejam necessariamente as mais baratas.

3. Cuide da proteção das plantas

Depois de plantar sementes de qualidade em um solo fértil, é necessário proteger o máximo possível a cultura, a fim de que ela se desenvolva sem maiores problemas. Para tanto, você deve:

  • verificar se não há plantas daninhas que possam afetar sua produção;

  • utilizar adubos, fertilizantes e inseticidas de qualidade;

  • fazer a aplicação dos produtos usando o método correto para isso;

  • considerar as condições climáticas antes de fazer o manejo da cultura;

  • verificar e combater o aparecimento de pragas ou doenças na lavoura.

4. Faça um bom manejo de pragas

Outra atitude sábia que pode ser tomada para ter uma safra de soja muito boa é fazer um bom manejo de pragas. O primeiro passo para tomar essa ação é conhecer quais insetos e larvas podem ser prejudiciais e quais podem auxiliar a sua produtividade.

Caso seja identificada alguma praga que deva ser combatida, é preciso selecionar o produto correto para essa finalidade. Além disso, devem ser levados em consideração o vento e outros fatores climáticos e ambientais que possam atrapalhar a pulverização.

Garantir a produtividade da sua safra de soja vai exigir esforço seu e da sua equipe. Mas, seguindo essas dicas, você estará cada vez mais próximo de vencer os desafios que podem surgir e, consequentemente, ser bem-sucedido nessa jornada.

Gostou de conhecer algumas dicas para garantir a produtividade da sua safra de soja? Para continuar a trabalhar pelo sucesso de suas culturas, continue seus estudos com a leitura de nosso artigo sobre a preparação do solo para a entressafra!

Deixe um comentário

treze − sete =